Somos “Pedras Vivas” da Igreja.... Eduardo Leitge
Somos “Pedras Vivas” da Igreja.
Quando pensamos em Igreja qual a primeira definição que vem em nossa mente? Acredito que muitos irão pensar em um prédio sinuoso, muito bonito. Uma edificação em pedras.
Nós como católicos precisamos ter uma linha de pensamento bem mais completa, este pensamento se faz necessário para que tenhamos a lucidez e a clareza deste conceito. A Igreja somos todos nós. Somos “pedras vivas” que se unem para criar a Igreja encabeçada por Jesus Cristo. “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5). Esta Igreja nos mostra a responsabilidade que temos com nossos irmãos e com o próprio Cristo. Afinal como “pedras vivas” que somos não podemos deixar lacunas nas paredes e muito menos deixar de estar sempre mantendo erguida esta grande alegria que é ser pedra viva de Deus.
Existem algumas responsabilidades que nós precisamos colocar frequentemente em prática, são ações que irão fazer a diferença para que a nossa Igreja seja sempre unida e forte. Temos o dever, como cristãos católicos de encorajar as pessoas a se unirem a nós. O nome de Jesus Cristo deve ser levado em todo lugar para todos saberem da alegria de encontra-Lo. E temos de ajudar neste encontro.
Jesus Cristo através de seus ensinamentos construiu a base da Igreja Católica, Ele atribuiu ao apóstolo Pedro a grande missão de ser nosso primeiro Papa, “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” – Mateus 16,18.
Somos instrumentos de Deus, e isto nos dá uma responsabilidade muito grande de continuar sempre a obra de se fazer Igreja. A Igreja é o reflexo de nossas ações e atitudes. Se estamos em oração nossa Igreja cresce fervorosamente no Amor, se somos honestos e caridosos a Igreja fica cada vez mais honesta e caridosa, Se compartilhamos alegria, amizade e respeito, nossa Igreja vai se fortalecendo sempre mais e mais.
Sejamos a todo momento Igreja. Roguemos a Deus para que dê muita coragem e Fé ao Papa Francisco, aos nossos Bispos e aos nossos Padres. Lembremos sempre que para produzirmos bons frutos muitas vezes temos de perfurar a terra para aprofundar as raízes. Isto nos cansa, nos deixa chateados mas é uma situação que nos torna cada vez mais fortes e preparados para carregarmos a nossa Cruz.
Jesus Maria e José, a nossa família vossa é.
Eduardo Costa Leite Júnior
Setembro/2016