Anjo!!! Antevéspera de Natal, dia muito... Valéria Scauri
Anjo!!!
Antevéspera de Natal, dia muito quente de Dezembro e a programação era deixar o carro no mecânico ir até o Mercado Municipal da Lapa de trem.
Desci a pé até a estação Miguel Costa, não curto muito andar de ônibus, prefiro andar a pé observando a paisagem.
Encontrei pessoas apressadas, talvez seguindo para o trabalho ou voltando dele, outras sentadas nos “botecos”, logo cedinho, na lateral do Parque dos Paturis, algumas desorientadas, maltrapilhas... e ao levantar os olhos as árvores firmes e fortes coloriam de verde parte do céu azul.
Comprei a passagem de ida e de volta, esvaziei o porta níquel.
Entrei no trem e me segurei num dos ferros bem próximo da porta, me apoiei e abri meu livro.
Desci na estação da Lapa, caminhei pelo corredor em direção ao mercado e observei que havia um homem dormindo no chão, com seus poucos pertences ao seu lado, caminhei um pouco mais e avistei uma mulher negra, de lábios bem grossos dormindo sobre uns panos e mais a frente, bem debaixo da ponte um homem com uma camisa de futebol encardida dormia sobre uma mochila.
Nesse momento meus pensamentos voaram tentando buscar justificativas para aquela visão de abandono, abandono de si mesmo.
Continuei caminhando até chegar ao Mercado, comprei o que precisava e voltei para a estação pelo mesmo caminho e meu olhar buscava freneticamente as pessoas que estavam dormindo.
Foi quando o meu coração derreteu, meus olhos lacrimejaram ao perceber que ao lado de cada uma daquelas pessoas que dormiam ainda e outras que já haviam acordado, deixaram um pacotinho de salgadinho, tipo snacks!!!
Voltei chorando pra casa, de felicidade, de emoção, e de tristeza por não ter feito nada!