“DEPOIMENTO DE ÍNDIO” Avistei de... Lenilson Xavier (lexgrafia)

“DEPOIMENTO DE ÍNDIO”

Avistei de longe, em meio aos montes, alguns barcos querendo atracar.
Desses barcos desceram pessoas bem vestidas, com trajes de invejar, não sabíamos nós índios, quantas tempestades iríamos enfrentar.
Eles eram portugueses, que nas mãos traziam espelhos, pentes e outras coisas mais.
Nos deram os espelhos....
Ao se avistarem nos espelhos o meu povo ficou maravilhado. Nunca tinham visto suas imagens refletidas antes, a não ser nas águas dos rios. Coitados, mal sabiam eles o quanto de coisas ruins estava para chegar.
Já eu, ao me avistar no espelho, vi refletido um povo, uma cultura e seus costumes destruídos pela ingenuidade, perdendo a identidade e a coragem de lutar.
Éramos um povo simples, sem malícia. Adorávamos a simplicidade e o modo de vida de lá. Mas infelizmente o homem é o maior destruidor da natureza, e de tudo que toca. E com o nosso povo... eles não foram diferentes.
O Brasil não foi descoberto, foi saqueado!
O que sei é que perdemos nossas terras, e a cada dia perdemos mais e mais. Mas não perdemos a nossa dignidade, nossa força, e a nossa coragem e a vontade de lutar.
Somos um povo forte, guerreiro, e não tememos nada!
A nossa cultura e os nossos costumes estão espalhados por todas as partes, por todo o Brasil.
Enquanto a nossa cultura e os nossos costumes se manterem vivos no coração de cada um dos brasileiros, o nosso povo não morrerás!

Autor: Lenilson Xavier (19/04/2016)