IGNORÂNCIA '' Sete irmãos foram... BuscadordaVerdade
IGNORÂNCIA
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Sete irmãos foram convidados por seu pai, pra assistir à exposição de um quadro.
E, no final da exposição, perguntaram-lhes o que foi visto.
O irmão teimoso, que considerava aquela exposição uma grande bobagem, não quis ir.
O irmão preguiçoso, que não se aproximou muito do quadro, só pôde ver um monte de manchas e borrões.
O irmão obediente notificou um leito de um rio cercado por árvores, com um céu límpido.
O irmão esforçado enxergou, que além disso haviam montanhas no fundo, com pássaros dilacerando o céu.
O irmão que entendia de pintura, percebeu tudo isso, e que na soma dos componentes da paisagem forma-se a face de uma
mulher com traços de tristeza. O irmão pensador teve o privilégio de assimilar a real intenção do pintor ao passar a mensagem.
O irmão desconfiado, considerado como o mais louco entre eles, revelou que por de trás das intenções do pintor,
poderiam haver terceiros com uma proposta completamente diferente da transmitida pela suposta intenção do pintor ao pintar o quadro.
As diferentes interpretações custaram uma semana de discussão em casa, entre todos os irmãos, com exceção daquele que
era considerado insano demais pra discutir sobre o assunto, que além disso não fazia a menor questão de defender o próprio ponto de vista.
Enquanto os seis irmãos brigavam aos berros estrondosos do irmão teimoso (seguro de si devido os boatos que ouviu sobre o quadro), em um lugar distante dali,
dois personagens comemoravam o sucesso da exposição, dialogando, aos ecos de gargalhadas.
-E no final das contas, quem é que pinta o quadro da nossa rotina com esse lodo, escombroso, imundo e pestilento?
Pergunta o patrão do pintor se rindo todo, tratando de complementar o silêncio reticente com a resposta na ponta da língua;
-O observador. São os olhos da mente que fazem a obra, e se essa apresenta-se turva, distorcida, é por culpa da
falta de visibilidade ou por falta de capacidade de interpretação do observador.
-Hahaha. Riu-se também o pintor, que continuou:
-O melhor disso tudo, é que, enquanto ninguém aqui entender de "arte",
continuarei "pintando e bordando", como bem me for conveniente.''
M O R A L
1.)
O quadro é uma situação da vida, acontecimento ou assunto.
Um mesmo acontecimento/assunto é uma fonte geradora de pontos de vista diferentes.
Esses pontos de vista são limitados à capacidade de interpretação de cada observador.
2.)
Portanto, quadro é o fato, acontecimento da vida, ou assunto.
O pintor é quem mostra, ou executa o fato. É o causador direto.
O patrão é quem ou o que articula o fato, por de trás dos bastidores, podendo ser a própria mente do pintor, ao invés de uma outra pessoa.
Os boatos podem ser o senso comum ou os meios de comunicação.
Os filhos são os tipos de observadores.
O pai, será revelado em breve (7.)*.
3.)
Não importa a etnia, a classe social, o contexto, e nem mesmo o lugar;
perpetuará ainda por bastante tempo, uma grossa camada, numericamente superior,
composta por aqueles que não páram pra observar o quadro (como o primeiro observador)
por entregar-se ao ledo engano de que a avaliação da obra não é digna do seu tempo.
E esse é o ignorante. É o que constrói as próprias convicções através de falácias,
negando os outros possíveis pontos de vista e possibilidades sem nem ao menos ter
parado pra avaliar a obra. Geralmente acha que o que sabe já é o suficiente.
4.)
Se não quiser ser um ignorante, não seja inflexível e teimoso. Não existe conhecimento inútil. Por mais que uns lhe sejam mais necessários que outros.
Se não quiser ser um ignorante, não seja mentalmente preguiçoso.
Se não quiser ser um ignorante, não seja tão obediente, porque nem todas as ordens são válidas, ou ditadas por pessoas sábias e bem intencionadas.
Não discuta com um ignorante, se ele enxerga as coisas de uma forma limitada, talvez seja porque não exista nele a real vontade de enxergar a verdade.
Se você for esforçado mentalmente, poderá estar caminhando rumo à verdade do contexto.
Mesmo que você entenda de pintura, ou seja, mesmo que entenda/estude o assunto que comenta, ou que tenha passado
pela mesma situação na vida várias vezes, não quer dizer que saiba tudo sobre isso.
Se tiver gosto pela reflexão, poderá ter uma percepção tão ampla do ''quadro''(acontecimento/tema/fato)
quanto aquele que o estuda, ou que passou por ele várias vezes (aquele que entende de pintura). O pensador é um questionador incansável, o entendedor
de pintura geralmente acha que sabe o suficiente. Quem tem mais chances de cavar até as profundidades da verdade?
5.)
Por mais que você tenha pensado em muitas pessoas
que se enquadram nessa definição de ignorância
não julgue-as, e muito menos se exclua dessa parcela, porque,
em alguma área e momento da vida, você já fez parte, você faz parte e você fará parte.
E isso pode ser válido até pra quem é considerado um exemplo de genialidade.
Em alguma área da vida, Einstein era ignorante.
6.)
Nem sempre o que os loucos/excêntricos dizem é verdade. Muito menos o que você gostaria de escutar.
Mas talvez seja interessante dar mais atenção ao que eles têm a dizer.
7.)
Não foi mencionada nenhuma referência feita às idades dos irmãos,
porque o número de aniversários nem sempre torna a percepção de um observador
melhor que a de outro. Essa percepção é aumentada através da capacidade
de aprender com as suas experiências, e as dos outros.
Há quem passe por muitas experiências acerca de uma mesma situação, e nunca aprende,
mesmo depois de terem envelhecido.
8.)
O pai é um motivo por de trás dos acontecimentos da vida. Pode ser o que você quiser;
D's, o Universo, o destino, a própria vida dizendo. Não importa.
O pai leva os filhos para os fatos/acontecimentos (exposição dos quadros)
para que aprendam algo. Se você recusa o que o seu ''pai'' tem a dizer, ou a te mostrar,
ou finge/julga que ele não existe, é provável que na essência, esteja sendo um ignorante.