O SALÁRIO JÁ SAIU Já é fim do mês e... Xadreque Pedro Janasse
O SALÁRIO JÁ SAIU
Já é fim do mês e acredita-se que o salário já saiu.
-Salário já saiu?! Que bom, pois já estavamos mal e bem apertados com dívidas sem comida e sem dinheiro para pagar propinas na UCM.
- Eu na na UP.
- Eu no Mudjerenje
- Eu não pago propinas em nenhuma das universidades, o meu nível médio basta, apenas quero levantar o meu dinheiro para comprar rancho, pagar água e energia.
Uma multidão de funcionários públicos e do sector privado fizeram uma maratona, muitos corriam mais que avestruz e outros andavam com passadas suspirando e com as línguas fora, a fim de chegar cedo ao banco para fazer o levantamento de dinheiro nas ATMs. Todos chegaram e fizeram uma longa bicha desajeitada de aproximadamente 1km, assim começou a saga da bicha irriquieta, eles ralhavam, murmuravam e diziam:
- Esta bicha é eterna, talvez vamos levantar amanhã e a maioria dos que estão aqui para levantar dinheiro são professores, os capangas da educação.
- Brada, sabias que todos os funcionários público e do sector privado nunca depositaram desde o dia que começaram a trabalhara? Apenas so levantam levantam até à reforma e a morte!
A estrada ficou completamente paralizada, havia engarafamento de carros porque as caixas eletrónicas ou ATMs e bancos estão perto da estrada nacional número 6, o corredor da Beira e dentro do banco estava ensardinhado, 95% da bicha era para levantamento mas, nos balcões de depósitos estavam ai o senhor Chingorima, a EDM e alguns estudantes que queriam depositar dinheiro de matrícula.
Professor Jaime, o último na bicha, a sua bataria na barriga já estava sem carga e sempre reclamava quando vinha outros carregando com refrescos e sande. Ele ligou para sua esposa, a professora Mena.
- Alô, alóo! Por favor amor peço para que confecione arroz e peixe frito e depois podes trazer aqui na ATM estou muito mal, a fome canina e assassina está me fustigando.
- Ok, eu venho ai com a comida bem confecionada.
E quando chegou a esposa do professor Jaime com a comida bem confecionada e era muito aromática o que fez com as outras pessoas ficassem sem carga na barriga mas, o banco ficou com sistema muito lento e as ATMs ficaram 300 vezes fora de serviço, o que fez aumentar murumulhos entre funcionários que estavam na bicha para levantar dinheiro.
O mais engraçado é que isso só acontece no finas de cada mês e enquanto no meio do mês o banco fica deserto e sem pessoas nas ATMs para levantar o tal dinheiro !...
Xadreque Pedro Janasse, 25-01-2016, Gondola