OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA Está em... Tinamou

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA
Está em discussão na França a obsolescência programada. Tradução: seu aparelho esta velho e tem apenas seis meses de uso. Simples assim. Você vai à loja, compra um aparelho, celular, TV, computador ou outro eletrodoméstico qualquer. Passado pouco tempo ele está ultrapassado, em alguns casos este não foi totalmente pago. Isso significa obsolescência programada. Então volta a consumir. Por vezes com um custo adicional, o aparelho descartado polui o meio ambiente.
A importância deste desfecho interessa ao mundo todo, a saúde deste. Nossos atuais aparelhos são construídos com uma infinidade de produtos, componentes. Consequentemente quando descartados geram um lixo diferente, mais tóxico e mais caro seu tratamento.
Produtos com vida útil maior podem significar melhor qualidade de vida. As novidades, os modismos, geram gastos desnecessários. O investimento em cultura fica em segundo plano, o modismo é estar atualizado. Não há como culpar a indústria da Propaganda e Publicidade, estão apenas trabalhando.
Não se sabe como isso vai terminar. Mas caso cada um faça sua parte o mundo muda rapidinho. Devemos apenas esquecer o modismo, não consumir produtos com prazo de validade. Uma queda de braço, deste lado os fabricantes, do outro consumidores felizes com seus produtos antigos. Seis meses com fabricas abarrotadas de mercadorias trarão outros resultados. Nossos aparelhos vão durar muito mais.
Interessante seria invertermos o modismo, não produzir lixo e termos um mundo mais saudável, culto.
Paulo Cesar
santosekiwel@homail.com