Sorte, nada que você não saiba ou... Marinho Guzman

Sorte, nada que você não saiba ou teime ignorar.

Resumo de Marinho Guzman em pesquisa no Google.

Sorte é uma força sem propósito, imprevisível e incontrolável, que modela eventos ou série de eventos fora do nosso controle, de forma favorável ou não para determinado indivíduo, grupo ou causas que influenciam a nossa vida.
Há quem compare a sorte ao destino uma vez que seria um desígnio do qual não se pode fugir ou alterar pela atuação direta ou indireta.
As forças que dão origem às várias indagações e situações em torno da sorte derivam de realidades ou imaginários das crenças populares.
Há quem acredite que a sorte possa ser obtida através de artifícios mágicos, como ferraduras de cavalo, trevos de quatro folhas, amuletos, etc.,
Há certos grupos de pessoas que se utilizam de diversos métodos de leitura do futuro ou adivinhação da sorte dos desavisados, com o objetivo de lhes tirar dinheiro ou exercerem algum poder sobre a vontade dessas pessoas, tudo comprovadamente falso e abusando da credulidade, o que é tipificado como crime na maioria das legislações, inclusive na nossa.

Sorte popular versus sorte científica.
Para o imaginário popular, a sorte é um elemento real, porém para a ciência, não há meios de provar que ela exista realmente, sorte é na verdade, uma denominação de uma sequência de eventos, cuja importância fantástica leva a crer que há ocorrências dominadas por ela.
Uma pequena brecha entre a ciência e o imaginário surgiu da descoberta de que a presença do observador interfere nas probabilidades em experimentos “controlados”.
Porém, apesar da possível contiguidade entre a sorte e a realidade subatômica, a ciência não chegou até agora a nenhuma verdade.

Sorte e Neurolinguística
Para a neurolinguística, a sorte é consequência da conduta gerada por um comportamento continuado e insistente, marcante ou não. Falar sempre a palavra “azar” em vez de “sorte” podem, conforme a teoria, levar ao sucesso ou ao azar por criar toda uma malha de comportamentos derivados da essência neurolinguística da palavra, que contaminaria o restante do comportamento.
Assim, ela torna-se também uma hipótese didática, e também uma possibilidade comportamental relacionada ao sucesso.

Sorte e Probabilidade
A questão da boa sorte nos jogos de azar restringe-se a uma questão de probabilidades.
Boa sorte!!!