O sucesso é uma das palavras mais... Mark Mendonça
O sucesso é uma das palavras mais escorregadias que existem. Algumas pessoas determinam o sucesso como o amor, riqueza ou trabalho. Para conseguir eliminar um pouco o tamanho desse significado é comum utilizar a frase ‘caso de sucesso’. Dividir nossos objetivos é uma forma simplificada de poder enxergar onde estamos tendo ou não sucesso.
Quando falamos de sucesso é muito importante também destacar o fracasso. Eu costumo dizer que fracasso não tem necessariamente nada a ver com insucesso; Em minha experiência, entendo o fracasso como parte de uma rota ou um caminho percorrido; Cada caminho que aparece deve ser percorrido e só poderá te levar ao insucesso se você decidir que não vale a pena se esforçar em andar por ele.
Há alguns anos eu ingressei no ramo empresarial e criei objetivos dos quais ultrapassei tão rápido que nem consigo olhar ao certo em que momento isso realmente aconteceu. Hoje conquistei muito além do que imaginava. Sou um homem de sucesso? Prefiro entender que tenho um caso de sucesso. Os inúmeros fracassos que passei me deixam longe de conseguir entender o sucesso como uma distância entre dois pontos. Essa coleção de fracassos pra mim é o que carrego como meu maior sucesso.
Então alguém de sucesso é aquele que tem mais fracassos? Evidente que não. Imagine uma corrida onde em seu percurso existam vários obstáculos. Esses obstáculos são os fracassos. Não importa onde você corra, os obstáculos vão estar em seu caminho. O que determina o seu sucesso não é ter mais, menos ou nenhum obstáculo; e sim o fato de você conseguir passar por todos eles. Se um único obstáculo for capaz de te parar, aí podemos dizer que você fracassou. Mesmo que um obstáculo te derrube, ele por si só não é capaz de fazer você permanecer caído. A vontade de levantar e continuar é que vai determinar o seu fracasso ou não.
Embora não exista sucesso sem fracasso, a medida em que atingimos nossos objetivos e metas o mundo se transforma e nos leva a criar outras expectativas das quais tomamos parte como objetivo único de sucesso. E isso faz com que nunca possamos concluir essa jornada pelo sucesso. Aquilo que me motivava a 10 anos não necessariamente é o que me motivaria hoje. Se pra mim sucesso era casar com a Ana e após um certo tempo eu gosto da Maria, logo como posso classificar o sucesso?
De todos os casos de sucesso é comum classificarmos a família como algo principal. Ter uma família e ser amado por ela, pra muitos é um caso de sucesso. No entanto, prefiro considerar a família como uma base de força capaz de motivar o indivíduo a enfrentar os obstáculos e a seguir sempre em frente rumo a seus objetivos. A família pra mim faz mais parte do sucesso do que ela ser o sucesso.
Eu acredito no sucesso individual e que cada um de nós tem objetivos únicos, onde alguns podem ser partilhados e outros não. Construir uma família não é algo que eu posso me dar ao luxo de fracassar e desistir. Não é possível desistir de um filho, ou desistir de um pai; logo construir uma família não pode ser considerado sucesso. Família não pode ser um objetivo, porque é a própria vida.
O sucesso pode ser encontrado apenas dentro de você, pois só você é capaz de saber o tamanho dos seus obstáculos e a dificuldade que existe de conseguir levantar todos os dias para enfrentá-los com determinação. Só você sabe como é difícil encontrar força para continuar caminhando. No entanto não desista. Nenhum amor, amigo ou emprego é capaz de ser mais importante que a sua própria vida e o que você pode representar pra ela.
Ao passar por um obstaculo, ou seja, enfrentar o fracasso, saiba que ele não será o único e nem o maior; outros virão. E com certeza, não importa quais sejam, esteja preparado, pois o sucesso estará sempre em cada vez que você olhar pra trás e perceber o quão longe você chegou e por tantos obstáculos já passou. Tenha fé e não esqueça daqueles que vão estar do seu lado para te motivar. Sucesso.