Em uma sociedade globalizada... Ao longo... Américo Ribeiro
Em uma sociedade globalizada...
Ao longo das últimas décadas o mundo vem desenvolvendo um patamar de auto globalização, neste novos tempos a sociedade vem se modificando a passos largos, neste contexto o serhumano vem aperfeiçoando novos métodos de comunicação que nos levará a caminhos que ainda não podemos prever. Você já parou para pensar que situações que tornavam os seres mais sociáveis vem se modificando? Há alguns anos era comum vizinhos se cumprimentando ao chegar ou ao sair de casa, hoje são apenas poucas palavras quando não, uma simples buzinada como cumprimento ou simples gesto com a mão. E os laços afetivos estão se alargando, as relações vem tomando novas formas e características sociais.
Nosso mundo vem assumindo novas posturas e as relações são baseadas no virtualismo, os namoros virtuais, as fertilização in-vitro, partes do corpo humano sendo substituídas por robôs, coração vira máquina e os sentimentos humanos se baseando em meros programas, somos hoje meio androides. Amizades virtuais e até mesmo os locais onde eram point dos jovens vem tomando novas formas neste novo mundo, as compras são virtuais, pagamentos são online, as faculdades são à distância e as relações de amizade, companheirismo, a troca de experiências, as vivencias que levavam ao conhecimento mais amplo do ser homem, estão sendo extintas. E não para por ai, o bom dia na saída do prédio já não dá mais, os porteiros são eletrônicos, nos banco caixas são rápidos ou internet bank e até o velho cinema hoje está sendo substituído pela tela de led de um computador que podem ser vistas em nossas casas. O velho barzinho que era o point no sábado a noite hoje está sendo substituído, pelo MSN, ORKUT, FACEBOOK só o que ainda continua o mesmo, é o velho refrigerante, mas, que agora é 0, e a pipoca é light, claro!
Já não há espaço para a saudade, pois quando há um tempo, passam-se um e-mail, MSM ou scrap, se está longe conversamos pelo MSN, já não se manda mais flores, mandam-se (f), flor vitual , não se sentem-se mais o calor humano, manda-se um abç, ou um bjs, não paramos mais para dar boas risadas, não há tempo! Somente um rsrsrs, um kkkk ou se a piada digitada for boa mesmo, dizemos (lol). Os mecanismos que foram criados para tornar o mundo menor, também nos torna mais máquinas e menos humano e as relações sociais nos distancia, espere ai! não devia ser o contrário? Sempre ouvi dizer que o mundo acabaria um dia, e acho que o meu mundo hoje, acaba todos os dias em que acordo e não tem internet.