Raridade Vi um pescador contando... Nilton Mendonça
Raridade
Vi um pescador contando estórias em meio a tanta gente e fui verificar o que saia de belo e empolgante daquele homem vivido e experiente. Percebi que eram apenas velhos relatos cotidianos, não havia nada de extra nem engenhoso, eram apenas palavras de uma mente que já provara de tudo.
Os jovens nem piscavam, parecia tão inédito, era de ficar abismado com tanta veracidade com a qual aquele senhor afirmava tudo. Tudo nas entre linhas. Não sobrava um mínimo detalhe, a riqueza de suas minucias era pra deixar mesmo toda aquela gente de boca aberta. O que escapava por esquecimento, logo alguém dizia Sr. Explica melhor o fato, e lá se vai ele retomar a estória gradativamente sem esquecer uma virgula.
Difícil de ver hoje gente assim. Ainda se encontra mundão a fora estes velhos rituais. ...E chega ser um ritual pois na cidade grande jamais se encontra alguém nos dias de hoje de atitude tão solicita e engajadora. Perdemos velhos hábitos enriquecedores onde sobra texto pra citarmos a alguém em nossas velhices. Afinal nem todos conseguirão alcança-la. Sinto muito ver jovens que desperdiçam sua infância, adolescência e um começo de maturidade já com a mente envelhecida. Parece que já nascem acelerados e com inteligência à toda prova. Não sou pescador, mas vou contar um conto: Em conversa com companheiros em bate papo informal, ouvi um deles dizer ``As crianças de hoje já nascem sabidas´´. E, é bem por ai são tantos hormônios que já veem ao mundo com uma dose extra na célula e, com efeito, já nascemos turbinados por tanto elementos químicos o qual nos submetemos tudo na corrente sanguínea.
Em viagem pelo nordeste presenciei também um lual, nunca tinha visto ao vivo. Até assisti em seriados ou novela, mas ao vivo nunca. Todo aquele povo em volta de uma fogueira cantando, dançando, bebendo e se divertindo como se o mundo não existisse. E refleti solitário... Como é bom encontrar coisas assim. Como é bom ver que ainda tem alguém ou um monte de gente que leva a vida assim, puramente, sem estresse, sem ter que precisar usar nenhuma droga da moda.
Como é bom sair por ai viajar e ver que o mundo não é só trabalho e correria pra ter muitas vezes algo que muitos nem tem tempo pra gastar. E que a paz esteja sempre em nossas mentes ou; quem sabe em nossos corações.