Enquanto ouço algumas músicas, fico... Ellen Santi

Enquanto ouço algumas músicas, fico pensando nas pessoas que já passaram pela minha vida. Nas amizades que já tive e que, depois de um tempo, nem parecia que já havia existido algum laço importante. Mas também têm aquelas que já fazem parte de mim há tanto tempo e ainda continuam vivas no meu coração.

Minhas amizades conseguem fazer uma beleza tão grande acender dentro de mim. Não me refiro àquelas fugazes que acabam esvaindo-se com o tempo. Falo daquelas que são verdadeiras. Aquelas que você sabe que não importa quanto tempo passe longe da pessoa, poucos minutos são o bastante para que toda a intimidade volte ser a mesma. Aquelas que você conhece os piores defeitos, as manias mais irritantes, mas seu amor consegue ser ainda maior que qualquer uma dessas coisas. Aquelas que você é capaz de chorar de saudades estando poucos dias longe. Aquelas que você nem consegue imaginar sua vida sem.

Está chovendo. Amo o barulho da chuva. Amo o cheiro dela. O cheiro que ela tem quando entra em contato com a terra. A chuva pode vir como algo bom ou como algo ruim. O que importa é a intensidade com que ela vem e o tempo que ela dura. Penso nisso como uma metáfora para as pessoas. Existem aquelas que vem calmas e tranquilas, porém não duram muito tempo. Tem as que vem da mesma forma, mas perduram por anos. Há também aquelas que vêm fortes e marcantes, mas que se vão rapidamente. E por último, tem as que vem intensas e assim permanecem por toda uma vida. Essas são as mais raras e as que mais nos lavam a alma com alegria. Gosto da ideia de que, com certo esforço e com a magia da minha própia essência, posso ser uma dessas pessoas na vida de alguém.

O que eu não entendo é como o ser humano pode viver sem amizades. Eu sei que existem pessoas que por mais que queiram, não conseguem achar alguém que as compreendam e as amem, mas também sei que existem aquelas que não permitem que as pessoas entrem em suas vidas dessa maneira. Pessoas que negam qualquer emoção relacionada à outras pessoas e que se adaptam a um estilo de vida tão medíocre. Já imaginou sua vida sem aquelas risadas compartilhadas e multiplicadas enquanto andavam pelas ruas para passar o tempo? Sem aquele abraço acolhedor enquanto você derramava lágrimas e não conseguia entender porque algumas coisas tinham que acontecer? Sem aquela companhia que transforma qualquer filme de terror em comédia? Sem aquela pessoa que faz a sua vida ter um significado maior? São elas que fazem a sua vida ser uma obra de arte.