E disse Deus: Façamos o homem à nossa... Lu Ana Marques

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança
...
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 1: 26b e 27

De todas as características do ser humano, a que mais nos identifica Àquele que nos criou, certamente, é o amor.
Por isso Jesus resumi toda a lei em apenas dois mandamentos: amar a Deus de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo. Ele ainda nos diz que tais mandamentos são mais importantes que todos os holocaustos e sacrifícios.

O apóstolo Paulo escreveu à igreja em Corinto que sem o amor não adiantaria falar todos os idiomas e a lingua dos anjos, ter o dom de profetizar, ter o conhecimento de todas as ciências e da Palavra de Deus, ter fé, ou dar todos os bens aos pobres.

Já o apóstolo João, foi categórico ao afirmar que:
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
O que demonstra ser consequência "sine qua non" do amor ao Pai, o amor ao proximo. Não há como ser Cristão e não amar.

Cristo nos diz quem é o nosso próximo, que não é somente aqueles que nos fazem o bem. Fala que devemos amar os inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer bem aos que nos odeiam, e orar pelos que nos maltratam e nos perseguem; para que nos tornemos filhos do Pai e finalmente voltemos a ser semelhantes à Ele.

Sinceramente, tal amor me parecia inconcebível.
Como amar alguém que me odeia, que fala mal de mim e me julga de forma equivocada?Como amar alguém que me humilha e me faz sentir mal?
Aprendi que quando oramos por uma pessoa, aprendemos a ama-la. Este amor não vem de nós mesmos, mas do Espirito Santo que habita em nós e nos aperfeiçoa em todas as coisas.

Há uma poesia de Drummond de Andrade que diz que só quem ama escuta o apelo da eternidade. Apesar de a poesia falar de um amor entre um homem e uma mulher que transpassa o tempo, me lembra Cristo e seu sacrifício na cruz que "grita" por todo o mundo e durante toda eternidade como é grande o amor de nosso Criador por nós.

"O tempo passa? Não passa

O tempo passa?
Não passa no abismo do coração
lá dentro, perdura a graça
do amor, florindo em canção.

O tempo nos aproxima
cada vez mais, nos reduz
a um só verso e uma rima
de mãos e olhos, na luz.

O tempo é todo vestido
de amor e tempo de amar.
O meu tempo e o teu
transcedem qualquer medida.

Além do amor, não ha nada,
amar é o sumo da vida.
Pois só quem ama escutou
o apelo da eternidade".

Carlos Drummond de Andrade