Maridos, amem suas mulheres, assim como... Lu Ana Marques

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

Efesios, 5:25-27

Quando a Palavra de Deus se refere a "Igreja", faz menção a todos os cristãos que receberam a palavra de Deus e pela fé foram salvos. Essa igreja nada tem haver com as instituições religiosas que têm por objetivo estabelecer uma série de "regras" e "costumes" e alferir altas quantias em dinheiro.

Em relação ao comportamento dos líderes dessas Instituições o apostolo Paulo escreveu que não deixassemos que ninguém fizesse para nós leis sobre o que devessemos comer ou beber, ou sobre os dias santos, e o sábado, ....; que a realidade é Cristo. Alertou aos verdadeiros cristãos que não deixassem que ninguém os humilhasse, afirmando que é melhor por que diz ter visões, que pessoas assim insistia numa falsa humildade, e que essas pessoas eram vaidosas e na verdade tinham uma mente muito carnal e orgulhosa.

Não estou falando que não é importante congregar.... É importante. Salomao escreveu no livro de Proverbios que assim como ferro afia o ferro, o homem afia o homem. Acredito que essa ação de "afiar", "modelar", "melhorar" ocorre principalmente na Igreja, no convívio com os irmãos.
O que estou dizendo é que cresce o número de Instituições Religiosas cheias de costumes e de coisas que maculam a simplicidade do evangelho de Cristo, e o transforma numa série de usos e costumes.
Sobre estas praticas, o proprio Jesus falou: "Hipócritas! Bem profetizou Isaías sobre vós, denunciando: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; pois ensinam doutrinas que não passam de regras criadas por homens’”