Eles & Eu Não tinha assistido... Juliana Fernandes
Eles & Eu
Não tinha assistido Gonzaga – De Pai pra Filho.
Assisti hoje e achei esplendido!
Primeiro porque realmente é comovente. Segundo porque tenho certeza que não fui à única que se identificou com o papel de Pai e Filho (a). Terceiro pelas raízes.
O terceiro motivo mexeu muito. Remeteu-me ao passado e no meu relacionamento de Avô e Neta.
Como adorava sentar com meu Avohai na sala da casa dele, ele pegar o toca fitas igualzinho o que aparece no filme e colocar uma fita K7 e a gente ouvir juntos.
Concentrava-me naquelas letras tristes, mas carregadas de esperança. A letra da música Triste Partida sempre me fazia chorar.
Hoje vendo o filme foi muito legal ver a história mesmo, de onde saiu algumas canções como Respeita Januário, sempre achei engraçada essa.
Estou aqui pensando com minhas recordações, como dentro de tamanha simplicidade meu avô me educou a ter um bom ouvido para as letras interessantes. Tá aí a minha chatice para letra com conteúdo.
Acho que essa experiência me ensinou que a música é além de um embalo, é VIDA! É significado, pra alegrias e tristezas... E ninguém melhor que o Rei do Baião, que nos soube passar tão bem isso tudo com tamanha delicadeza.
Hoje está fazendo 25 anos que ele se foi, deixando um grande legado a música nordestina, músicas essas que embalam multidões e grupos de forró até nossa atual geração e serão eternizadas sem dúvidas!
Quanto ao meu Avohai, ando pensando nele demais nos últimos tempos, sonhei com ele esta semana, e hoje novamente me remeti a ele... E creio que esse é o significado da morte, do ciclo que se finda. Lembranças tão gostosa, lembro-me do sorriso dele, o orgulho de me ter ao lado apreciando, do hálito dele, do clic do botão pra iniciar, o clic pra virar a fita K7 e o clic que finalizava, até o próximo momento.
Sei que sou a neta privilegiada de ter vivido isso com ele, e me orgulho muito desse imenso e intenso AMOR!
Saudades eternas do Meu avô e pai!
Memórias eternas do grande Luís Gonzaga!
02/08/2014 – Juliana Fernandes.