DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS (Je suis/Je ne... Marisa Barbato

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS
(Je suis/Je ne suis...)

ELA: “Você não respeita a minha dignidade, a minha honrabilidade, a minha reputação, com a sua conduta você me cobre de ridículo”
ELE: “Meu bem, você quer limitar o meu direito de liberdade. Não admito isso. Eu sou livre e faço o que eu quero.”
ELA: “Você entende que seu exercício de liberdade afeita meus valores e sentimentos mais profundos atè doer???
ELE: “Bobagem. Não são valores, pelo menos não são os meus! Nao os reconheço. Nao quero entende-los. E por isso nao estou nem aì. Eu te amo. Nunca amei ninguem como amo voce. Apenas quero ser livre ”
ELA: “Então você é Charlei?
ELE: “Não... JE NE SUIS PA CHARLIE”
ELA:“ah... tá... hummm....tem certeza?
ELE: “Tenho. Charlei é xenófobo, intolerante, desrespeitos, ofensivo, atinge as minorias. Eu nao tenho nada a ver com Charlei. E você?”
ELA: “Eu? Eu sou pela liberdade sim, mas não gosto de sofrer humilhações e ficar diariamente triste pela sua irreverencia, pelas suas obscenidades, pelo seu desrespeito que me diminui, quando desde sempre luto pela igualdade. Me sinto ridiculizada. Você diz que me ama mas não está disposto a fazer concessões para “socializar” comigo... Agora eu não sou ninguém para querer comprimir a sua liberdade, mesmo que egoísta, pois não se importa de machucar. Afinal é a sua liberdade contra a minha dignidade. Eu não posso fazer outra coisa, para sofrer menos, que me manter a distancia até você entender e respeitar os meus sentimentos. E mesmo assim continuarei a sofrer pois os ecos e os reflexos da sua liberdade chegam atè mim.
ELE: “Então você também não é Charlie”
ELA: “Você esta enganado. Por quanto eu possa achar criticáveis, reprováveis e condenáveis certas condutas, a lei de talião não me pertence. Eu disse que preciso me manter distante até você me entender e me respeitar. Não disse que vou te pagar com a mesma moeda nem que vou te matar.
Por isso e nesse sentido JE SUIS CHARLIE!

Marisa Barbato