Saber é muito legal. Quando ampliamos... Marinho Guzman
Saber é muito legal.
Quando ampliamos nossos horizontes temos parâmetros para fazer mais comparações e quem compara mais, tem melhores opções.
Vivemos e convivemos num círculo restrito de amizades e conhecimentos.
Frequentamos escolas, clubes e shoppings, supermercados, praias e cruzamos todos os dias com gente que mora nas ruas próximas.
Não dá para saber quantas são essas pessoas, mas certamente são poucas em relação aos mais de sete bilhões de habitantes do planeta.
Em termos de área, vivemos o dia a dia em alguns quilômetros quadrados e a nossa Ilha de Santo Amaro tem 146,2 Km2 e por mais viajantes e viajados que possamos ser, não há comparação com a área da Terra, de 510.072.000 km2.
Sabemos pouco, conhecemos pouco e o Brasil com seus 8.500.000 Km2. representa só cerca de 6% da área da Terra.
As redes sociais e a internet ampliaram muito o conhecimento, os relacionamentos e a possibilidade de sabermos como vivem outros povos e ainda assim, a maioria de nós não tem nem mil “amigos” no Facebook e se for perguntado em que país fica Cairns e o que existe nessa cidade que é considerada uma maravilha, a maior do mundo na categoria, com cerca de 2.000 kms, ou quais os costumes do povo que lá habita, pouca gente vai saber.
Uma das melhores e mais prazerosas maneiras de saber mais, de conhecer mais, de ampliar nossos horizontes é viajar.
Quem tem horizontes mais amplos enxerga longe e sabe mais.