Por um mundo melhor Lendo o artigo... Rosane Michalski

Por um mundo melhor

Lendo o artigo escrito por Maristela Basso, muito bom do ponto de vista sociológico, me debrucei na reflexão das razões que levam uma sociedade a retroceder num caminho que deveria ser de evolução. O texto da colega especializada em Direito Internacional termina assim:
“Como se vê, mesmo com todos os avanços e o fortalecimento do direito e das relações internacionais, o Século XXI trouxe consigo a crise dos direitos humanos. O mundo ficou chocado por pouco tempo depois da tentativa de assassinato de Malala Yousafzai – símbolo global da luta de todas as meninas pela educação (em janeiro de 2013) – pelos fundamentalistas islâmicos. Contudo, de lá para cá, a situação não melhorou e as pessoas continuam morrendo naquela parte do mundo e em muitas outras. E morrem simplesmente por não estarem alinhadas com aqueles que naquele momento têm as armas na mão, e ousam desafiar preceitos, dogmas, ideologias ou, simplesmente, por pensar e ser diferente.”
Perfeito!
Realmente não há saída sem reformas imperiosas, como menciona a colega advogada, visando o fortalecimento da educação, mas não só essa educação (escolar fundamental, secundária e universitária) que está à disposição. Necessário que a educação de berço gere seres humanos mais respeitosos, mais amorosos, mais solidários, mais honestos, mais humildes, e assim vai...
O mundo precisa de Seres que realmente se importem com ele de forma globalizada, espalhando o BEM.
Toda vez que alguém, não importando a classe social a qual pertença, visualiza uma vantagem sobre outra pessoa e tenta justificar isso como se fosse natural porque muitos o fazem, está fortalecendo o lado negro da força e, consequentemente, entrando para ele.
O cuidado que temos de ter na condução de nossas vidas é importante, porque reflete na vida de todos, principalmente, dos mais próximos. É uma reação em cadeia. Por isso vivemos num mundo que em pleno Século XXI anda para trás quanto às relações e Direitos Humanos.
Não se pode ter um mundo avançado nas relações, se a humanidade está regredindo. Não haverá mundo melhor, se não houver Seres melhores, então, as primeiras mudanças que devem ser feitas são dentro de nós. O resto é reflexo.
Vale a pena uma reflexão aprofundada sobre o assunto. Vivemos em tempo de mudanças. O que fizermos agora influenciará no futuro das próximas gerações e na sobrevivência deste planeta.
Se não melhorarmos intensamente de forma URGENTE, poderão os sonhos de um mundo melhor... morrer na praia.