Os Jesuítas, soldados de Cristo,... André Vargas
Os Jesuítas, soldados de Cristo, surgiram em defesa da Igreja Católica, a qual foi ameaçada e acuada pela Reforma Protestante, criada por Martinho Lutero.
Lutero criou e divulgou suas teses na Catedral de Wittemberg, dividindo e contestando a cristandade romana. Os Jesuítas se esforçaram ao máximo para defender a sua Igreja e religião, que estava amedrontada, logo correram ao mundo com a proposta da Reforma Católica.
Eles percorreram a Europa e procuravam reforçar o catolicismo por meio de ensino. Em suas conquistas, em outros continentes, buscavam expandir-se através da catequese.
Os soldados de cristo levaram ao limite aquilo que os franciscanos e dominicanos haviam começado no final da Idade Média, que era difundir a fé junto ao povo. O animo deles aparecem com nitidez em imagens antigas. Segundo relatos a missão de "procurar ajudar, com a graça divina, a salvação e perfeição dos próximos" foi praticada com muita eficácia.
Contudo os Jesuítas foram e são considerados os salvadores da Igreja Católica, conseguindo defender-se da Reforma Protestando e ainda sim reerguer a estrutura Católica, fazendo com que o povo acreditasse novamente em suas teses.