NÃO VIVA DE PASSADO Ao longo de nossas... Sebastião Monteiro
NÃO VIVA DE PASSADO
Ao longo de nossas vidas percorremos caminhos estranhos aos que buscamos, e enfrentamos situações inesperadas, principalmente porque Deus não executa suas obras conforme nossos planos.
Todos nós temos uma história, mas nem sempre ela é marcada por capítulos agradáveis. Isto porque somos seres errantes, e também mutantes: mudamos nossa aparência ao envelhecermos, mudamos nosso pensamento, nosso comportamento. Vivemos constantes transformações e, às vezes pra melhor, às vezes pra pior, dependendo do ponto de vista de quem nos observa ou critica.
Ninguém entra em um rio duas vezes, porque se entrar novamente, o rio não é mais o mesmo e a pessoa também já mudou. Creia na mudança das pessoas, elas vivem uma metamorfose contínua. Seja corresponsável pela evolução delas, acredite que até o caráter de alguém pode evoluir, e, dependendo do seu comportamento em relação a elas, poderá evoluir pro bem.
Se o homem é um produto do meio, cerque-o de coisas boas para que ele passe se comportar com decência e passe a produzir amor, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade e sinta-se feliz por ter feito a sua parte nesta transformação.
Se por algum motivo alguém não for mais digno de sua confiança, pare e faça uma auto avaliação e veja se você também não o traiu de alguma forma, - a traição não é apenas o “adultério”, cujo comportamento é pra muitas pessoas o único defeito de um ser humano -, pois existem várias formas de traição e uma delas é odiar uma pessoa e conviver com ela fingindo amor. Estas pessoas são frias e calculistas e são capazes de qualquer coisa pra se vingar e por isto são consideradas perigosas. Um sorriso falso é o ápice da hipocrisia. Então seja autêntico. O fato de você não adulterar, não lhe dar o direito de fazer o que quiser com a outra pessoa, inclusive hostilizar, humilhar... Entre outras coisas.
Entendo que não se deve conviver com alguém em função do seu passado, e que não se deve julgar as pessoas pelo que elas foram ontem sem lhe dar chances de recomeçar, mas julgar pelo que são hoje. Acredite que qualquer pessoa é capaz de mudar de vida. E se alguém do seu lado mudou e agora é uma pessoa má, - não olhe para traz em busca de sua bondade, você está seguindo em frente rumo ao futuro e jamais vai encontrar-se com o que passou - encare-o e lhe ajude melhorar, porque o que passou ficou no tempo. Mas se a mudança é pra melhor e ela é agora do bem, olhe nos seus olhos e diga-lhe que está feliz pela sua nova vida e aproveite o presente para usufruir destes bons momentos e sonhar com o futuro. Cristo por muitas vezes encerrava seu perdão dizendo: “... vá e não peques mais” ... E perdoava não só sete vezes, mas setenta vezes sete. Não podemos ser exatamente como Cristo é, mas temos o dever sim de perdoar as pessoas, pois o perdão é um direito delas.
Não conviva com as pessoas em função de seus defeitos, mas observe melhor suas qualidades porque elas podem ser coadjuvantes no processo da comunhão para uma convivência pacífica e harmoniosa. Perdoe e aprenda a pedir perdão, porque todo mundo comete erros... Todo mundo! Até você! Reconhecer um erro e pedir perdão não é defeito, mas é uma atitude louvável dos humildes. Os arrogantes são orgulhosos, não admitem seus erros e consideram-se donos de todas as razões.
- É Perdoando que merecemos perdão, perdoar e pedir perdão é um ato de humildade e uma pessoa assim erradia paz entre os que a cercam.
- O orgulho separa as pessoas, a humildade as une.
- A arrogância e a prepotência não condizem com o que Deus espera das suas criaturas.
- O perdão e o arrependimento purifica a alma e uma alma suja nos leva à infelicidade, porém uma alma limpa nos leva a um estado de paz de espírito.
Enfim, viva o presente, compartilhe cada instante do agora com as pessoas que você ama e das quais você espera ser correspondida e convide-a para serem mutuamente felizes, sem mácula e sem rancor, pois saiba que muitos ao seu redor são carentes de carinhos e dependem da sua felicidade para também viverem felizes e confiantes.
Não trate as pessoas segundo os preconceitos que você têm em relação a elas, tenha cuidado com as conclusões precipitadas para que as pessoas não paguem pelo que não devem. Esta atitude também costuma deixar marcas irreparáveis.
“Aqueles que não conseguem mudar de opinião não conseguem mudar nada”.
George Bernard Shaw
... Viva intensamente o presente para não ter que enfrentar os fantasmas do passado
Tiny Willy
“Apague a luz do passado e busque a Cristo para acender o farol do seu presente, assim você trilha o agora com segurança e ainda ilumina o futuro”.
Sebastião Monteiro