FÉ, EIS A QUESTÃO! A fé é... Ket Antonio
FÉ, EIS A QUESTÃO!
A fé é racional...
Sim! Fé é uma construção de pensamentos, muito mais do que sentimentos. Fé é reflexão, estudo, análise, perguntas, inquietude, decisão.
Fé não é uma coisa que acontece por acaso, do nada, como uma explosão de convicções do subconsciente que surgem na – possível – maturidade espiritual.
Tipo: “Hoje eu acordei meio crente”... (???)
Quem tem fé não se contenta com as conclusões alheias. Quem tem fé não se permite enganar, nem pelos outros, nem tampouco por si próprio. Quem tem fé questiona e questiona-se.
Quem tem fé não anda com fé pelo fato de que a fé não costuma falhar... Isso não é fé, é fideísmo; a fé que cega, que impede o raciocínio, que proíbe o entendimento, que emburrece e escraviza, que acovarda e submete, que joga a responsabilidade para o “universo” na tentativa de se isentar das consequências dos próprios atos ou para culpar alguém que não seja a si mesmo.
Deus não criou fantoches, zumbis ou robôs. Criou seres a sua imagem e semelhança (ou seja, inteligentes, pensantes, proativos, criativos), soprou vida e deu o livre-arbítrio. Nossa escolha é muito importante para Deus, se não fosse assim Ele nos teria feito seres obedientes por natureza e eliminaria do nosso vocabulário os “porquês”; ou melhor, teria colocado arcanjos ao redor da árvore do conhecimento do bem e do mal para que a Eva fosse impedida de xeretar lá... Foi ter fé (sem questionamento) na serpente, olha o que deu...
A obediência pela fé é uma escolha pelo Deus do amor.
A obediência pelo fideísmo é uma imposição de um deus tirano.
Pela fé se perdoa, pelo fideísmo se mata.