O BRASIL É UM TABULEIRO de xadrez e as... Pareta Calderasch

O BRASIL É UM TABULEIRO de xadrez e as pedras são muito bem colocadas. O objetivo é o de sempre, dar o xeque-mate, mas são tantos personagens que acontecem vários xeques diários, temos vários Cavalos, com poder de articulação em L envolvidos em movimentos sociais.

Os Bispos com seu poder clerical de induzir votos e interferir junto ao estado em sua velocidade pela locomoção diagonal, atravessando de um lado ao outro do tabuleiro em um passo só. As torres, dando a proteção que impede o campo inimigo de ultrapassar certos limites e o peão, que são todas as pessoas que não tem valor nenhum pro sistema a não ser o do voto, são sempre os que estão na frente para sofrer as consequências.

A diferença é que a sequência de xeques consecutivos não tem limite, as peças brancas fingem ser pretas para conquistar peões do outro lado, os Bispos trocam de camisa e passam para o outro time quando quiserem, as torres estão suscetíveis a mudanças, mas são mais conservadoras e dispostas sempre a massacrar os peões pelos seus objetivos...

...e os peões são as únicas peças do tabuleiro que podem travar o jogo, mas não sabem.

[NOTA]: Para bom entendimento, as peças brancas são da direita.