Um pequeno exame de consciência Vivemos... Marcelo Martins
Um pequeno exame de consciência
Vivemos cada dia de nossas vidas situações de que é melhor não lembrar por várias razões. Sendo que passamos por situações que nada acrescentam em nossa maneira de pensar e agir.
Somos pressionados, somos enganados, iludidos, ofendidos e por ai vai, o histórico é grande de maneira que sofremos por algum motivo ou interesse de outras pessoas.
Passamos em várias ocasiões por acontecimentos que se pensarmos com calma e coerência vê que nada daquilo realmente nos interessa e nos faz bem, muito pelo contrário, nos faz é muito mal, seja fisicamente e espiritualmente.
Convivemos com pessoas que se acham superiores e tem por hábito pensarem que mandam e são donas da verdade, que o melhor é seguir suas ordens e ter a mesma visão que elas têm.
Como são ignorantes estes seres! Nos causa é nojo e repulsa. São pessoas desprovidas de uma coisa muito importante nesta vida.
Falta de caráter e serem verdadeiras em suas atitudes.
Em quantas ocasiões de nossas vidas convivemos e estamos sujeitos a encontrar com este tipo de gente pela frente. Todos já passaram e vão passar por isto em suas vidas, seja num ambiente doméstico ou em seu trabalho.
O que falta em muitas pessoas para encarar essa situação é firmeza de pensamentos e ideias próprias do que realmente pode fazer para se livrar de tal situação ou pessoas que assim agem.
A falta de coragem de reagir a tal pressão leva a submissão aos desejos e ordens de que muitas vezes não concordamos e nem apoiamos.
Tal situação vivida desta maneira acaba por matar o que há de melhor dentro de nós, seja: honestidade, humildade, coerência em nossas atitudes, o nosso pensar.
Já passei por isto diversas vezes, muitas delas me fizeram muito mal, mas entendi e procurei uma maneira de sair disto. Entendi que deveria optar por minha liberdade de pensar e agir livre em minhas atitudes e ações. Admito que não fosse fácil algumas vezes, perdi emprego, fui perseguido, fui pressionado, fui enganado, fui taxado de bobo, mas tive firmeza e acreditei nos meus valores e objetivos.
Hoje não sofro deste mal mais, ninguém me diz o que faço e como faço ninguém direciona meus passos e visão sobre o que quero e vou fazer em minha vida. Aprendi a ver com meus próprios olhos e a pensar e raciocinar de maneira própria.
Não me intimido mais com estas pessoas, seja quem forem. Me expresso e dou minha opinião sobre o que penso e o que acho. Aprendi a me valorizar e ter respeito por mim mesmo. Hoje até torço por uma opressãozinha acontecer, é bom sempre estar lutando e descobrindo de como é bom viver livre e sem dono da verdade.
Quanto às pessoas que agem assim?
Felicidades para elas! Não fazem diferença e nem me importo mais.
Sua força esta justamente em oprimir e levar a sua vontade sobre os outros, cortado este laço, este “ser” perde sua força sobre as pessoas.
Na realidade tenho é dó de um ser humano assim falta de humildade, verdade, consciência, coisas que fazem muito bem para a vida da gente. Poder e dinheiro podem ajudar realmente, mas não é tudo, sempre isso passa, o que fica é seu modo de vida e como encara e age com seu semelhante.
Assim penso e assim ajo em minha vida, certo ou errado isto EU DECIDO.