O que o dinheiro compra? O que o... Maria Cleide da Silva...

O que o dinheiro compra?

O que o dinheiro compra? Muitas coisas, alguns dirão. Sim, pode até comprar produtos ou serviços, cobrindo o preço exigido para que tenhamos acesso a algo que desejamos. Mas preço não é a mesma coisa que valor, uma vez que o valor não pode ser medido nem expresso por algo tão frio e objetivo. Basta imaginarmos alguém a nos dizer que algo de que gosta não tem preço porque tem valor sentimental. O valor inclui aspectos subjetivos que não podem ser expressos em custo monetário.
Infelizmente, o maldito ditado: "Todo mundo tem o seu preço" faz com que as pessoas percam seus valores: o valor da união familiar, da amizade incondicional, da fidelidade conjugal, de um bom caráter entre outras coisas. O dinheiro torna as pessoas objetos que, a qualquer momento, podem ser descartados; no entanto, parece que ninguém quer enxegar isso.
Já que o famoso "dindin" tudo compra, é bom esclarecer o que ele não compra: a paz interior, a liberdade, o amor verdadeiro, o sentido da vida, a sensação do dever cumprido, o bem-estar por ter feito o que é correto, a gratidão por tudo o que Deus faz por nós e, por fim, a salvação da nossa alma. Se entendêssemos essas verdades, nosso tempo não significaria apenas dinheiro e nosso valor não seria medido pelo que possuímos materialmente.
Ainda tenho esperança de que possamos redescobrir os valores atemporais e imutáveis que inspiram o aperfeiçoamento humano. Só assim, teremos uma vida digna e a garantia de um excelente futuro para todas as gerações.

(MCSCP)