Sonhos Sonhos.. eu tenho muitos sonhos!... Simone Caixeta
Sonhos
Sonhos.. eu tenho muitos sonhos! Não os sonhos noturnos, quando estamos adormecidos, esses também eu os tenho, os sonhos acordados, de realizar algo, de ser alguém, de conquistar algo; é justamente desses sonhos a que me refiro. O que é sonhar afinal de contas? Sonhar nada mais é do que fazer planos, planos para o futuro. O que quero ser quando crescer? Essa foi e ainda é a pergunta mais feita ás crianças. As respostas são as mais variadas. Porém é essa resposta que determina nosso primeiro sonho: o que quero ser quando crescer? . Ser alguém, ter uma profissão é um sonho. Diante desta pergunta ai sonhamos, e criança sonha.. como sonha, sonhos possíveis e impossíveis. Sonhos de ser médico, dentista, veterinário, engenheiro, etc, e ainda os mais inusitados, ser atriz (ator), cantor (a), modelo, pianista, bailarina (o), etc.. Nos sonhos tudo é possível. Neles esquecemos que para ser, primeiro temos que ter a aptidão, que para realizar, temos que ter o subsídio, o recurso para tal.
E quantos de nós já sonhamos com algo inatingível? Ou algo que dificilmente se realizará? Sim sonhos impossíveis todos nós já tivermos. Então devemos parar de sonhar? Abandonar esses sonhos? Sonhos, devemos sempre tê-los, e os mais variados, sonhos que se realizarão ao curto, médio e longo prazo. Mas estagnar em um só sonho é tolher as oportunidades de realizar sonhos possíveis, realizáveis. Não abandonar um sonho que não é realizável é pura tolice, perda de tempo.
Se sonhos são planos, eles estão constantemente mudança. Mudam porque nós, os detentores dos sonhos, estamos em constante mudança. Como disse Raul Seixas: “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, a ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, estar em transformação, mudar de opinião, faz-se necessário ao nosso crescimento. Mudar, abandonar velhos sonhos, ou pelo menos adormecê-los, e refazer novos, criar novos planos é a chave para ser, realizar algo.
Sonho é o combustível da vida, é o alimento da alma, é o “motor de arranque” para a concretização de algo. Quem não sonha é uma alma vazia, uma pessoa sem perspectivas, sem objetivos! Sonhar é necessário para seguir!