Adeus ano velho! Feliz ano novo! E mais... Leonardo Oliveira
Adeus ano velho! Feliz ano novo!
E mais um ano vem chegando e nossas esperanças devem se renovar com ele.
Não é fácil fazer um balanço do ano que está terminando. Foram momentos bons, alegrias, boas novas, mas também um ano de apreensão, de acontecimentos desastrosos e também foi um ano de muitas perdas.
Em 2012, uma das maiores vozes do mundo se calou, a cantora e atriz norte-americana Whitney Houston é encontrada morta na banheira de um quarto de hotel em Bervely Hills (EUA), nos deixou com saudades. Nosso riso também perdeu um pouco de força quando o mestre do humor, ator e escritor Chico Anysio morre, aos 80 anos, em decorrência de falência de múltiplos dos órgãos. A “gracinha” do nosso Brasil, a apresentadora Hebe Camargo morre aos 83 anos, após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em São Paulo, decidiu dar selinho nos anjos e também nos deixou.
Ano também de separação, e os dois queridos do mundo deixaram de ser um, após cinco anos de casamento, os atores Tom Cruise e Katie Holmes se separam. O furacão Sandy deixou rastro de muita destruição, a natureza também mostrou fúria nesse ano.
Dona Canô depois de comemorar o aniversário de 105 anos, a mulher mais velha do Brasil e um exemplo, por sinal, cantada por Daniela Mercury em música de Caetano Veloso, também nos deixou e aos 104 anos, um dos construtores do Brasil, o arquiteto Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura moderna e um dos brasileiros mais reconhecidos no mundo.
Mas também foi um ano de comemoração e conquista. O mundo inteiro decide dizer, ou melhor cantar, “Ai se eu te pego”, interpretada pelo cantor sertanejo Michel Teló, a música ganhou várias versões na internet e é cantada em inglês, em francês e até em hebraico. Corinthians conquista a taça Libertadores da América, Anderson Silva defendeu pela décima vez o cinturão no UFC, Palmeiras ganha a Copa do Brasil, Judô, ginástica e vôlei feminino levam ouro nas Olimpíadas, Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos, o alemão Sebastian Vettel completou a prova em sexto lugar e tornou-se o mais jovem tricampeão da história da categoria, com 25 anos de idade, São Paulo conquista Copa Sul-Americana de futebol e o Corinthians conquista pela segunda vez o Mundial Interclubes da FIFA, para alegria do “bando de loucos” no Brasil.
Gastar tempo pensando para decidir se no final das contas o ano de 2012 foi bom ou não, talvez não seja necessário, foi um ano que passou com seus fatos bons e ruins. 2013 está chegando e novas expectativas serão geradas. E nós que ainda estamos aqui, temos a oportunidade de realizar o que não foi realizado. O ciclo da vida continuará em curso. Muitos nascerão enquanto outros morrerão, mas o mundo não acabou como se previa para o dia 11 de Dezembro.
Teremos muitos novos fatores para nos preocupar, como a política externa, a política econômica, o aquecimento global, ou até mesmo o asteroide que passará perto da terra no final do carnaval de 2013. Fato é que cada dia trás suas alegrias e suas preocupações.
Então, independente de como foi o ano que está acabando, 2013 pode ser muito melhor e eu desejo que seja realmente assim.
Façamos a nossa parte, mantendo acesa a esperança de dia melhores, a consciência de que a verdadeira paz está dentro de cada um e pode ser expandida e que o amor é o maior de todos os sentimentos e é o que nos permitirá viver dias de felicidade e de verdade.
Luz e paz para todos!