Uma classe chamada de PROFESSORES.... Marcelo Martins
Uma classe chamada de PROFESSORES.
Através de várias situações que vemos em nosso dia a dia a respeito da educação, podemos de uma maneira geral constatar que a realidade é uma só.
A educação no Brasil esta sendo marcada por verdadeiros descasos, por um completo abandono e improvisações. Podemos ver que a classe de educadores esta sendo vilipendiada em muitos de seus direitos. Com isso estes educadores de certa forma são explorados em suas funções e atribuições, causando muitas vezes o abandono da profissão, o desinteresse, e até mesmo a decepção com sua carreira.
Não consigo ver e nem entender como uma sociedade e seu governo se tornam incompetentes para entender e compreender que a educação merece e deve ser a prioridade.
As lutas e reivindicações desta classe são para que haja a valorização do professor e por seus direitos.
Devemos ter em mente que estes profissionais são maltratados e mal remunerados em suas funções, temos de ter repúdio pela forma como muitas vezes são tratados.
E de certa maneira, esta luta destes professores por seus direitos, deve ser vista como uma luta de todos nós, por que disto? É simples a resposta!
Quem cuida da educação de seus filhos?
Sendo mal remunerado e sem estimulo em sua profissão, como podemos cobrar deste trabalhador da educação eficiência e um bom trabalho.
A verdade é uma só, os professores são mal pagos, desrespeitados, vilipendiados, impedidos por vários fatores de exercer com dedicação sua profissão, obrigados a atuar muitas vezes em duas ou três escolas para manterem suas próprias famílias. São impedidos de se atualizarem e tem seus direitos tolhidos por politicas e chefes que muitas vezes são da própria classe. Como é possível um professor em cargo de chefia que foi indicado por politica trabalhar contra a própria classe, vemos isso muitas vezes em vários lugares. Isto é só um dos problemas que se enfrenta hoje.
É na certeza que este profissional bem remunerado, incentivado e com condições de trabalho dignas é que penso que cada aluno possa ter a possibilidade de passar por uma professora ou um professor que seja visto mais que um “funcionário“ ou um simples trabalhador, que consigamos ver uma pessoa dedicada e comprometida, lutadora e disposta a ensinar muito mais do que o simples bê-á-bá. Mas sim um profissional que seja bem remunerado, capacitado, eficiente, onde que, por estas razões, ele se torne, respeitado pela sociedade.
Esta atitude é fundamental para que a educação melhore em todos os níveis.