Quem simplesmente joga capoeira, jamais... Sandro Capoeira
Quem simplesmente joga capoeira, jamais compreenderá o seu valor, e sentirá o reconhecimento em ver um aluno lhe tendo como espelho.
Treinar a capoeira não, nem sempre significa dedicação. Dedicação é a doação por completo a todos os eixos voltados para preservação dessa cultura.
Tocar berimbau, conseguir tirar acordes dentro de um ritmo estável, não significa entender as melancolias sonoras que este som pode trazer.
Jogar, cantar, movimentar, saltar, se expressar e não compreender a capoeira é o mesmo está numa guerra armado, porém sem munição.
Alguns ousam dizer que pratica o melhor esporte do mundo “CITANDO A CAPOEIRA”... Tolice em pensar isso, não existe esperte melhor ou pior, existem sim, bons e ruins atletas.
Cada pessoa é capaz de se dirigir a um mundo exterior ao sentir amor por algo, energia transmitida pela alegria da pratica. O que podemos é descrever o amor que sentimos pela capoeira. Sem estabelecer ou descrever as demais modalidades.
A capoeira é um mecanismo que possui vida própria, ela se move e nos movimenta em sincronia a um som harmônico, que nos remete os nossos ancestrais. Àquele que consegue ver, sentir, ouvir, e transmitir essa sincronia, está acima do ato e ser capoeira, está passando por uma transição onde o corpo passa da fase TREINAR CAPOEIRA, para a fase VIVER CAPOEIRA.
APENAS AQUELES QUE VIVEM A CAPOEIRA, SERIAM CAPAZES DE ENTENDER MINHAS CITAÇÕES, SE VC NÃ ENTENDEU ESPERE O TEMPO... ELE É O PAI DE TODAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS.