Falando um pouco sobre.... CENSURA!... Amanda Lemos

Falando um pouco sobre.... CENSURA !


Durante toda a história da humanidade existiu a censura e outras mais diversas formas de “calar” rebeldes e quem quer que fosse contra algo já imposto.

Ditadura militar no Brasil, censura à impressa na Coreia do Norte, repressão de manifestações contra o regime no Irã, controle sobre a imprensa , internet e trabalhos científicos na China, além de outros, e por último , censura às palavras de Yoani Sánchez, em Cuba .

Yoani, que escrevia o que se passava em seu país e fez temer governantes e simpatizantes do regime de Fidel Castro.

Até que ponto expor o que se pensa pode resultar
em ameaças e torturas ?

Até que ponto jovens leigos e “pseudoliberticidas” estão certos ou errados em se manifestar contra uma jornalista e blogueira que
pela simplicidade de suas palavras fez tremer as bases do comunismo idealizado do país cubano ?


A República de Cuba, país insular do Caribe e o único socialista do ocidente, vivencia um comunismo que assumiu as feições da ditadura clássica, que ao invés de primar pela prosperidade, a tirania suprime as básicas liberdades individuais, dentre elas, a liberdade de expressão.

O governo cubano teme a palavra, o argumento e o raciocínio lúcido, ou seja, qualquer forma de expressão que possa colocar em discussão os impasses do regime e que chame a atenção da comunidade internacional.

Portanto, Yoani Sánchez e suas palavras simples, porém, convictas, representam perigo a tirania “castrita” .


Contrariando o pensamento de Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”, a censura derroga um dos direitos mais primordiais do ser humano: o livre arbítrio.

A questão não é falar “pelos cotovelos" ou falar o que bem entender, é ter consciência do que se fala e ter o direito a voz.

Ser humano foi feito para se expressar e não para ser calado por ditaduras que dizimam o individualismo e a liberdade.