Embora não entenda o por quê, mas sei... Elisa Masselli
Embora não entenda o por quê, mas sei que muitas pessoas vão me criticar por tocar nesse assunto, mas acho oportuno. De acordo com o livro dos espíritos a sociedade precisa de leis para que possa progredir e de homens que as façam. Portanto, discutir politica no meio espirita não é condenável. Sei que a eleição de Presidente ou governador é mais charmosa e chama mais a nossa atenção, embora a de Prefeito e Vereador é muito mais importante. Pois são eles que cuidam da cidade em que vivemos e estão mais próximos. São eles que constroem as escolas onde nossos filhos vão estudar ou postos de saúde. Eles asfasltam nossas ruas, colocam esgoto e agua encanada e tudo o que precisamos para que a nossa vida seja a melhor possível. Presidente e governador estão distantes, mas eles estão bem perto. Por isso, precisamos dar a nossa contribuição. Vamos votar com consciência para aquele candidato que acreditamos que possa ser o melhor. Não vamos deixar de votar ou vender o nosso voto, tão valioso, por qualquer preço que seja. Vamos escolher nosso vereador, alguém quer conhecemos e a quem possamos cobrar. Isso, além de politica, chama-se cidadania e precisamos valorizar.
Vamos ler o que diz o livro dos espiritos
794 A sociedade poderia ser regida só pelas leis naturais sem a colaboração das leis humanas?
– Poderia se as compreendesse bem, se o homem tivesse vontade suficiente para praticá-las; mas a sociedade tem suas exigências e precisa de leis particulares.
795 Qual a causa da instabilidade das leis humanas?
– Nos tempos da barbárie, são os mais fortes que fazem as leis, e as fazem para se beneficiarem. Foi preciso modificá-las muito, à medida que os homens compreenderam melhor a justiça. As leis humanas são mais estáveis quanto mais se aproximam da verdadeira justiça, isto é, conforme sejam as mesmas e iguais para todos e se identifiquem com a lei natural.
☼ A civilização criou para o homem novas necessidades, relativas à posição social em que vive. Devem-se regular os direitos e os deveres dessa posição por leis humanas. Mas sob a influência de suas paixões, freqüentemente, criou direitos e deveres imaginários que a lei natural condena e que os povos apagam de seus códigos à medida que progridem. A lei natural é imutável, é a mesma para todos; a lei humana é variável e progressiva; somente pôde consagrar, na infância das sociedades, o direito do mais forte.
796 A severidade das leis penais não é uma necessidade no estado atual da sociedade?
– Uma sociedade depravada certamente tem necessidade de leis mais severas. Infelizmente, essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito em vez de secar a fonte do mal. Só a educação pode reformar os homens, que então não terão mais necessidade de leis tão rigorosas.
797 Como o homem poderia ser levado a reformar suas leis?
– Isso ocorre naturalmente pela força das coisas e a influência dos homens de bem que o conduzem no caminho do progresso. Já se reformaram muitas e se reformarão outras. Esperai