Limito a pensar, a acreditar que somos... Ismael Azevedo
Limito a pensar, a acreditar que somos seres de fato racionais, mas não por que pensamos, mas sim por que aprendemos a calcular, aprendemos a fazer adições, subtrações e seus derivados, unicamente por isso. Por vezes acredito que algumas pessoas nem pensam, depois vejo que algumas precisam que outras pensem por elas, enfim. Me dói pensar de forma tão alienada, mas como posso refletir e acreditar que é diferente disso se dia após dia é nítido que somamos tão bem, subtraímos com facilidade, multiplicamos com destreza, mas nas relações somos tão indivisíveis e não formamos números reais, somos algo como irracionais? Me causa estranheza ver que com tanta convicção chamamos alguns seres como cachorros e gatos de animais irracionais. Talvez eles sejam tão ou mais racionais que nós seres humanos, os chamados animais racionais.
Ora, em uma relação que vi outro dia, acreditei que as pessoas se gostavam, pois trocavam afetos, carinho, foi quando uma olhou profundamente 'para o chão' e disse que não continuaria mais a ficar com a outra, as explicações nem existiram logo após. Apenas dali partiu para nunca mais voltar, nem um telefonema sequer. Daí me ocorreu de pensar sobre a racionalidade daquele que partiu, e passei a comparar com um cachorro. Um cachorro nunca olharia para o chão e demonstraria falta de vontade de me ter como seu 'dono', um cachorro, qualquer que fosse, olharia honestamente dentro de meu olho e ferozmente falaria em latidos todos os motivos para não me querer mais, e logo após partiria para nunca mais voltar. Mas ele falaria, você nem isso fez e se foi. Um cachorro nunca me daria carinho para apenas me enganar, me iludir, ou trair a confiança, um cachorro late logo quando te vê a primeira vez se não tiver interesse em sua presença, me morderia no primeiro contato se eu permitisse. E você, me mordeu o coração, o pedaço mais escondido de mim que tenho, depois de me iludir arrancou tudo e levou.
Por fim acredite que nunca humilharia meu cachorro, te chamando de cachorro, você pode ser tudo, menos cachorro, qualquer vira-lata tem mais valor que você, então respeitemos os cachorros.
E aí eu informo sobre nossa irracionalidade, pois nesse momento a nossa maior dificuldade é subtrair tal pessoa de dentro de nós. Nos causa dor ter que somar as atitudes e subtrair as pessoas, multiplicam-se nossas infelicidades e dividimo-nos entre razão e coração de forma tal que deixamos de ser nós mesmos, deixamos de ser racionais e passamos a irracionalidade do desespero em forma de choro, lágrimas e drasticamente em velas.