Esses caminhos da enfermagem são... Jonatan Felipe Ribeiro
Esses caminhos da enfermagem são diversos. O bom é que as opções agradam a quase todos.
Digo e ja ouvi dizerem que não escolhemos a enfermagem, e sim é ela que nos escolhe... digo isso porque realmente não é uma profissão fácil quando vc se compromete a ser um bom profissional.
Nosso reconhecimento no mercado é bem pequeno. Alguns autores até dizem que a enfermagem entra não como uma profissão, mas sim como uma sub-profissão. Isso porque nossa história está diretamente ligada à prática médica. Sempre fomos os auxiliares dos médicos e essa cultura ainda é bem forte. Em alguns serviços, mesmo com a distinção entre técnicos, auxiliares e os enfermeiros de fato, desempenhamos sim um papel submisso ao médico, detentor do poder e do maior conhecimento.
Isso para alguns é uma tortura quase insuportável, para outros não passa de um detalhe de "lutas de ego".
Outro lado não tão empolgante é o "reconhecimento" financeiro. A enfermagem ganha muito mal comparado à outras profissões do segmento.
Contudo quando se escolhe a profissão com uma visão além-material, além-ego, além-eu e sim com a visão no outro aí a história muda. Vejo uma oportunidade incrível de desenvolver a arte do cuidar, do amar, do se importar.
É na profissão que vejo a oportunidade de desenvolver a humanidade que nos é a essencia, muitas vezes escondida e esquecida. O outro, ou os outros mais de 8 bilhões espalhados pelo mundo merecem nosso olhar, nossa atenção. Somos seres dotados de amor e isso nos proporciona a oportunidade de nos entregar ao outro. Acho que é por isso que admiro tanto o 'Enfermeiro', pois vemos no trabalho deles toda essa humanidade acima citada. Todo esse amor, essa atenção ao outro.