Forma
PARA UMA NARRAÇÃO
- uma forma de expor as nossas vivências/experiências -
Delva Brito
Vivemos tantas situações, tantos momentos que são essenciais, não apenas ao nosso crescimento, mas, também, ao de outras pessoas.
Como ninguém tem o direito de reservar só para si aquilo que poderá ser “revelador” para outros é importante divulgarmos conhecimento, fatos, acontecimentos por nós vivenciados, torná-los de domínio público, para que todos possam fazer bom uso deles.
Uma das formas de fazermos isto é através da narração.
Mas, o que significa uma narrativa?
Quando se expõe uma sequência de fatos, está sendo feita uma narração de uma experiência ou de algo similar.
A narração pode ser feita pelo autor ou por um personagem. No primeiro caso, usa-se a terceira pessoa do singular e, no segundo, a primeira pessoa.
A maneira como se narra a história/estória (algo real ou imaginário) denomina-se “foco narrativo”.
É preciso apresentar os acontecimentos e os movimentos; o espaço físico/geográfico (real ou imaginário); o ambiente social, a atmosfera social e mental, tradições, costumes e convenções; o tempo (psicológico: aquele que só existe na mente das pessoas ou o tempo cronológico: o tempo real).
Os personagens são mais do que essenciais: protagonista principal, antagonistas (que se opõem ao principal) e secundários.
Enfim, um convite: narre fatos e/ou acontecimentos que ajudem as pessoas a melhorarem as suas vidas. Socialize-os.
Tua voz me assombra, onde eu a ouço, perco os meus sentidos. Pensando de certa forma, sua voz é minha, não necessariamente minha, dos meus ouvidos, que à espalham pelo resto do meu corpo de uma forma instantânea e me faz paralisar. Mas voltando ao fato de você - sua voz - é meu, e eu - meu ouvido - ser sua, eu acho, aliás tenho certeza disso, por que ninguém sente o mesmo efeito que eu. Sua voz ecoa em cada parte do meu corpo e me invade, me leva a lua, e me traz de volta no momento em que te vejo, pois não enxergo muito bem de longe, e a lua é muito longe da terra, e logo, mais longe ainda de você, então tenho que voltar a mim pra te ver. Pensando assim, você me é, e eu te sou
Sabem a VIDA?
Então,
Devore-a
Saboreia
Aproveite-a
ELA é SUA, só SUA!
Da forma que conhecemos, tens só UMA!
Portanto,
Tire dela o que te PERTENCE
O que é seu por direito
O MELHOR!
E se não vier por bem,
Tome! Arranque!
Agarre o SEU!
Um VIVAAAA
Pra quem vive e não apenas sobrevive!
E agora perai,
Que vou ali pegar o MEU...
Uma constatação; de alguma forma bem bizarra eu tenho gratidão profunda por ter (tido) a oportunidade de presenciar(vivenciar) uma existência neste planeta, de ter nascido no Brasil, de ter tido algum tipo de educação na minha vida, mas a parte mais bizarra dessa constatação é o fato de eu ter mais gratidão ainda por poder presenciar a queda, a desconstrução, o prelúdio da ruína, o fogo. E não digo em sentido de violência, digo algo bem mais pesado; sobre o imaterial, sobre o incomensurável, a quebra dos paradigmas, a queda do falso poder, a consciência do descontrole, de certa forma a morte. A morte física é inevitável e necessária, porém mais importante do que isso é a morte das ideologias ultrapassadas, um corpo morre facilmente, uma ideologia não, e não digo em sentido de palavras, mas sim no intuito que está por trás delas regendo o social/cultural/econômico. É necessário transmutar em cinzas todos esses intuitos infrutíferos, ou veremos com nossos próprios olhos a raça humana em chamas...
Chora o poeta que goza
Suas paixões em forma de prosa
E então esmagam-se as horas
Entre os olhares e as rosas
Qualquer forma de "cristianismo" que nos abstêm da simplicidade e do amor ao próximo, por qualquer que seja a razão, é mera religiosidade.
Sabe o que é o amor? amor é uma forma inexplicável de um sentimento forte de mais por uma pessoa que você altamente gosta , é um amor forte , um amor sombrio , e para tentar conquista-lo passa por obstáculos que nem você pensaria que podia fazer aquilo por alguém.
Você tem seu coração batendo forte, mas de forma apertada devido as feridas que sofreu, mostra sua força e coragem mantendo a firme esperança de encontrar um amor, pois você sabe que merece alguém a quem você possa cuidar e ser cuidada, alguém que a veja como realmente é: única, perfeita em suas imperfeições, linda mesmo quando esta de camiseta e moletom, atraente até descabelada e acima de tudo uma pessoa incrível mesmo de TPM, pois você é mais que aparência, mais que humores passageiros, você é uma mulher, um ser que a natureza em sua sabedoria concedeu a divina dádiva de gerar a vida, pois só uma mulher sabe amar em sua plenitude! Intensamente você vive cada momento, sonha com o impossível pois é assim que você ascende o caminho para torna lo possível, faz das dificuldades um aprendizado e se supera a cada dia, e quando chora deixa as lágrimas quentes errarem livres pelo seu rosto e mesmo quando não ha alguém para ampara las, você encontra a força para sorrir e dizer que esta tudo bem! Verdade seja dita, você não é só uma mulher que quer ser cuidada, você também sabe ser o porto seguro para onde pode se recorrer nos momentos de aflição, cuida com carinho e amor mas sem ser permissiva ou leviana, sabe chamar a atenção e principalmente sabe que o melhor conselho é um bom exemplo!
Agora possibilidades que eu nunca tinha considerado
Estão acontecendo de forma que eu nunca tinha ouvido
Agora, uma alma furiosa volta do além do túmulo
Para re-possuir um corpo o qual eu tinha maltratado
Quando palavras soltas vêm de forma tosca, fica claro a inexistência de uma gota de civilização no ser.
Para quem sempre tem o que dizer, o silêncio é a mais profunda forma de admiração. É quando não se encontram palavras para definir o que se sente e mesmo assim nos fazemos entender.
A quebra do ego materialista é a forma correta de gerar mais energia e riqueza no campo social, assim como na quebra nuclear atômica.
Um dia sonhei com um tempo em que sorrisos brotavam do meu rosto, da mesma forma que lagrimas caiam dos meus olhos.
Amanheci quietinha no meu ninho
e fiquei esperando que Deus viesse em forma de passarinho
para me alegrar com seu lindo gorjear.