Forma
Viajo pelo tempo, estacionando-me, pelas curvas do meu pensamento. Numa nave em forma de crânio, cujo condutor, o cérebro.
Escrever pra mim é uma forma de escavar o meu passado; cada vez que eu escavo mais fundo e trago a superfície um punhado de terra, revolvo dentro de mim nutrientes, húmus essencial, que perdi ao longo das enxurradas da vida...
Em cada escavada...volto a ser aquela menina que contava os anos pra crescer rapidamente, que já não apreciava mais brincar com as bonecas, que queria começar a trabalhar cedo, tendo o seu próprio salário, para comprar as suas coisas, e desafogar meu pai, ajudando-o de alguma maneira; que amava conversar com as pessoas mais velhas, e conseguia plenamente manter as conversas no mesmo nível que elas, ao ponto delas duvidarem quando eu dizia a minha real idade; eu também era a garota mais amadurecida da turma, no Ensino Fundamental, já aconselhava a todos nos intervalos das aulas, ao ponto dos meus colegas me aconselharem a ser uma psicóloga quando eu crescesse.
Aprenda a viver, enfrentar os problemas da sua forma, da forma que achar mais adequada, sem pisar, sem desqualificar ninguém. Utilize do que você não tem para tornar algo.
A forma mais eficiente de ofender a inteligência de alguém é fazer as coisas da maneira mais simples possível.
De uma forma ou de outra, Deus sempre sabe como desatar os nós dos nossos caminhos para que a gente possa seguir em frente!
Nenhuma forma, sistema ou regime de governo pode solucionar os problemas do homem, posto que para isso seria necessário que ele não os comandasse!
A vida é mais vida quando se vive a vida. Da mesma forma, a inteligência só é válida quando usada, não apenas exaltada.
Meditar e Viver...Viver e Meditar
Em alguns momentos da vida, nos olhamos de uma forma diferente, questionamos o porque de certas situações do cotidiano, o que causam e nossas reações. Acredito que estes momentos surgem do cansaço, seja ele físico ou mental. Este questionamento a que me refiro é o perguntar a si mesmo até que ponto vale a pena determinadas coisas.
Mas que coisas seriam estas ?.
Um casamento insustentável, um filho problemático, um chefe tirano, dividas ?
A lista de problemas que todos enfrentam em algum momento da vida é infinita. Somos resultado direto do que vivemos, dos problemas que tivemos e da maneira que os enfrentamos.
Então tudo isso é normal ?.
Considero que os problemas que enfrentamos nos fazem evoluir no sentido mais amplo da palavra, mas quando o mesmo problema se torna permanente não contribuí em nada para nosso crescimento. A meditação talvez nos ajude a visualizar melhor uma determinada situação e quem sabe achar uma resposta, que pode ser boa ou não, mas o mais importante, que traga mudança.
Não quero cair em obviedades, mas não poderia começar a falar sobre o tema meditação sem explicar um pouco sobre a relação que existe entre nosso cotidiano e essa prática milenar.
Deixo claro que o que escrevo sobre meditação tem como base minha experiência em artes marciais, um pouco de literatura sobre o tema e uma analise fundamentada no que os acadêmicos classificam como senso-comum. Este texto não tem pretensão de ensinar alguém a meditar ( se isso for possível ) , desejo apenas expor algumas situações particulares e quem sabe contribuir de alguma forma com aquele olhar intuitivo que nos mostra por uma fração de segundo o nosso interior.
Quando algumas pessoas ouvem falar em meditação, automaticamente associam com um estado mental auto induzido de apatia, abandono, enfim, coisa de bicho-grilo que não tem nada mais importante a fazer. Outras consideram uma modinha oriental praticada em algumas associações de nomes estranhos. E ainda existem os que definem claramente o que é meditação, como é praticada, para que serve, mas que cometem um grave erro ao conceitua-la como simples método de relaxamento, de acalmar o corpo e (pode parecer estranho) a mente.
Particularmente não sei quando estou meditando, será quando sinto o vento, o sol ?. Será quando paro e olho para o mar sem dizer nada, sem pensar em nada ?. Será que neste momento estou meditando?.
Aparentemente sim, quando passamos apenas a ouvir, observar e sentir o que esta em volta, sem analisar, sem ter reação ou argumentos, sem forçar nada, apenas seguindo o fluxo, este me parece ser um estado de meditação.
Mas em que resulta tal estado ?.
Traçando um paralelo com termos comuns a informática, travamos e depois "reiniciamos" (religamos). Assim como um mecanismo de auto proteção que por algum motivo se desliga para se preservar de danos maiores.
Quando "religamos" pensamos melhor e agimos de forma mais direta.
Meditar é algo que se induz ou que que vem naturalmente ?.
Podemos meditar em muitas situações do cotidiano, basta abandonar o intelecto e suas analises.
Isso poderia ser chamado de meditação induzida, definimos o momento o local e cessamos de ser o que somos para fazer parte de tudo. Mudamos o ponto de vista, nos vemos sem ressalvas e com maior tolerância para os nossos erros.
Mas e quanto a meditação natural ?.
Esse tipo esta situada justamente nos exemplos citados no inicio do texto, quando surge sem escolha, sem nenhum tipo de planejamento. Sorrir ao ver uma criança brincar, sentir o vento no rosto, brincar na chuva.
E qual seria a mais importante ?.
Nenhuma e todas a formas estão corretas e se igualam em importância.
E por que alguém iria querer Meditar ?.
Para ter uma mente mais clara, para tomar decisões de foma mais equilibrada sem a influência de nossos
pré conceitos, sem ter a visão curta, que não mostra o problema como um todo, mas como pequenas partes que nunca se encaixam. Meditar é dar-se a chance de pensar mais antes de falar, de ouvir mais antes de opinar ou interpretar, é ter respeito com os outros e principalmente com você mesmo. Meditar pode assustar porque mostra nossos erros e não podemos argumentar contra nos mesmos, podemos até justificar uma atitude injusta ou cruel de nossa parte, mas sabemos a verdade e isso nos incomoda.
Meditar é ser bom ?
Meditar antes de tudo é sempre buscar o equilíbrio, seja como a natureza, se tiver que chover chova, se tiver que brilhar como sol então que brilhe. Sol em excesso mata e chuva em excesso também.
Eu queria pensar de outra forma, me importar menos. Talvez eu seja menos feliz por me importar tanto com o que os outros sentem e esqueço de mim.
Eu não conheço amor se não uma forma de estar cansado de solidão, não conheço casar se não uma forma de estar farto de embrulhar-se sozinho no colchão e sem ninguém para fazer companhia, não conheço mesmo ninguém aqui que diz que amo e não diz que estou cansado de estar sozinho.
"Enxergue além, pois quando se vê de forma natural,
vê-se com limites, mas há muito mais além do que
imagina!
Enxergue com os olhos da alma, só assim
poderás entender o sinal de Deus e ver
infinitamente!"
(A.C.)
Melhor forma de conquistar uma mulher não dando Flores, presente, Dinheiro, é mostrando o seu amor verdadeiro por ela, com palavras, carinho e muito elogios
Teoria da impossível eliminação da física.
Vou dizer de uma forma bem clara, suficiente
Observe
Vamos eliminar a gravidade
Flutuar
Suspender os pensamentos
Impossibilitar o sentimento de felicidade
Ao ver um bebe (mecanicamente) andar
Vamos nos aprofundar
No fundo da matéria indivisível
Elimine seus elétrons
E veja o quão difícil, é caminhar no escuro
Esbarra no muro
feri-se, machucar-se
Tente
Veja sem a óptica, ouça sem o som
Caminhe sem a luz mistica
guie-se sem ouvir qualquer tom
comunique-se sem as ondas de rádio
Sem a TV
Tente se reconhecer sem refletir no espelho
não diferencie as cores
não aprecie o vermelho
O azul, o amarelo
não dance mais o bolero
não admire Newton, não se encante com Einstein
Elimine a física
O que lhe resta?
O vácuo
A física é quântica, está em toda parte
Pluricelular
Eliminá-la
Impossível
Porque ainda que tudo se extingua
Ela ainda estará lá.
Eu não queria me livrar, ser livre dessa forma é doloroso. Seria melhor com você aqui, mas agora tenho que viver, sentir novos ares, mas será que você viverá sem mim? Sei tanto eu quanto você mudamos em relação ao outro, mas não movo um dedo por quem me deixa só. O céu perdeu seu brilho para mim, é cinzento, as árvores só tem folhas secas, o inverno já está próximo, acho que realmente chegou a hora de mudar de estação, o frio chega e me causa hipotermia, e vou morrendo aos poucos com os lábios roxos e olhos vermelhos, mas tudo isso não nos traz de volta, e não tenho esperança alguma de me querer de volta, mas sei que fui o melhor que pude, que sou o melhor que posso na medida do possível, e pra que fazer impossíveis, por quem não merece milagres? A vida é o maior milagre e espero que viva o suficiente para me ver feliz, para me ver sorrindo e dizer: Poxa vida, não é que eu perdi o grande amor da minha vida? E com todo prazer eu vou ouvir esse sussurro e dizer, agora dê valor, mas sem mim. Meus sonhos? Bom não tenho mais uma vez, planos, bem vou arquitetar do zero, mas vou em frente não pense que vou parar, a estrada da vida é sem fim e se houver um fim, acredito que há uma porta do tamanho de cada um, no formato de cada um e não passam dois, a porta é sua, e o que acontece lá, bom estou jovem para saber, mas acredito que não tem mentiras, falsas promessas e desprezo, mas amor, alegria e paz, e estas três palavras bem posso aproveitar um pouco aqui em vida não tudo mas posso, e com ou sem você. Sei que não lê meus textos, mas enfim se um dia ler, não chore, ria, ria muito da minha cara, diga que sou bobo, idiota e me xingue muito, mas não se esqueça do que foi passado, porque isso se fixou em sua memória e essa é uma certeza que tenho. Verdade, eu não sei viver sozinho mas como uma autoria que postei, agente se acostuma né. E a felicidade nunca dependeu de uma pessoa, acredito que é feliz quem quer. Sabe? O tempo um dia bateu na minha porta, me pediu licença e eu concedi, ele tomou um café comigo e me disse tantas coisas que me fez desconfiar das palavras das pessoas, e eu fiquei sempre com essa dúvida se o amor recíproco realmente existe ou se ele é relativo, se um ama mais que o outro, se um ama e o outro não, ou se um finge, ou se os dois o fazem. Mas não importa, seguirei novos rumos porque estes que estou sinceramente me cansaram. E agora sim, eu sou um cemitério de saudades, vou sepultar toda saudade, grão de terra por grão de terra, chorando mas vou e com caixão lacrado, vou jogar flores por cima e dizer que estas serão minhas últimas lágrimas por este amor, e direi em tom de promessa para ter certeza que o Sr. Sofrimento não voltará a me visitar tão cedo. Você sempre deixou teu ciúme te dominar, quando havia motivos eu até te dava razão mas me crucificar sem motivos, foi me corroendo e hoje dói cada palavra proferida pela boca que teve um sabor tão doce ao me beijar e tão amargo ao acabar com o que eu sentia, desejava e considerava ao seu respeito. Sou o mesmo, meu número é o mesmo, minha casa é a mesma, minhas atitudes são as mesmas, mas meu coração é outro, não pertence mais a você, não tem mais calor, não tem mais luz está escuro, e dando lugar para que as aranhas façam teias e morem, e as poeiras com o tempo farão morada, junto da ferrugem que vai comer pedaço por pedaço da couraça que o reveste e depois dará lugar aos vírus do ódio, que arrebentarão minhas artérias, cortarão minhas veias, e beberão o sangue do meu coração.
A saúde da alma está vinculada na forma de como você leva sua vida, e a vigília de seus passos passa a ser um poderoso elixir para evitar uma contaminação
Quiçá, de alguma forma,
coração à parte,
feito um mártir,
caia em mim.
E enquanto eu sonegava,
esperava,
recuava,
flor caía em meu jardim.
Nada chega ou sai de nossas vidas por acaso, se isso acontece é porque de alguma forma temos que extrair dessas circunstâncias algo que Deus queira nos mostrar para aperfeiçoar nossa maturidade e evolução moral.