Fonte
“Senti os meus ombros serem tocados
Olhei e nada vi
Clamei e não obtive respostas {...}
Então fiquei no silencio para ver se algo acontecia {...}
De repente escutei um som que vinha dos fundos
Era o vento que passou entre a porta
Então uma voz suave pude contemplar!
Era tão doce e suave que atravessou meu coração
Fechei os olhos só para ouvir e gravar
Disse-me: - Conheço-o por dentro e por fora
Analiso e observo os teus pensamentos.
Caminho e dirijo os teus passos
Sou Eu que mato a sede
Vou além do que pode pensar ou imaginar
Sou Aquele que chama por teu nome
E digo que Sou manancial da esperança
Sou o teu Deus hoje e para sempre”
O trabalho, por si só, não é meramente uma tarefa exaustiva; ao contrário, é uma fonte vigorosa de geração de energia para o corpo e a alma. Isso demonstra que atividades físicas não apenas fortalecem o físico, mas também revigoram o espírito. Trabalhar é, portanto, um central geradora de renovação e bem-estar.
Saiba observar as águas. Águas límpidas são transparentes, águas sujas são águas paradas. Só a fonte de água viva que renova e purifica com amor e verdade. Não se pode saciar a sede da alma em fontes de águas paradas.
hoje lembrei os medronhos, enquanto o sol se punha no horizonte, acesos ficaram sonhos, no doido intento de me levar à minha fonte...
Quando uma pessoa consegue identificar um talento, uma habilidade, um dom e transformar isso numa fonte de renda, não existe mais crise na vida dela.
Se um dia tivermos tecnologias como as 'máquinas do tempo' e os 'visores do tempo', os historiadores terão outras possibilidades de visitar o passado das diversas sociedades que lhes interessam, ou talvez a oportunidade de vislumbrar em telas de computador ou de TV imagens pertinentes aos vários processos históricos que atravessaram o tempo da vida humana sobre a Terra, e mesmo antes. à semelhança de um astrônomo que olha no céu noturno as estrelas, e nesta operação captura com seus telescópios o brilho de astros que já desapareceram há milhões de anos, não acho impossível que se desenvolvam no futuro tecnologias capazes de apreender as luzes do nosso próprio passado planetário e humano. [...] Neste momento, no entanto, os historiadores não possuem outro visor do tempo que não sejam as próprias fontes históricas com as quais já estão tão acostumados a lidar desde os primórdios da historiografia. Para olhar o passado e apreendê-lo de alguma forma - mas, sobretudo, para compreendê-lo por dentro, permitindo-nos fazer interpretações adequadas sobre as relações humanas e sociais -, precisamos analisar atentamente os vestígios e tudo o mais que tal passado nos deixou. Estes vestígios, evidências, textos escritos e objetos materiais - capazes de registrar tanto rupturas do passado em relação ao presente como de manifestar continuidades entre as duas temporalidades sob formas as mais diversas - são as chamadas 'fontes históricas'.
'Fonte histórica' é tudo aquilo que - por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência - pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história. Quando um indivíduo escreve um texto, ou retorce os galhos de uma árvore de modo a que este sirva de sinalização aos caminhantes em certa trilha; quando um povo constrói seus instrumentos e utensílios, mas também nos momentos em que modifica a paisagem e o meio ambiente à sua volta - em todas essas situações, e em muitas outras, homens e mulheres deixam vestígios, resíduos ou registros de suas ações no mundo social e natural. Esse imenso conjunto de vestígios - dos mais simples aos mais complexos - constitui o universo de possibilidades de onde os historiadores irão constituir suas fontes históricas
Qualquer fonte histórica está em uma relação circular com a história: 'produz História' [ao participar da História escrita pelos historiadores] e é 'produto da história'.
[trecho do livro 'Fontes Históricas - introdução aos seus usos historiográficos'. Petrópolis: Editora Vozes, 2019, p.258]
Que novos acontecimentos renovem seu humor, concedam paz e luz. Que a vida seja a única fonte inesgotável.
Água no corpo, água no copo da casa que moras, bebes tu da fonte que jorra da água direta do Trono?
Todas as fontes de amor que existiam dentro de mim estão secas.Não resta mais nada , a cada desilusão uma delas se esgotava, e foram tantas que hoje não resta mais nada dentro de mim.
Torna o futuro desejado no presente que desejais, então o tempo inacabado será fonte de coisas reais.