Flores
Sobre Beija-flores
Existe uma maneira, aliás várias maneiras de se atrair esse pássaro.
Você tem que ter paciência. Pois isso exige horas de observação, movimentos lentos, para que ele se acostume com a sua presença.
E acostumando-se ele voltará no dia seguinte ao seu jardim. Ah! Sim, não se esqueça que esse jardim deve estar sempre florido e ensolarado, esses pássaros, os beija-flores, não gostam de sombras, nem de tristeza.
Uma música suave também ajuda.
E se tiver um bebedouro de água, daqueles com pequenas flores de plástico , que se coloca água com açúcar e fica dependurado em um galho. Ah! Isso é a glória!
Tem que ter uma boa árvore também, ela dará a sombra necessária para que você aprecie seu beija-flor, enquanto desfruta da música das flores e de um bom livro.
Com o tempo passado na calma do jardim, você percebe que existe outro beija-flor, agora são dois. Você se dá conta que construiu um lugar tão bonito, que seu pássaro não só voltou mas, trouxe consigo uma companheira.
E as horas se transformam em dias, os dias em semanas, meses... Seu jardim agora é visitado por outros pássaros, e mais beija-flores, pois existem vários ninhos na sua árvore.
E você descobre que a inspiração é assim, como um pássaro arisco. Quando nos colocamos em paz e cercados de beleza ela vem, e faz morada dentro de nós!
Pablo Neruda já dizia:
“Escrever é fácil: Começamos com letra maiúscula e termina-se com ponto final. No meio colocam-se as idéias.”
(Pacto Chileno)
Você já viu seu beija-flor hoje?
Eu vejo além do futuro, lindas flores com a cor de seus olhos, belos troncos como a da tua pele, só não consigo vê meu amor por ti florescer.
Vou desenhar um sorriso para presentear você e colher as mais belas flores para igualar com sua beleza.
"Que as flores dos jardins da vida
invadam sua alma, coração
enfeitem com esperança colorida
a verdade, a fraternidade e a união"
Há flores aqui, meu bem, com as quais eu me enfeito e me perfumo pra te receber. O meu aroma mistura-se com o cheiro que exala da tua pele, dos teus cabelos, da tua boca, flutuando entre as borboletas que dançam em meu estômago.
Eu olho infinitas vezes dentro dos teus olhos. Mal posso esperar pra mergulhar nesse abismo tão convidativo. Essa essência que envolve o teu sorriso, o jeito como passa a mão entre os cabelos e me olha assim tão profundamente.
Qual o segredo destes olhos, o que se esconde neste sorriso?
Porque eu me sinto tão atraída por tudo o que vem de você?
Do que é que chamam isto? Mágica? Não sei, mas não tenho pressa. Não pretendo definir nada e, cá entre nós, é o que torna tudo mais interessante. Eu te deixo ser, tu me deixas também. Afinal somos um do outro, sem grades, sem correntes
Tudo aquece, eu me derreto. Nós dois em num só.
Minutos, sou tua. Minutos, és meu.
E ainda somos livres. Tu e eu.
[Ficaram ali por algum tempo, abraçados. Mas logo o cheiro e o calor os envolveram],
E eles fizeram amor.]
Toda mulher gosta de homem que manda! Que manda pro shopping... que manda flores... que manda pro salão de beleza... que manda comprar jóias...
Flores aos que me fizeram chorar? Não! Dou-lhes, um jardim inteiro. As dores que me causaram me fizeram ser melhor.
Pra não dizer que não falei das flores
Sim. Você que resolveu ler esse texto não se confundiu. O título é cópia fiel e descarada do nome da música do Geraldo Vandré. Essas mal traçadas linhas, porém, não tem nada a ver com a canção que se tornou um hino de protesto na luta contra a ditadura militar. São apenas impressões despretensiosas.
Nove em cada dez pessoas já deve ter perguntado “o que fazer para uma relação dar certo?”. Se você, caro leitor, espera que eu responda a pergunta, pode parar de ler esse texto por aqui. Eu não tenho a resposta. Como eu disse ali em cima, tratam-se apenas de impressões despretensiosas, mas com algum conhecimento de causa, lembrando que o que sai da cabeça desse escriba jamais pode ser encarado como regra, talvez até exceção.
Ouvi inúmeras vezes da boca de um ex-governador um ditado valioso: “conversa franca faz bons amigos”. Se eu fosse apostar meu dinheiro na resposta para a pergunta seria nisso: diálogo. Já li em outros textos que, para a relação dar certo, não basta Amor, assim, com letra maiúscula. É preciso mais, dizem alguns. Não que eu discorde, mas pra mim Amor é boa parte da razão do sucesso, assim como a falta dele para o fracasso. Diálogo, porém, é fundamental.
Você, homem ou mulher que está a ler esse amontoado de palavras, acredite, nunca deixe de conversar com seu parceiro. Converse sobre tudo: a noite bem ou mal dormida, o sonho que teve, o dia de trabalho, as frustrações com o seu chefe, a lição dos seus filhos, o capítulo da novela, o resultado do futebol, as desavenças na casa daquela tia, as fofocas na casa daquele primo, os planos para o dia seguinte, os eventos do final de semana, as lembranças do passado, as histórias de faculdade, enfim, converse. Não apenas fale. Ouça, nunca é demais prestar atenção ao que seu parceiro tem a dizer.
Não confie na percepção do seu parceiro. Muitas vezes, uma relação começa a ruir porque você acredita que o companheiro, ou companheira, tem obrigação de saber o que está lhe incomodando. Isso só vai acontecer com muitos anos de convivência e cumplicidade. Se seu parceiro fez algo que não te agradou, reclame. Exponha diretamente e claramente o problema. Dê oportunidade ao diálogo. Não se feche. Para se pedir perdão é preciso saber onde se errou. É nessas horas que o Amor alcança seu peso maior. Na capacidade de perdoar.
Orgulho é algo que muitas vezes não entendo para que existe. Seguramente, num relacionamento, não vejo utilidade alguma. Pedir perdão é saudável. Só não pede aquele que não tem capacidade de admitir que errou. Errar é humano. A expressão já está inserida no nosso cotidiano há séculos. No mundo moderno, contudo, parece que aquele que erra não merece perdão. Relacionamentos terminam pela falta de capacidade de perdoar. Evidentemente, há erros imperdoáveis e que impedem a continuidade da relação. Há erros, porém, que são superestimados. Não somos donos da razão. Podemos, e até devemos, ficar magoados e entristecidos mas, quando amamos, não devemos negar ao parceiro o direito à defesa. Saber ouvir, desprovidos de pré julgamentos, é o segredo. Defendo que jamais devemos dormir magoados com a pessoa amada. Com uma boa conversa, tudo pode ser resolvido antes de se botar a cabeça no travesseiro. Mas vamos e venhamos, não há mal nenhum em uma noite no sofá, desde que a manhã reserve a solução para os problemas.
Não tenho, como já havia adiantado, a fórmula para o sucesso de uma relação. Mas acredito que o diálogo é um excelente caminho, assim como a dedicação. Só se aprende isso, porém, na prática, convivendo, caindo e levantando, ganhando e, infelizmente, também perdendo. O sucesso de um relacionamento depende de dois, jamais de um. Quem tem um não tem nenhum. Jamais gostei de números ímpares. Só se aprende errando. O segredo é consertar os erros antes que o relacionamento termine. Não repetir os erros é redundante falar. Entretanto, enquanto houver amor e o diálogo imperar, o relacionamento tem tudo para prosperar. Então meu amigo leitor, converse, sempre. Uma boa relação não se sustenta em adivinhações, em suposições, em imaginar que ele ou ela tem obrigação de saber o que lhe incomoda. Uma tia postiça me ensinou que quando se gosta, encara-se. “Por que você fez isso?” é um bom começo para resolver os problemas. “Não gostei da sua atitude”, “O que você falou me magoou”, enfim, teria inúmeros exemplos. O mais certo, sem dúvida, é conversar. Não deixe passar uma oportunidade para uma conversa franca, pois ela pode ser valiosa demais.
Um rio de sonhos coloridos,
sob um céu cintilante, anilar.
E das flores que colhi pelos vastos campos
de alem dos mais alegres jardins,
trouxe-te uma por nome amor perfeito.
Não olho para as contradições
entre querer e ter, amar e possuir,
apenas me acalmo em te ver sorrir.
Esta é a minha sinfonia,
onde na ausência de todos os meus sonhos,
eu sonho um sonho ainda mais perfeito.
Flores...
Perfumadas, delicadas, suaves
Se entregam sem pedir nada em troca
Admiradas, não se deixam envaidecer
Murcham a cada outono
E renascem explendorosas na primavera
São temas de poetas, boêmios e apaixonados
Se alegram com doces palavras
Se entristecem se você está triste
São amiguinhas delicadas e encantadas
Flores...
Sem pedir permissão nos brindam
Com seus vários tons, texturas e formatos
E não se importam se você se quer as perceber
Elas sempre estarão ali
Queira você ou não
Flores...
Eu não sei que caminhos às vezes devo seguir, mas sei que com as flores ele é mais belo, porém não menos difícil, mas sendo mais belo, caminho com mais motivação!
Meu caminho de saudade não é nada fácil, mas mesmo assim eu não deixo de espalhar as flores que nascem em meu coração por ai, deixo o perfume de cada uma delas para a minha família e para os meus amigos, gosto de levar alegria e ser alegria para todos... As flores do meu coração me dão força e estímulo para continuar regando de carinho, confiança e dedicação o jardim do amor!!!
E eu me entreguei por ti,
Já fiz de tudo um pouco,
Flores, cartas, por um triz eu fiquei louco,
Tudo por você, nunca pedi pra me agradecer!
Nos jardins nas praças públicas nas ruas nas chácaras florescem as mais exuberantes flores: coléus, rosas, ibiscos, manacá da serra, era alemã; são as cores fortes do outono em meio ao azul celeste da bela cidade de São Carlos.
Mesmo quando os dias não são de flores, mesmo assim procure colocar flores em sua vida, não importa se houver espinhos o importante é que você as tenha no dia-a-dia, ainda que os espinhos deixem marcas pro resto da vida, até eles vão ser fundamental, para a lembrança de uma luta a qual você foi vitoriosa(o)
"Uma vida com poucas amizades é como árvores sem flores e sem frutos. E uma amizade sem beleza é como flores sem perfume. Vida, amizade, beleza: eis a minha trindade".