Fitas final Curso Ciências Desporto
"Vê-se que a Teoria do Estado, dentro das Ciências Políticas, pretende estudar o Estado, sua estrutura e seu funcionamento, bem como a sua relação com o judiciário. Deve-se buscar o foco privilegiado de emanação do poder, dentro de sua realidade e do seu ideal. Não pretende-se buscar a explicação de um modelo normativo de Estado, mas, sim, um ideal "positivo", junto do entendimento de como este ocupa o espaço de representante dos indivíduos."
NADA estupidifica mais perfeitamente um ser humano do que o uso habitual do vocabulário das ciências naturais em contextos que escapam ao horizonte cognitivo próprio delas. O sujeito tem a impressão de que está nomeando a realidade das realidades, quando está apenas fazendo metáforas e metonímias muito vagabundas.
Inteligência é transitar sem preconceito por todas as artes e ciências. Compreender que tudo importa.
A única forma de salvar as ciências sociais do entojo que se tranformou em razão do marxismo é a reconstrução da teoria social a partir das sólidas bases iniciadas por Edmund Husserl, Max Weber, Alfred Schutz, von Mises, Cristopher Dawson, Voeglin e Gilberto Freyre. Essa linha em debate com a que se estrutura a partir de Durkheim, retirando o marxismo como fonte de elaboração teórica e o reduzindo ao seu valor devido: a de doutrina que, só na sua prática política, resultou no assassinato de mais pessoas do que a soma de todas catástrofes naturais, epidemias e duas guerras mundiais durante o século XX.
As ciências não são espaços nos quais os objetos se encontram, mas sim as janelas pelas quais olhamos para dentro da sala em que eles estão.
As ciências constroem-se a si mesmas de dupla forma: ou pela extensão em que se recriam ou pela profundidade em que se elevam.
© 11 setembro de 1982 | Luís Filipe Ribães Monteiro
"Uma criança pequena pode aprender matemática, gramática, ciências naturais, desenho, música, dança e esportes sem grande dificuldade. Mas a História e sobretudo a filosofia dependem de uma compreensão mais madura da vida."
“O grande desafio das novas ciências depende da popularização dos equipamentos científicos para se tornarem tão disponíveis o quanto ocorreu com o caso dos hardwares da informática.”
“Classificar a nanotecnologia como um papel em branco disposto a receber todas as ciências conceituais, técnicas e engenharia não é especulação, mas uma realidade.”
“As novas ciências e tecnologias, como a nanociência e nanotecnologia estão para o mercado assim como as suas teorias estão para os professores. São ferramentas de grande potencial de trabalho e desenvolvimento.”
“Embora as novas ciências, como a nanotecnologia estejam amparadas pelos mais sólidos conceitos acadêmicos, nem por isso que não permitam os ajustes e inovações empreendedoras para adaptação em tecnologias e serviços novos ou já existentes.”
Não conto o tempo pelas ciências exatas de Pitágoras, conto pela ciência abstrata de Drummond.
Charles Valente
"A nanociência junto a outras ciências tem agora o CRISPR que pode ser comparado ao novo chaveiro Suíço biológico de aplicações inimagináveis".
Estudantes de ciências sociais devem temer aprovação popular: o Mal está com eles quando todos os homens falam bem deles.
A Matemática é a rainha e a serva de todas as ciências, porque ela serve para todas, e todas precisam dela.
Se todas as faculdades de filosofia, letras e ciências humanas do Brasil fossem fechadas, isso não traria nenhum dano econômico nem cultural para o país. Só teríamos de encontrar, para alguns milhares de analfabetos funcionais, o número suficiente de empregos braçais para os quais eles estão qualificados.
E se os seres humanos de todas as ciências, dominassem a ciência do "diálogo", ao estabelecer laços, talvez o mundo não estivesse assim.