Filósofos na Educação Física

Cerca de 6061 frases e pensamentos: Filósofos na Educação Física

Se não investirmos de forma séria na educação, saúde, agricultura, infraestruturas rodoviárias, energias renováveis, investigação científica e turismo, dificilmente trilharemos o caminho do desenvolvimento.

A verdadeira função da educação é desenvolver as habilidades necessárias à participação do homem na sociedade.

A educação precisa ultrapassar os muros da formalidade. Muitos educadores sequer sabem que existem outros moldes educacionais, outros conceitos pedagógicos escolares, que não os tradicionais.

A autodidatismo é, acredito firmemente, o único tipo de educação que existe.

Que lutemos contra o governo, que luta contra a nossa cultura, arte e educação!

A questão é que não há educação, então, criam a punição - é mais fácil punir do que educar. Punir não exige pensar.

A malcriadez é a consequência da resistência à educação, por isso é inimiga da educação e da humildade.

O que é a educação senão o uso de poderosos sentimentos para criar hábitos de pensar, de agir, ou seja, para organizar no espírito da criança sistemas coordenados de ideias com ideias, de ideias com sentimentos, de ideias com atos?

Nossa felicidade depende da educação da vontade, pois a felicidade consiste em fazer com que as ideias e os sentimentos agradáveis deem tudo o que podem dar de alegria, e em impedir aos pensamentos e às emoções dolorosas o acesso à consciência, ou pelo menos em não deixá-los preponderar.

Criança mimada é falta de educação, sim. E a culpa é dos pais!

Estamos criando uma geração de crianças mimadas, mal educadas e que não sabem ouvir um “não” sem agir como se seu mundo tivesse acabado. Elas não possuem uma educação emocional saudável e, por isso, não sabem lidar com as frustrações que a vida coloca em seu caminho.

E, por mais que seja difícil de aceitar, na grande maiorias das vezes, a culpa é dos pais, que não são preparados para a responsabilidade de criar uma criança, como todas as nuances que esse trabalho apresenta.

A psicóloga Laurema Suckow de Castro acredita que essa geração de “crianças mimadas” está se formando influenciada por diversas mudanças que estamos vivendo nos âmbitos social e econômico.



“O pais e as mães estão muito mais ausentes, trabalhando muito. As crianças ficam muito ligadas a aparelhos tecnológicos, com pouco contato com a família. Isso desencadeia um comportamento social sem muitos limites”, diz.

Para compensar a falta que fazem, os pais acabam desencadeando um comportamento vicioso. Eles oferecem bens materiais para os filhos e evitam repreendê-los, já que a culpa da ausência já dói demais. Os filhos, por outro lado, ficam confusos e muitas vezes se aproveitam da culpa dos pais para ganho próprio e agem sem nenhuma consideração e respeito, comportamentos que permanecem até a vida adulta, influenciando diretamente em sua qualidade de vida.

“Uma criança mimada é uma criança que tem baixa tolerância à frustração. Não sabe ouvir um não e não consegue se comportar bem socialmente (…) Esse “não consegue” passa pela questão da criança saber que os pais não vão repreendê-la em um lugar público, por isso acaba colocando a família em situação constrangedora”, explica Laurema.

Como lidamos com essa situação?
É muito complicado saber o que fazer em determinadas situações. Sempre temos as melhores intenções no coração, mas colocá-las em prática pode ser mais complicado do que parece. Por mais que desejemos ser amigos de nossos filhos, em alguns momentos temos que ser pais de verdade, ser firmes e tomar decisões que não nos agradam.

Precisamos estabelecer limites, compreendendo que eles são fundamentais para formar o caráter de nossos filhos e que a educação é melhor herança que podemos deixar para eles.

Apesar de parecer simples, muitos pais não conseguem estabelecer limites saudáveis para os filhos e acabam colocando essa responsabilidade para os outros, escolas, especialistas, o que não é certo. É uma habilidade que precisam desenvolver, porque crianças precisam de limites colocados pelos pais. A função dos pais não é apenas dar amor e carinho, é também educar.

Laurema comenta que está cada vez mais comum os pais encontrarem explicações científicas para os comportamentos mimados de seus filhos, diagnosticando-os como hiperativos e explica que há uma grande diferença entre as duas coisas:

“Há diferenças grandes entre uma criança com alguma síndrome e uma criança sem educação, sem limites. Os pais não podem confundir. Na dúvida, é importante buscar orientação.”

Além disso, também oferece dicas especiais para lidar com as crianças mimadas e manhosas:
Tenha controle da situação. Lembre-se: quem sabe o que é melhor para as crianças são os adultos e não elas.
Seja firme. Não volte atrás em uma decisão. A criança precisa confiar e sentir-se segura com a decisão do adulto.
Não sofra. Saiba que dar limites é positivo para a criança. Uma criança mimada é manipuladora e sabe o “ponto fraco” dos pais. Não caia no jogo.
Fuja do consumismo. Não tente compensar o tempo que você passa fora com presentes. O que vale é a qualidade do tempo também, portanto, presentes, só em datas especiais.
Dê tarefas para que as crianças cumpram, de acordo com a idade e maturidade delas. Estimule a independência.
Faça combinados e mantenha as regras. Antes de sair de casa para um passeio, lembre os acordos da família: nada de birra, manha ou pedir para comprar alguma coisa. Não dá para fazer tudo o que as crianças querem, isso prejudica um crescimento saudável!

⁠“Educação se faz mais pelo exemplo do que pela palavra"

O falseamento de certos princípios da moral, dissimulado pela educação e conveniências sociais, vai criando esses aleijões de homens de bem.

(Senhora)

O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o país precisam passar a enxergar isso. A saúde é importante? Lógico que é. Mas a educação de um povo é muito mais.

Romário

Nota: Trecho de entrevista ao repórter Cosme Rimoli.

O aluno universitário do curso de história hoje esta interpelado por dois caminhos: ou seguir a carreira universitária, aprendendo a escrever e a escrever e a escrever, interpretando a história; ou a seguir o caminho de professor do ensino fundamental e médio, ou seja, aprendendo a interpretar questões longas e adaptando-se a múltipla escolha. Há quem diga que no segundo caso é se atrelar ao sistema ( para uns o capitalista), mas no primeiro caso é onde vemos a elite dos professores. Seria o capitalismo na pratica para os professores universitários? E uma luta sem fim para os professores não universitários? Ser professor no Brasil é assumir duas realidades bem distintas.

Inserida por RicardoMoura

⁠A harmonia da família passa pelos princípios sociais básicos e primordiais para ambiente colaborativo:

1) Respeito a opiniões e pontos de vista;
2) Ambiente colaborativo onde cada um tem e respeita direitos e deveres;
3) Cada um cumpre sua parte sem ter que "semi escravizar" o seu parente em benefício próprio;
4) Ter empatia Ex.: o meu ato vai prejudicar o outro ?
5) Evitar a síndrome do Narcisismo onde só o "Eu" e o "Meu" que importa;
6) Educação Financeira: onde quem ganha mais paga mais, quem ganha menos paga menos... ninguém é isento a não ser por acordo familiar.

Inserida por sergiolopescan

⁠A melhor sensação do mundo é levantar todo dia e saber que estamos vivos, fortes e com energia suficiente para buscar e lutar pelos nossos objetivos de forma livre.

Inserida por sergiolopescan

Você não deve se comparar com ninguém, pois cada um é cada um.
A melhor comparação é de você ontem e hoje. Cresceu ou não ?⁠

Inserida por sergiolopescan

⁠Você é daquelas pessoas que levanta de manhã e só pensa em comprar roupas, jóias, acessórios e outros objetos para satisfazer sua ansiedade?

Na lata!! Isso pode ser "Oniomania" ou TCC (Transtorno da Compra Compulsiva).

Procure um profissional da área e viva livre deste problema.

Inserida por sergiolopescan

⁠Evite jogar em jogos de azar rotineiramente, pois estatisticamente a chance de ganhar é a mesma de um meteorito cair na sua cabeça, ou seja, quase nula!

Inserida por sergiolopescan

⁠"Não culpe os outros pela vida que você tem, pois ela é o resultado de tudo que você escolhe, faz, diz e aceita!."

"Para de drama e vitimismo e vai buscar seu lugar ao sol"

Inserida por sergiolopescan