Filósofos Gregos
(...),pareceu-me que os que tinham mais reputação eram os mais desprovidos, e que, ao contrário, os outros, considerados ineptos, eram homens mais capazes, quanto à sabedoria.
"Ó meus concidadãos de Atenas, eu vos sou reconhecido e vos amo; mas obedecerei antes ao Deus que a vós."
Nenhum governante, seja qual for a natureza da sua autoridade, na medida em que é governante, não objetiva e não ordena a sua própria vantagem,
mas a do indivíduo que governa e para quem exerce a sua arte; é com vista ao que é vantajoso e conveniente para esse indivíduo que diz tudo o que diz e faz tudo o que faz.
Tenho certeza de que realmente existe tal coisa como uma vida nova, e de que a vida brota da morte, e de que as almas dos mortos existem.
O importante não é viver, mas viver bem. E viver bem significava, junto com as coisas mais agradáveis da vida, para viver de acordo com seus princípios.
A excelência nunca é um acidente. É sempre o resultado de alta intenção, esforço sincero, inteligência e execução; representa a escolha sábia entre muitas alternativas – escolha, não acaso, determina o seu destino.
A coragem é uma das principais qualidades humanas, é apartir dela que podemos ganhar outras qualidades.
Os hábitos que formamos desde a infância não fazem pouca diferença - na verdade, fazem toda a diferença.
Quanto mais uma coisa é comum a um maior número, menos cuidado recebe. Cada um preocupa-se sobretudo com o que é seu, quanto ao que é comum, preocupa-se menos, ou apenas na medida do seu interesse particular.
A felicidade consiste numa certa maneira de viver,no meio que circunda o homem ,nos costumes e nas instituições adotadas pela comunidade à qual pertence...
Os juízes decidem com base em suas próprias satisfações e ouvem com parcialidade, rendendo-se aos contendores em vez de julgá-los.
"Pois o amor demonstra sua grande força fazendo com que o tolo se torne sábio, e o sábio se torne tolo".
É evidente que o homem, muito mais que a abelha ou outro animal gregário é um animal social. O homem é o único entre os animais que tem o dom da fala. Na verdade, a simples voz pode indicar a dor e o prazer, e outros animais a possuem, mas a fala tem a finalidade de indicar o conveniente e o nocivo, e portanto também o justo e o injusto.
"O caráter pessoal do orador alcança a persuasão quando ele nos leva a crer no discurso proferido. Acreditamos mais nos homens de bem por serem mais preparados e íntegros do que outros. Em geral, isso é verdadeiro, qualquer que seja a questão, e absolutamente verdadeiro onde a certeza exata é impossível e as opiniões são divididas."