Filósofos da Ciência
Nunca cabem comparações e interpretações entre os ritos e valores repetitivos das culturas populares com os verdadeiros conceitos reconhecidos sejam acadêmicos e científicos. Não podemos comparar nunca os sonhos, por menor que sejam com a realidade e qualquer trabalho.
"A evidência da existência oferece indícios para minha fé em um Ser superior, Criador de tudo, dos planetas, das estrelas, do universo inteiro".
Segundo Sócrates, existem quatro tipos de loucura: a profética, a ritualística, a amorosa e a poética. A única regra é o desregramento! A insânia é fundamental para a inteligência, para a arte, para a ciência... A loucura é o preço que se paga pela genialidade, já a ignorância, é o presente dado pela mediocridade.
Resta-me dizer que, de Charles Richet a Feyerabend, de uma época a outra, o inabitual tece um susto acadêmico; e o que dizer atualmente, se o susto ainda existe?
(Do texto "O inabitual como susto: De Feyerabend a Charles Richet")
Discutir sobre a mulher ainda é uma segmentação do discurso, é um prolongamento que não é diferente dos machismo ou do femismo, ou quaisquer ismo ou ciência deste alinhamento generalista.
No caminho para o conhecimento, é preciso abrir mão de algumas coisas e repensar o conceito de outras.
Nada é mais justo que o fulgor da última quimera, mas nada é tão mais injusto que o furor de uma quimera sem a verdadeira face da realidade. Por mais sublime que seja um arco-íris, em cada cor existe uma luz que provém do vigor de uma grande estrela.
Um dia eu tive que pensar, e decidir entre ser um cientista ou um poeta. Resolvi fazer da poesia minha ciência, e da ciência fiz poesia.
Desinformação ou Incompetência?
Recentemente a National Geographics TV, iniciou uma série intitulada O Universo.
Tenho assistido aos programas, e me parecem bem fundamentados com excelente teor científico.
_ Não obstante me deparei com alguns erros de tradução na primeira exibição da série, apresentava-se umas das primeiras experiências do Homem rumo a conquista do espaço, tratava-se de um salto de paraquedas de uma altitude recorde, segundo o narrador de “três mil metro de altura” é de conhecimento público de que foi de 30 mil metros.
No site do netgeo escrevi um comentário, em um espaço destinado a este fim, e para meu espanto, o meu comentário desapareceu. No ultimo episódio, dia 05/02/2012, ouvi aberrações tipo “viajam a mais de 300 mil quilômetros por segundo”. E coisinhas tipo “bilhões” que são chamados de “milhões”, eu sei que a compreensão humana desliga-se quando os números são muito grandes, mas acho inadmissível que um programas destinado a divulgação científica tenha erros gritantes. Acho um incompetência assumida, quando alguém se preocupa em denunciar estes erros os responsáveis , simplesmente deletem o aviso, e nem ao menos mandam um e-mail de agradecimento.
O conhecimento científico é a força motriz que geri a inteligencia a favor da vida. Em outras palavras, a ciência é a unica condição de sobrevivência.
Parecia um insulto manter alguma fé em Deus. Foi aí que os ''mais esclarecidos'' consagraram-se ao conhecimento, transformaram a Ciência em religião e o Homem em um deus. Um deus mais acessível, eclético e subserviente.
Quando procuramos uma ideia pré-determinada estamos sujeitos a encontrá-la, mesmo que ela não exista e mesmo que evidências mostrem o contrário.
APRENDIZADO (B.A.S)
Só venceremos na cartilha do amor,
da ternura, da paciência, tolerância,
e no silêncio interior...
E na ciência do sacrifício,
a fé sustentará a coragem dos sonhos,
e todas as preces realizaram-se...
Se as pessoas soubessem ou fizessem ideia do quanto são insignificantes na vastidão do Universo, com questão e curiosidades que influenciariam em nossas vidas, elas não perderiam o seu tempo com preconceitos e descriminações futeis e leis ridículas. Se cada um tivesse consciência do que é a vida e seu habitat, perderiam menos seu tempo com coisas pequenas.
O amor verdadeiro está na capacidade de amar incondicionalmente e tem uma dimensão emocional inexplicável pela ciência. O amor verdadeiro está no desapego, em uma vontade inexplicável de cuidar e querer o bem, em um ato impulsionado pelo coração, em pequenos gestos, mesmo em poucas palavras... é mais forte que paixão, é o sentimento mais domável mesmo inquieto, é algo que se pode demonstrar somente em um olhar... triste quem não o vive ou não percebe que é tomado por ele por desconhecer a mudança real que o amor verdadeiro faz em nossa vida. As coisas mais inexplicáveis são as mais bonitas e verdadeiras que existem em nossas vidas, tal como o amor verdadeiro.