Filósofo Francês

Cerca de 135 frases e pensamentos: Filósofo Francês

Sucede que só muito raras vezes penso; assim uma infinidade de pequenas metamorfoses vai-se acumulando em mim sem eu dar por isso. E depois, um belo dia, produz-se uma verdadeira revolução. Foi o que deu à minha vida estes solavancos, este aspecto incoerente.

A vida está densamente semeada de espinhos, e não conheço outro remédio senão passar rapidamente por eles.

Voltaire
CHANDON, Louis Mayeul. Mémoires Pour Servir à L’Histoire de M. de Voltaire (1785).

Nota: Apesar de ter feito a metáfora com os espinhos certa vez, o pensamento não se encontra nos escritos de Voltaire. Ele foi atribuído ao filósofo pelo biógrafo francês Louis Mayeul Chandon.

...Mais

Aquele que te convence a acreditar em absurdos tem o poder de fazer você cometer injustiças.

Voltaire
Collection des Lettres sur les Miracles (1765).

Nota: Muitos pensamentos semelhantes atribuídos a Voltaire tem o final diferente (com atrocidades, em vez de injustiças).

...Mais

⁠Chamamos loucura a essa doença dos órgãos do cérebro que impede um homem de pensar e de agir como os outros. Não podendo gerir seus bens, é interdito; não podendo ter ideias de acordo com a sociedade, é excluído; se for nocivo, é enclausurado; se for furioso, trancafiam-no.

Voltaire
Dicionário filosófico (1764).

Quem não precisa mais dele dessa vez sou eu. Só de pensar que um dia eu confirmei que ele era tudo que eu queria. Coitado.

Inserida por avoirlafoi

– E quando eu não tiver mais idéia do que falar?
– Então você não me beija, porque eu cansei de ter tudo de você, menos você.

Inserida por avoirlafoi

Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente.

Inserida por Dasein

"Porque fomos crianças antes de sermos homens, e porque julgávamos ora bem ora mal as coisas que se nos apresentaram aos sentidos, quando ainda não tínhamos completo uso da razão, há vários juízos precipitados que nos impedem agora de alcançar o conhecimento da verdade; e, de tal maneira, só conseguimos libertar-nos deles se tomarmos a iniciativa de duvidar, pelo menos uma vez na vida, de todas as coisas em que encontrarmos a mínima suspeita de incerteza"

Inserida por viniciusnunes

⁠O que julga ser senhor dos demais é de todos o maior escravo.

Jean-Jacques Rousseau
Do Contrato Social (1762).
Inserida por Mariziana9

Existem aqueles que só usam as palavras com o propósito de disfarçar seus pensamentos!

Voltaire
Dialogue du chapon et de la poularde (1763).
Inserida por joao_augusto_coura

Cada um põe a felicidade onde pode, ao seu gosto.

A originalidade nada é senão sensata imitação. Os escritores mais originais tomam emprestado uns dos outros. As ideias que encontramos nos livros são como fogo. Arrancamo-lo da casa dos vizinhos, alimentamo-lo em nossa casa, transmitimo-lo a outros, e ele passa a pertencer a todos.

Inserida por OswaldoWendell

⁠"Estou sozinho no meio destas vozes alegres e razoáveis (...) passam o seu tempo a explicar-se uns aos outros, a reconhecer com contentamento que são da mesma opinião. Que importância que ligam (...) ao facto de pensarem todos juntos as mesmas coisas"

Inserida por dia_marti

Enquanto duvido de tudo não posso duvidar que esteja duvidando, eu sou algo que duvida, sou algo que pensa na dúvida, sou algo que existe por pensar, se penso, logo existo.

1596/1650

Inserida por DavidFrancisco

Por mais que se diga o que se vê, o que se vê não se aloja jamais no que se diz, e por mais que se faça ver o que se está dizendo por imagens, metáforas, comparações, o lugar onde estas resplandecem não é aquele que os olhos descortinam, mas aquele que as sucessões da sintaxe definem.

Michel Foucault
As palavras e as coisas: Uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.