Filosofia Deus

Cerca de 752 frases e pensamentos: Filosofia Deus

Nós só somos nós quando estamos em nosso real universo; *a nossa mente*

Inserida por Reiden

Inteligência é o poder de conexão. É o poder que nós temos de fazer conexões com coisas que ao nosso ver não são nada relativas. Inteligência é isso, é ver que tudo está conectado. Desde um grão de areia na praia, ao horizonte de estrelas em nossa vasta galáxia.

Inserida por Reiden

Não há defeitos; defeitos são detalhes dos quais não gostamos. Feliz é aquele que se aceita do modo que é.

Inserida por Reiden

Sabe, as vezes me perco em minhas hipocrisias ao escrever em um site insignificante. Pensar que um peixe sabe mais da vida do que todos nós juntos. Ele nada e nada, senão, morre.

Inserida por Reiden

Sabe como um psicopata vê o mundo?!

Ele vê o mundo como uma simulação, como um jogo. E como num jogo, não temos empatia pela máquina, tampouco somos verdadeiros, sinceros. Somos manipuladores e sempre tentamos levar vantagem. E como estão em um jogo, por que ter empatia, compaixão?... Por que ser sincero e verdadeiro?! O jogo só se torna único quando acreditamos nele; talvez seja por isso que por vezes fingem a realidade, ser quem não são; matam.

Se você for paranoico suficiente, verá que sempre há a possibilidade de estar sendo manipulado; que nunca há como saber quem está lhe manipulando.

Espero que este texto faça vocês entenderem mais como um psicopata vê o mundo. Sabe, às vezes penso que esse é o segredo, não ligar para nada, se adaptar ao meio e tirar vantagem do que se pode enquanto há tempo.

Inserida por Reiden

Quando um homem esquecido esquece tudo, perderá tudo no final?

Inserida por Oamoreperfeito

Bem & Mal

Sabe, a nossa percepção de bem e mal é relativa ao conhecimento e a ignorância. Afinal, quanto maior o conhecimento do indivíduo, maior a bondade que o mesmo poderá gerar. De mesmo modo, quanto maior a ignorância de um Ser, maior o mal que o mesmo possa gerar. E aqui temos a consciência de que o bem e o mal são meras percepções, mas o que a geram são o conhecimento e a ignorância.

Inserida por Vouapagar

Humanidade

Nós humanos, seres racionais (nem tanto), fizemos muitas coisas ao longo de nossa existência.
Como “inventar” a Astronomia, a Matemática, a Linguagem e etc...
Mas parece que ainda não aprendemos uma coisa, que aliás, já fizemos de certa forma, “parte”. Não aprendemos a — pensar. Temos tantos e tantos conhecimentos, tantas e tantas pessoas inteligentes, mas nem parece que existem; o que adianta ter conhecimento e priva-lo para o resto do mundo? O que adianta ser inteligente e não ter atitudes inteligentes?
Como uma Sociedade, “Evoluída”, consegue ser tão irracional? Nós engatinhamos pelo pântano, caminhamos sobre pedras, corremos sobre a água; mas do que adiantou? Do que adianta sem nem mesmo saber o mínimo do mínimo? “Pensar” é o que precisamos — PENSAR.
Atualmente, século XXI, estamos no Capitalismo; que aliás, não parece um modelo econômico muito bom. O que o Capitalismo nos possibilitou? Ah! Essa é fácil! Nos possibilitou: termos propriedades, “poder” e meios de produção para evolução da humanidade. Só tem um, porém, a humidade está dando valor ao físico, ao material; não ao “espiritual”, não ao que há dentro de nós mesmos. Então do que adianta? Temos poder de compra, uma casa, um celular, um computador; mas aonde se encontra nosso cérebro? Não sabemos pensar, refletir, aprender, ensinar; não sabemos. Nossa curiosidade está se extinguindo desde o nascimento; e isso é bom? Talvez para os que acham que o “dinheiro” tem poder. Por que, ao meu ver, o dinheiro é só papel; com valor único determinado pelo nosso pensamento. Nós determinamos o que é valioso; só que não funciona assim. Tudo neste mundo é valioso; desde um grão de areia ao carvão. Uma pergunta para vocês: como é possível dar valor (preço) ao que não tem valor intrínseco? Simplesmente não tem como. O que faz o nosso Sol ter significado? Nada.
Mas o que seríamos sem o nosso Sol? Nada. Nós damos este significado; NÓS!

Inserida por Vouapagar

Bem & Mal, real ou percepção?

Nós, seres humanos, sempre tentamos questionar o que é o mal, tanto quanto o bem; mas parece que nunca ficamos satisfeitos. Na Filosofia, há vários conceitos de ética; mas nenhum pareceu ser aceito de forma plena. Por isso, lhes apresento o meu conceito de Bem & Mal.

Bem-vindos à “Ética Universales”.

Começamos não pelo bem e mal, mas pelo que os geram; e o que é? O que gera o bem e o mal? Supomos a seguinte situação:
Há um policial, um homem bem-intencionado, e mal-intencionado.

Digamos que o Policial se chame Lucas, o bem-intencionado Gabriel e o mal-intencionado Charles.

Charles está planejando atacar os Estados Unidos com mísseis soviéticos; Gabriel, como bom homem, o tenta impedir; mas Lucas — o policial — impede.

Qual a moral da estória?

Gabriel, como tinha conhecimento, foi impedir um desastre.
Lucas, sem conhecimento — portanto, ignorante, impediu Gabriel.
Agora, raciocinemos; com conhecimento, Gabriel impediria o Mal; sem conhecimento, Lucas permitiu o mal.

Então é lógico de se pensar que o Bem é ocasionado pelo conhecimento, e a maldade, pela ignorância.

Me diga, morte de Hitler faria o bem? Traria prazer? Não!
Então, o que faria o bem, nesse contexto? A liberdade de seu opressor, no caso, Hitler.
A morte de um ser não traz felicidade ou prazer, mas subjetivamente, trará.

Agora, imagine uma ética com este conceito; onde o conhecimento ocasiona o bem, enquanto a ignorância ocasiona o mal junto do conceito de ética do Utilitarismo.
Utilitarismo: conceito filosófico onde quando há maior prazer em comparação a dor, melhor a ação. Agora, imagine que o conhecimento ocasione o bem e a ignorância ocasione o mal; seria uma boa base para o Utilitarismo, não é? Seria perfeito (ao meu ver).

Inserida por Vouapagar

Significado da Vida

Sabe, muitos pensam que a vida tem um significado — e realmente tem; só que nem tanto.
O significado da vida é extrínseco. Não há significado próprio para vida ou existência.
Se você for procurar um significado próprio, nunca achará; pois o mesmo tem que ser dado.

A vida tem o significado que quisermos que tenha; nós escolhemos o motivo e por que existimos e vivemos. Por isso nenhum filósofo ou intelectual achou o significado, pois não existe. A existência simplesmente é o que é.

Alguns acham o Niilismo pessimismo; eu acho realismo.

Inserida por Vouapagar

A oração conecta o ser à sua essência verdadeira suplantando o humano de si e entrando em comunhão com o divino que É.

Inserida por carlos_alberto_hang

Infinito

O infinito, mesmo que seja infinito, é finito.

Não entendeu? É simples!

Pense na matemática, ela só prossegue na contagem se houver a repetição do (0), (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8) e (9). Não é? Então posso dizer que o infinito nada mais é que a soma de valores repetidos. Pense no infinito como um copo e a água os valores sendo repetidos; interessante, não? Então se há vida em nosso planeta, com certeza há vida fora! É pura lógica.
Com isso, o que realmente é impossível (sendo que o impossível nem existe)?

Inserida por Vouapagar

Se hoje estou errado, amanhã estarei menos errado. Não importa se o que escrevo está errado; o que realmente importa é se eu aprendi com o meu erro.

Inserida por Vouapagar

Tendo em vista que a cor branca é a união de todas as cores e a cor preta a ausência; imagine o seguinte:

Otimismo = branco

Pessimismo = preto

Então, o que é o realismo?

Realismo é a fusão do otimismo com o pessimismo.

Otimismo + pessimismo = realismo.

Mas qual a cor do realismo?

Preto com branco? Branco com preto? Cinza.

O realismo é cinza.

Inserida por Vouapagar

O ser humano sempre almejou um significado maior em sua existência; mas nunca pensou que esse significado pudesse ser dado por ele.

Inserida por Vouapagar

Bem & Mal, lados da mesma moeda?

Bom, creio que todos a essa altura já saibam que o bem tanto quanto o mal são construções humanas para designar ações que não concordamos ou almejamos. O bem e o mal em si, não existem.

Agora, o que seria tecnicamente "bom" e tecnicamente "ruim"?
Seria o "bom" aquilo que favoreça a nossa existência? Então o mal seria o que prejudica a nossa existência. Olha, até que faz sentido e é uma ótima visão. Só que essa visão seria boa para todos seres? Vejamos: seres inteligentes, como nós, pensamos, sentimos etc., já seres que são distintos de nós, como cachorros ou peixes, não ligariam se mudassemos de planeta ou até mesmo trocassemos sua ração. Bom, não digo que tais seres são inferiores, mas que são diferentes.

Não, a visão não valeria para todos seres. Somos seres que temos a capacidade de raciocinar, enquanto o resto está limitado ao instinto.

Agora que já deixei isso claro, vamos ao que interessa! Como que podemos definir se uma ação é boa ou má? Como já disse antes, uma ação má seria a qual houvesse um malefício em relação a existência de outrem, enquanto uma ação boa seria na qual a existência de outrem fosse beneficiada.

Uma ação que beneficie a existência de outrem é boa.
Uma ação que prejudique a existência de outrem é má.

Se eu te roubasse, essa ação seria boa ou má? Bom... depende. Depende de que forma esta ação irá me afetar. Se por acaso você roubar um objeto do qual eu iria jogá-lo no lixo, então é uma ação boa, já que ajudou-me a livrar-se de tal objeto. Agora, se roubasse um objeto do qual gosto muito, como um bracelete de meu pai, seria uma ação ruim.

Como vimos, essa visão funciona muito bem e de forma muito coerente. Só tem um porém... essa visão já existia há muito tempo. Essa visão é o Utilitarismo, porém com palavras e com uma explicação diferente. Olha, juro que não foi por querer. Coincidências...

Inserida por Reiden

"Aborto", certo ou errado?

Bom, como já disse anteriormente, toda ação ruim é aquela que prejudica a existência de outro ser.

Então, o aborto é certo ou errado?

Até onde sabemos, o feto nada mais é que informações genéticas semicompiladas até a formação do cérebro. Portanto, não é errado.

Inserida por Reiden

Alma, existe ou só é coisa da nossa cabeça?

Bom, primeiramente gostaria de dizer que a existência da alma implica a existência de Deus. Se você não entendeu, eu explico.

Imagine que no início da humanidade, havia mil seres humanos, porém, atualmente há mais de 7 bilhões.
Surge a pergunta: as almas foram criadas ou reencarnaram? Primeiro que seria impossível as almas reencarnarem gerando um número maior do que mil, então está descartada. Se foram criadas, então é preciso que haja um Deus. Com esta visão, Deus teria que existir, mas há algo mais que possamos ver para corroborar com esta ideia? A resposta é sim!
Se almas existem, é totalmente possível a reencarnação, e se é possível, como ela saberia onde reencarnar? Como ela saberia para onde ir? Bom, não sei se estou sendo ignorante, mas acho que necessita de uma força superior.

"Se Deus não existe, almas não existem."

Inserida por Reiden

Se as recordações nos fazem quem somos, então nós nos esquecemos de nós mesmos constantemente.

Inserida por Reiden

A cada erro que percebemos, ficamos mais hipócritas, pois esquecemos que um dia erramos.

Inserida por Reiden