Filosofia

Cerca de 13254 frases e pensamentos: Filosofia

⁠⁠A verdade nua e crua é que o militar não tem hora para trabalhar, logo, não pode ser tratado da mesma forma que os demais trabalhadores da iniciativa privada ou pública.

Inserida por kamorra

Vou conseguir na base do ódio!

Inserida por kamorra

Significado de "kamocha" (kamorra):

⁠"Kamocha" (כמוך) é uma palavra em hebraico que significa "como você" ou "como tu". A palavra é formada pela junção do prefixo "ka" que significa "como" e do pronome "mocha" que significa "você" ou "tu". É uma expressão comumente usada em hebraico para se referir a alguém de forma respeitosa ou para expressar uma igualdade ou semelhança entre duas pessoas. Por exemplo, a frase "V'ahavta l'rei'acha kamocha" é uma passagem da Torá que significa "Ame seu próximo como a si mesmo", expressando a importância de tratar os outros com a mesma bondade e respeito que se espera receber.

Inserida por kamorra

⁠Significado de Actulegiti:

O Actulegiti é um símbolo que representa um conceito de vida e a Filosofia Kamorrista. Da mesma forma que o símbolo da cruz está para o cristianismo, o símbolo do Actulegiti está para a Filosofia Kamorrista.

Inserida por kamorra

⁠Todo homem, em algum momento, precisa estar sempre preparado para usar a força.

Inserida por kamorra

Tente seguir esse conselho: alimente a sua alma.

Inserida por kamorra

⁠A música tem o poder de conexão com a alma.

Inserida por kamorra

⁠Antes de me fazer ir,
Espere, deixe-me um pouco mais
Aqui sentado ouvindo este som de piano,
Tenho anos que não saio de quanto que fico fora daqui.

" DEYSON O ANJO "

Petrarca busca um mundo ideal que é diferente da sua realidade concreta. Ele discorda dos filósofos de sua época e procura nos antigos uma perfeição intelectual que ele não encontra no mundo que o rodeia. Sobre a possível oposição entre o humanismo e o cristianismo ele afirma que os filósofos antigos não tinham a fé cristã, mas tinham a virtude e na virtude o pensamento antigo e o cristão se encontram e não estão em contradição.

(sobre a filosofia de Petrarca)

Inserida por DavidFrancisco

A "DOUTA IGNORÂNCIA"

Para alcançarmos a verdade de alguma coisa, o caminho mais utilizado é relacionarmos algo que temos por verdadeiro com algo que temos incerto de ser verdadeiro. Esse método funciona para as coisas finitas que podem ser de fácil ou difícil entendimento.

Mesmo se alguma coisa finita é de difícil compreensão, é possível conhecê-la, ainda que não no presente, mas no futuro. O mesmo não acontece com algo que for infinito, pois do infinito não temos como fazermos relações, não temos como conhecer sua dimensão.

Não pode haver simetria entre o finito e o infinito. A mente humana é finita e ignora o conhecimento do infinito. Reconhecer essa incapacidade é a Douta Ignorância.

(sobre a filosofia de Nicolau de Cusa)

Inserida por DavidFrancisco

Segundo Pedro Pomponazzi, os antigos filósofos fizeram bem em colocar o homem entre as coisas eternas e as temporais, pois ele não é nem eterno nem puramente temporal. O homem participa das duas naturezas e está metade numa e metade noutra, assim sendo ele pode viver na natureza que desejar. Alguns homens parecem dominar o seu lado vegetativo e sensitivo e tendem a se tornar quase totalmente racionais. Outros mergulham nos sentidos e parecem animais. Outros ainda assumem o verdadeiro sentido da palavra homem e vivem segundo a virtude, sem entregar-se totalmente ao intelecto nem aos prazeres do corpo.

(da filosofia de Pedro Pomponazzi)

Inserida por DavidFrancisco

Voltaire era o pseudônimo (apelido) de François-Marie Arouet. Foi um importante ensaísta, escritor e filósofo iluminista francês. Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de maio de 1778 (aos 83 anos).

Inserida por EmOutrasPalavras

Vico considera que Descartes errou ao acreditar que a matemática, uma criação humana, poderá entender o restante do universo que é uma criação divina.


(sobre a filosofia de Giambattista Vico)

Inserida por DavidFrancisco

Giambattista diz que os filósofos e historiadores de sua época estavam fazendo da história uma invenção, uma ilusão criada para exaltar nações ou determinados personagens históricos. A história como exaltação de fatos ou personalidade não representa os princípios fundamentais do homem e da história, que é uma criação do homem. A história tem que ter uma ligação real com o homem, caso contrário ela não se sustenta nem cria tradição.

(sobre a filosofia de Giambattista Vico)

Inserida por DavidFrancisco

No entendimento do filósofo, fora da nossa mente não existe uma matéria extensa, pois se a matéria existisse ela teria que ser eterna, imutável e infinita e esses caracteres somente podem pertencer a Deus. As sensações táteis que temos de objetos, cores e sons são simplesmente sistemas de sinais que a natureza emite e que nos são enviadas por Deus, o objetivo desse sistema de sinais é orientar os homens ao que é realmente necessário para que posam viver bem.

Berkeley nega a existência da realidade externa e as sensações são a forma de Deus se comunicar com os homens, através da natureza.

(sobre a filosofia de George Berkeley)

Inserida por DavidFrancisco

Eticamente, Montesquieu, distingue nesses governos a virtude sendo o fundamento da república, a honra o fundamento da monarquia e o medo o fundamento do despotismo.

(sobre a filosofia de Montesquieu)

Inserida por DavidFrancisco

Segundo Montesquieu, diversas variantes governam os homens, como os climas, as religiões, a história, as leis, os costumes. E a junção de todos esses fatores forma um conjunto de atributos que caracterizam os seres humanos e que formam seus espíritos, um espírito geral, um "Espírito das Leis".
(sobre a filosofia de Montesquieu)
(Página 2).

Inserida por DavidFrancisco

O filósofo Campanella presta atenção especial à teologia política, ou à política ordenada e comandada pela religião católica. Ele busca unificar todas as religiões em uma só, a católica, que ele considera a verdadeira, natural e que segue a razão. Teoriza também a unificação de todos os estados em um só. Este estado único deveria ser direcionado pela religião. Acreditava que a religião católica tinha que retornar novamente o seu caminho natural e isso só se daria através de uma renovação, promovida pela filosofia.

(sobre a filosofia de T.Campanella)

Inserida por DavidFrancisco

Em seu livro A Cidade do Sol, ele exemplifica muito bem qual é sua ideia de sociedade ideal. O Estado perfeito era liderado por um príncipe sacerdote chamado de Sol. Esse príncipe tinha outros três príncipes ajudantes, Pon, Sin e Mor, que são a Potência, a Sapiência e o Amor. Em seu Estado perfeito tudo e detalhadamente organizado e os moradores desse estado utilizam a razão para organizar suas vidas. Segundo Campanella eles sabem que a propriedade privada cria o egoísmo no homem e os incentiva a lutar pela propriedade, por isso todos os bens são comuns. Todos tem que trabalhar e até os menores atos são feitos em comunidade. A Cidade do Sol é comunista e liderada pelos sacerdotes e sábios.

(sobre a filosofia de Tommaso Campanella)

Inserida por DavidFrancisco

Em Hobbes a ciência e a filosofia são vistas como sendo a busca do conhecimento da origem das coisas e desse conhecimento devemos excluir a teologia, pois o objeto de estudo da teologia é Deus e de Deus não podemos descobrir a origem.

(sobre a filosofia de Thomas Hobbes)

Inserida por DavidFrancisco