Filosofia
O conhecimento transforma e dá sentido a vida. Aquele que não busca conhecer o mundo e se conhecer desperdiça o que há de mais nobre na existência.
O pano de fundo da vida é a tristeza e a felicidade é uma maquiagem que nos convém apenas em certos momentos.
Um governo só vale a pena ser comemorado quando ele promove protagonismo em seus cidadãos, os tornando senhores de seus próprios passos.
Pessoas inteligentes ficam irritadas com a burrice alheia, mas já as pessoas sábias se divertem com elas.
Vida é constante movimento, é conversão, é mudança, mas não devemos ter pressa pois a velocidade é menos importante que o tipo de transformação que promovamos.
Quando se aceita uma teoria como verdade absoluta, ela deixa de ser uma teoria para se tornar uma crença.
Esvai-se o tempo paralelo aos precipícios
seus passos ressoam pelas paredes e correm para longe
ouve-se nada
De olhos escancarados e pernas bambas
cai
fita o esvoaçar das areias no céu crepusculoso
esfria
A noite vem chegando aos poucos
sua anunciação provoca espanto
medo
A possibilidade cada vez mais real daquela garganta vir a tornar-se
a sua tumba
seu eterno descanso
repouso
sem lamúria
de um cadáver que aos poucos derrete
calmamente
sendo apreciado com elegância pelos vermes
de outrora
e sempre
A noite
sem os ventos
traz o ensurdecedor silêncio
que até conforta
O céu
super estrelado
surge na fenda
que se estende por cima dos olhos
Como se estivesse frente a frente com um rasgo na imensidão única do espaço, numa brecha para as estrelas, distantes luzes a vagarem violentamente pelo negro esplendor entre as galáxias emaranhadas nas teias do cosmo. Leve, separa-o do chão flutuando hipnotizado pelo infinito espaço celeste conduzindo seu espírito elevado para além do cânion , para além do vale, percebe-se afastando de si seu mundo deixado para traz, pronto para abandoná-lo à própria condenação. Vai para o eterno abismo escuro onde o mundo ainda está a cair, cercado por distantes pontos de luz flutuando no vazio.
Torna-se ausência...
some
Enquanto seu corpo o perde de vista mergulhando entre os astros, deixa de sentir, morre o tato, olfato e paladar. Como uma pedra qualquer, ignora sua dureza e passa a afundar na areia levando consigo a insensibilidade fria para o passeio petrificado de quem nunca sai do lugar. A partir de agora é vaga lembrança de si, aos muitos esquecida e mil vezes fragmentada em poeira de olvidamento.
Responda com sinceridade: caso você se alimentasse com o que pensa e fala diariamente você seria fortalecido ou envenenado pelo conteúdo ingerido?
Cabe aos pais dos estudantes a responsabilidade de ensinarem aos seus filhos o respeito aos professores.
Não basta que observemos e nos conscientizemos das mazelas do mundo, pois isso além de nos colocarmos mais responsáveis a respeito delas, solicita de nós uma tomada de ação.
Estamos todos interligados e nos coalimentamos uns com os outros constantemente através dos sentidos e da própria mente.
Somos a própria Natureza e não estamos desconectados, feito meros expectadores de um mundo fenomênico natural.
Deve ser usada apenas a ferramenta do assistencialismo se for a última opção possível e mesmo assim deve estar acompanhada de ações que produzam meios para que dure menos tempo possível pois, do contrário, o assistido passa a ser refém de quem promove esta ação por torna-lo dependente e inoperante. Pior ainda quando ocorre entre o governo e o cidadão assistido uma comunhão de interesses mútuos para que seja mantido o assistencialismo e, seja de um lado ou seja de outro ou de ambos, passam a ser elementos de corrupção acionada pela pseudo caridade.
Faz-se necessário que se mantenha a mente aberta ao novo e ao mundo das possibilidades de vir a ser se deseja realmente progredir.
Quando alguém lhe disser que é seu amigo, mande ser sincero, porque na hora do aperto, todos vão dizer que não tem como lhe ajudar. A maior falsidade é aquela que a pessoa sabe que seu "amigo" pode tomar uma atitude diferente, mas prefere não lhe ajudar.