Filosofia

Cerca de 13264 frases e pensamentos: Filosofia

Eis a crítica da Ignorância pura!

Se Kant Criticou a Razão pura, ou se la mostrou a razão, e se formos entender isso no sentido de razão in natura, elevamos a critica para a razão criada ou derivada de de outra, quando o sujeito a adere, razão esta que deve ser cultural, fruto de um meio, de um modo ou da imposição, da vontade de outrem a quem se submete.

Acho que nesse caso, poderíamos chamar essa cítica de, ignorância letrada, o ignorante letrado, é o instruído, porém mais ignorante que a própria ignorância. se há razão pura, deve haver ignorância pura, se há inteligencia pura é obvio que ha inteligencia construída, já a ignorância construída é o resultado da transformação da ignorância pura. ela pura é in natura, construída, pode se entender por uma ignorância fruto de informações viciadas nos meios, no cotidiano, é como pegar uma criança ingênua e sem um determinado conhecimento e ensinar-lhe por exemplo que política, religião e futebol não se discute, é obvio que esta aberração fará sentido em sua mente e toda vez que algo que se ligue e faça menção a um destes tópicos, isto será arrotado como verdade. agora imaginemos que esta criança cresça, estude e se forme em por exemplo, física ou matemática. Bom se admitirmos que este conhecimento é especifico e normalmente pouco exige no diz respeito a reflexão que não seja aquela exata, não que seja uma regra, é perfeitamente possível um grande intelectual, ter todo este conhecimento e muito mais. porém, seguindo este raciocínio, Eis um ignorante letrado.

A ignorância pura é aquela destituída de interferência da ignorância já definida nos meios e nos modos do cotidiano, pois assim como há verdades construídas, há também ignorância construída, esta é aquela que nasce da inteligencia in natura que já foi contaminada. Todos somos inteligentes, todos aprendemos coisas do mesmo modo, fazemos do mesmo modo, as desenvolvemos do mesmo modo, logo todos temos o mesmo tipo de pacacidade. então porque algumas pessoas possuem tanta dificuldade para certas coisas, para entender, conhecer e desdobrar. E a profundidade do seu entediamento? será mesmo que todos temos o mesmo tipo de inteligencia e de capacidade? seria porque assim como ha razão pura que é destoada pelo mundo, ha também ignorância pura por falta de cabedal de informações e pratica. assim de modo antecipado e precoce conclui se que a ignorância é o atrofiamento da pacacidade de desenvolver a razão e a interpretação. Assim sendo a noção de realidade fica comprometida por sensações irreais. exemplo fé. é um sentimento que tenta explicar o todo, porém esbarra no nada! (e ela explique o nada) kkkk
(Em Construção)

Inserida por LeoPoeta

Encaro a vida como uma possibilidade de experimentar e aprender, numa busca constante de equilibrar o que somos e o que queremos ser com as pessoas e os espaços que convivemos.

Inserida por nietzschel

O valor de cada pessoa está justamente em ser como ela é, e não como não é.

Inserida por nietzschel

Cada ser está em seu tempo, imerso em si.

Inserida por nietzschel

A autenticidade é um processo de encontrar-se consigo mesmo, percebendo seus sentimentos genuínos, sem máscaras ou idealizações de como gostaria de ser visto pelos outros, é ser para si.

Inserida por nietzschel

Eu não sei o que é melhor para você, talvez nem você saiba muito bem.

Inserida por nietzschel

Todos somos artistas, nossa vida é a nossa grande obra de arte. Uma obra em constante processo, sempre inacabada. A maneira como a fazemos é o que nos torna como somos, é o nosso charme.

Inserida por nietzschel

É preciso cuidado para quem abrimos nossos corações, como lidamos com a realidade, o valor dado às coisas fúteis. É preciso saber escolher os caminhos bons para andarmos. Tudo que há na vida tem valor, a luz e escuridão. Fingir que não há problemas, que a vida é perfeita a partir do que acreditamos ser “perfeito” não vai resolver a situação, é preciso acreditar na velha máxima:” Tudo flui”, Heráclito estava certo, tudo passa e tudo é breve, por isso mesmo cada segundo das nossas vidas devem ser dedicado a leveza de viver e quando a alma cansar, não esquecermos que se há vida o tempo bom pode sempre vencer o tempo mal.

Inserida por edineysantana

Aos solteiros, não se casem!
Sim, façam isso apenas se a certeza do empreendedor de si mesmo estiver governando em sua vida!

Inserida por naldomaier

Sabe aquele homem pobre, simples, de pouca instrução? Ele pode conhecer o caminho para a Luz!

Inserida por IedadePaula

Artista que não sabe ouvir críticas terá o mesmo fim de Narciso, matará sua arte de inanição.

Inserida por EvandoCarmo

Quando olho, posso ver ou não ver.
Ver é um sentido mais profundo. Ver com os olhos da alma, é ver a verdade na sua essência.
Muitos olham o semelhante, e não sentem o prazer; pois, o amor que deveria existir está distante de si.
Amando a si mesmo, com certeza terá maiores condições de ver o ser que existe de melhor no semelhante.
Às vezes olho e não vejo, quando isto acontece, não vejo a beleza que há na natureza, a beleza no ser humano..
Olhando a natureza sem sentir o que é belo, reclamo do sol, da chuva, do frio, do calor. Quem reclama não ama. Padece o espírito, perece a alma, se não amo a mim mesmo.

Inserida por GERALDOQUINTAO

Seja racional, controle a emoção sem perder a sensibilidade necessária para sentir o ambiente. É preciso tentar ser racional para fazer a leitura do mar deixando livre a sensibilidade para intuir a chegada da onda. #OSurfEnsina

Inserida por raphaelcampos

Penso , logo...Nunca desisto!

Inserida por RuisdaelMarques

No tempo certo a gente entende, que todas as flechas de maldades que, em algum momento, foram lançadas contra nós; nada mais foram, que poderosas ferramentas permitidas por Deus, para aperfeiçoar o nosso processo de amadurecimento, conhecimento e evolução.
Para cada pessoa que nos há conhecido antes deste evento, vale a pena apresentarmo-nos; por mais uma vez.
Muito prazer!

Inserida por marachan

“Na busca pela felicidade
reside um paradoxo universal
da alma humana.

Todos a querem, buscam avidamente,
mas não a compreendem,
não sabem o que procuram.

Enquanto o espírito ignorar
a verdade que há na
prática do bem, na doação total
e irrestrita, enquanto não se saciar
de egoismo, jamais saberá
o que significa a expressão:

"Há mais felicidade em dar
do que em receber."”
―Evan Do Carmo

Inserida por EvandoCarmo

O amor genuíno pelo semelhante não tem a pretensão de mudar o mundo, mas pode torná-lo menos absurdo.

Existe um teoria crística, que não me é novidade, a de que o homem seja de fato a semelhança de Deus. Portanto, por esta razão, se espera que tenhamos respeito uns pelos outros. Contudo, está implícita aqui, toda forma de religião ora praticada pelo mundo afora, ou a que devia ser praticada no mundo. Esta deve ser demostrar em ações concretas um amor intenso por nosso semelhante, uma vez que, amando o homem estaríamos, de forma ideal amando a Deus. Por isso, todo mal que se pratica contra outrem revela-nos o quanto somos hipócritas ao afirmar, com palavras bem elaboradas e gestos indecifráveis que amamos a Deus.

Inserida por EvandoCarmo

“o amor é quase tudo, é quase medo, segredo, saudade!!!! o amor é abismo e liberdade.”
―Evan Do Carmo

Inserida por EvandoCarmo

Esta crítica à ciência e à técnica modernas poderá ser o ponto de partida para uma pedagogia que pode transpor as redomas de vidro em que o físico pós-kantiano se aprisionou.

ROBERTO LEON PONCZEK
Deus ou seja a natureza: Spinoza e os novos paradigmas da física
Inserida por Stolzmonat

É necessário fazer da finitude do homem o seu projecto e não a sua prisão

Inserida por Stolzmonat