Filosofia
O Homem só alcançará o Paraíso, quando as estradas forem extintas e ele aprender a caminhar à velocidade de seus passos.
Antes existiam Eremitas nos Desertos, nas Montanhas ou Florestas e ocasionalmente eram procurados por aqueles que buscavam mais conhecimento.
Hoje é mais comum vê-los nas cidades, mas contrariamente ao que acontecia, hoje são excluídos por pessoas que acham que já possuem todo o conhecimento.
Mal inconsciente é Ignorância;
Mal consciente é Maldade;
Bem inconsciente é inocência;
Bem consciente é Amor.
No cimo de uma montanha brilha com a luz das estrelas um sonho chamado "EU". O caminho para chegar até lá é feito de rochas soltas, muito frequentemente fechado por moitas de Espinhos e em grande parte ladeado por íngremes ravinas.
Este sonho não é meu..., não é teu...., é de todos nós e todos mais tarde ou mais cedo buscamos por encontrá-lo.
A diferença entre os que avançam mais e menos nesse caminho é que uns olham demasiado para as pedras, para os espinhos, temem as ravinas... e outros caminham com os olhos sempre postos no seu sonho.
Esquecem que a vida é nossa e não dos outros e se estabelece preso ao tradicional e esquece de viver, na tranquilidade e paz de ser, estar e sentir!
Não ache um insulto por eu te chamar de ignorante. Isto não foi um insulto. A palavra ignorância vem do latim ''Ignorare'', cujo significado é ''não saber''. Se eu disse que você é um ignorante, sorria! Socrates, um grande filosofo para os vulgares, também afirmou "ipse se nihil scire id unum sciat" (só sei que nada sei). Então, na teoria você é um sábio para os vulgares também. Não é preciso saber viver. É preciso viver para saber.
Sabes por que tu não consegues escrever mais de uma linha, quando tentas dissertar sobre algum assunto? É porque tens preguiça mental para ler mais de um parágrafo, seja de uma noticia de jornal ou do prefácio daquele livro que compras mas não lês.
Fazer propósitos é bonito. Cumpri-los é fundamental. Jamais obteremos resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.
Dia após dia, vejo passar o tempo: constatação que me emociona e me apavora. Não entendo esta ambiguidade que acompanha o ser humano desde quando ele foi lançado no mundo: cada dia que passa não sei se vivo mais, ou se lento morro.
O Poeta deve levar à poesia uma abnegação que lhe é própria, um verdadeiro poeta é aquele que não chega à resoluções descritivas e sensitivas, senão por meio de um apurado exame contemplativo do caos humano, com uma paciência proustiana, que foge às tentações das sínteses brilhantes e das conclusões a priori.
Resumo de Parmênides, se é possível resumir algum pensamento ou ideia platônica de retórica: o Uno não existe, com isto Platão declara morte à metafísica, que outro criara, quando era menos sábio, ao produzir seus escritos anteriores a este.
Só podemos conhecer bem, com profundidade de detalhes, as coisas complexas, decompondo-as e investigando-as, do mais complexo ao mais simples elementos, para testificar a existência de algo, precisamos também justificar sua possível inexistência.
O papel do Estado é promover a justiça e a eliminação de toda forma de exploração e desigualdade social.
Não pode existir democracia verdadeiramente se um Estado representa apenas o interesse econômico de uma única classe
O papel e função do Estado deve ser o de proteger os indivíduos ou deixará de cumprir sua essência fundamental