Filosofia

Cerca de 13700 frases e pensamentos: Filosofia

⁠A violência é como tinta de caneta, você pode até tentar apagar, mas ainda haverá manchas... E se rasgar o papel, resolverá o problema? Ou será mais violência usada?

⁠PARADOXOS DO MUNDO PÓS-MODERNO 1
Os miseráveis querem parecer ricos;
Os insignificantes – inesquecíveis, mitos;
Os derrotados querem parecer vencedores;
Os maléficos – benfeitores;
As ilusões – verdadeiros amores...

Fórmula do Mal -

⁠Misture política e religião
e crie as pessoas mais
perigosasda história
dahumanidade.

Ser verdadeiro não é falar o que você pensa do outro, mas se expor o suficiente para revelar a verdade sobre você!

⁠Tua Voz Lá Fora -

Estou sempre a ouvir tua
voz lá fora, como a
gritar meu
nome.

Por um instante, alguns segundos,
uma grande esperançame
toma e eu imagino você
subindo as escadas,
abrindo o portão,
entrando pela
porta
e eu sendo feliz
de novo.

⁠Teu Aniversário -

Neste dia especial,
dedico-te o mundo e tudo
que nele há de
poesia.

Mas sei que não me queres
no teu mundo,
então,
dedico-o distante (sozinho),
em silêncio.

E porque vives no meu
mundo — coração — (ainda
que não me ouças nem
me vejas mais e assim
queiras),
espero (ansioso), que me sintas
nestas simples e sinceras
linhas,
com a profundidade, graça
e leveza
com que fizeram
tua alma.

⁠A Verdade e os Fatos parecem ofensas aos ouvidos ignorantes.

⁠Não tenha medo de mudar, tenha medo de estar do mesmo jeito.

⁠Duas ou mais laranjas podres não podem ser mais importantes do que todo um pé de laranja.

⁠Apenas mais uma artista perdida nesse mar de caos

⁠Quando você diz não acreditar, no que uma pessoa fez ou poderia ter feito, se engana-se fatalmente em não possibilitar-se; pois todas pessoas são dotadas de bondade e maldade e cada um escolhe qual entidade em si, alimentar. Não negue-se acreditar que uma pessoa seria ou não capas de 'tal coisa'. Se você a conheceu em sua face bondosa, então, não a conheceu profundamente.

⁠Mais difícil que dizer a verdade é dizer adeus.

A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

Pitágoras

Nota: Citação atribuída a Pitágoras.

⁠Liberdade vem pelo conhecimento e o cárcere se faz pela ignorância.

⁠Muitas pessoas preferem continuar com o sofrimento familiar, do que buscar a alegria desconhecida.

⁠A necessidade de mostrar a felicidade constante, é muitas vezes a tentativa de esconder o vazio persistente.

⁠A sabedoria parece ser um objetivo inalcançável. Sábio é o homem que sabe o sentido da vida!

Há muito o que falar sobre o que é ser Filósofo, mas estas são algumas das características.



Filosofia,
Significa amor à verdade;
Afinidade à verdade.

A busca pela verdade requer do filósofo certas características, a fim de prevalecer somente e nada mais que a verdade, e impõe restrições, a fim de minimizar todo e qualquer desvio da busca pela verdade.

O objeto do Filósofo é o mundo, e dele tenta extrair alguma verdade, utilizando a análise, a lógica, a linguagem, e caso necessário, a experimentação, onde encontramos a ciência.

Um conceito é inválido quando não é baseado no mundo concreto. O Filósofo deve redefinir conceitos inválidos e torná-los válidos, para então usá-los.


O Filósofo deve:

Definir o objeto a ser analisado, a fim de maximizar a busca pela verdade;

Apreciar a vida que tem, pois ela é a única que o permite buscar a verdade;

Seguir uma única filosofia: a busca pela verdade;

Manter-se distante de toda religião ou crença, pois a permanência na convicção o priva de buscar a verdade;


O Filósofo não deve:

O Filósofo não deve, jamais, confiar na linguagem do homem antigo, pois ela é falha; a linguagem contém inúmeros conceitos inválidos, o que dificulta e por vezes trai o filósofo em sua busca, o engana;

Refletir a cerca de um objeto sem antes defini-lo, pois sem a definição, ficará à margem do erro, na impossibilidade de reconhecer o objeto no mundo;

Não deve menosprezar a vida, pois ao fazê-lo, estará menosprezando a busca pela verdade;

Seguir outras filosofias além da busca pela verdade, pois não há filosofia maior que o reconhecimento da sua ignorância e a busca contínua pela verdade;

Aceitar uma religião ou crença, pois caso isso aconteça, o filósofo aceitará parcialidade na busca pela verdade, e não há busca fiel se não houver imparcialidade.

⁠O medo matou Sócrates

⁠Eu não saberia explicar qual o sentido da vida, nem suas razões e porquês, mas de uma coisa eu tenho certeza: o Eterno Todo-Poderoso tem o controle de tudo e de todos!