Filosofia
"Só há Filosofia onde há demonstrações rigorosas; o resto é exposição filosofista ao sabor dos gostos estéticos e afetivos de cada um."
Judô não é judô se você separar a filosofia da luta, torna-se outra coisa. Algo não pretendido pelo fundador. O judô usa a técnica de luta para ensinar caráter moral, ambos são indivisíveis. Luta de judô sem a sua filosofia é apenas "uma casca vazia", sem conhecimento e apenas, luta, luta, etc. O judô serve a para uma causa maior fazer um cidadão melhor e um mundo melhor. Lutar não é o fim, mas um meio para outro fim.
"Tudo nessa vida é inútil, sem importância, assim dizem a poesia e a filosofia mais realista, contudo devemos ser inúteis otimistas."
Deus ou o homem;
Quem criou quem, afinal?!...
Segundo a filosofia;
Que dedicou mui pensar;
Ao conceito: criar;
Mui pouca dúvida havia;
Que para algo cá chegar;
Se chegou, logo existia!!!!
Que o ser primeiro a nascer:
DEUS, ovo, galo ou galinha;
Disso dúvida "não" tinha!
Pois em todo o seu entender;
Na prova, não na adivinha;
Todo o existir, de ALGUÉM vinha.
Mas o pensar em provar;
Mesmo com tanto pensar;
Pra provar não vai bastar!...
Pois requer mui concordar;
Ao universal chegar;
Prá razão PURA encontrar.
Por tal, O quem criou o mundo;
Nem esse pensar certeiro;
Tal conseguiu decifrar!...
Mas que para haver segundo;
Houve um TAL CRIAR primeiro;
Não devemos duvidar!
Portanto, quem criou quem;
Dado que pra cá chegar;
Por alguém, teve que o ser!...
Duvidar, deve ninguém;
Que para existir criar;
CRIADOR, teve que ter.
Com carinho;
Filosofia, ah filosofia! Tão grandiosa e tão contemplavel.Essa que faz com que as pessoas mundem a forma de pensar, talvez até o modo que vejam a vida.
Essa q nos irrequece de conhecimento, porém esse mesmo nos sufoca em determinado momento. Conhecimento,tão belo e tão traiçoeiro é este, que de primeira vista nos conquista a sempre estar indo a busca dele e que com o tempo passa a nos corroer por dentro, como uma droga que usamos, nos faz mal porém sentimos o desejo de usá-la mesmo sabendo suas consequências. Com o tempo nos sentimos cansados de sentir essa dor angustiante de possuir muito conhecimento, porém essa é uma dor que a maioria das pessoas não entende sua grandeza muito menos sua intensidade. Possuir todo esse conhecimento e ao mesmo tempo sempre estar "afastado" da maioria das pessoas e possuir míseros 15 anos é a pior coisa existente, pelo simples fato da adolescência ser uma fase estranha porém ainda alguns possuem o "hábito" de serem mais críticos que a maioria. A soma de tudo isso já relatado se resulta em uma crise persistência ( o apsce do questionamento somado a ideia de que se está isolado e uma notável identificação de que a mente do ser humano é uma das coisas mais poderosas que existe, capaz até de mudar nossa concepção de uma hora para outra e novamente, alguns dias essa concepção pode se alterar até algumas vezes se tornando uma montanha russa de pensamentos bons e ruins. Certamente pessoa que se enquadram em tudo isso falado até então não são assim todos os dias, pois para chegar no apsce da crise persistêncial é preciso estar sozinho consigo por algum tempo, por isso quando existe um mínimo convívio social na maior parte do dia não é provável que uma pessoa se perca em seus pensamentos obscuros. O fato é: uma pessoa assim as vezes se sente estranha ao ponto de não se reconhecer e se transformar em outra pessoa, porém por tempo limitado, pois seu problema é ficar sozinha e ter q suportar a si mesma.
"Quando penso celebro a vida e uma paixão desmedida pelo amor a filosofia.Quando vejo a falta de amor,percebo que a educação se tornou deste mundo utopia.Mas quando olho uma criança, me faz ter esperança em um mundo com mais alegria"
(Rodrigo Juquinha).
O que se chama de filósofo, nesses meios [isto é, nos meios acadêmicos de filosofia], não é o homem que luta com os enigmas nucleares da existência: é o 'especialista' nas obras de fulano ou beltrano, conhecidas até os últimos detalhes de análise textual. O 'texto' é tudo; os problemas e a realidade, nada. O culto da futilidade chega, aí, às proporções de um pecado contra o espírito. E ainda se esconde por trás do pretexto nobilitante de uma austeridade disciplinar, que se abstém de tratar dos problemas filosóficos diretamente por zelo de escrupulosidade filológica.
...A filosofia define como deturpação da ética, quem faz uma afirmação absurda simplesmente para sustentar o que quer dizer...
Os professores universitários de filosofia, neste país, são incapazes de avaliar por si mesmos a importância de uma obra filosófica. Sem a aprovação das autoridades estrangeiras, ficam perdidinhos e desamparados numa rede de dúvidas sem fim.
"Na filosofia, 7 são as virtudes humanas: Fortaleza, Esperança, Prudência, Fé, Justiça, Temperança e Amor."
A lógica como método filosófico, é pouco eficaz aos estudos da filosofia oculta... Poucas coisas tem sentido lógico no Universo... A maioria delas, é criatividade.
A origem da filosofia em minha vida.
Me perguntaram:
Filósofo, se tivesse somente um pedido a fazer para os deuses, qual faria?
Respondi: Por favor deuses, tirem o peso da minha vida sem tirar minha sabedoria.
Os deuses responderam: não há possibilidade.
Então, me tornei filósofo.
A parte mais complexa do vazio é se refazer do zero,Uma nova filosofia,Mesmo estando do lado de fora do mundo ou morando dentro da sua cúpula de 4 paredes,Podemos nos recriar e olhar com mais carinho para o nosso vazio,Refletindo que temos mais uma chance de fazer a coisa certa ou encontrar a pessoa certa,Apenas mais uma chance de acertar,Talvez o vazio não seja suavizado assim,O existencial é o líquido social,Sei lá meu medo é errar de novo e continuar no vazio com medo da minha reconstrução e da hibernação da minha essência pessoal.
Eu tenho que viver o que tenho pra hoje.
É uma boa filosofia.
Ser grata.
E serv feliz com o pouco
E sem desperdiçar..
EU NÃO PENSEI, CRIEI
A filosofia é a melhor ferramenta para criar novas ideias, gerências sonhos, alimentar a imaginação e manifestar o consciente.
O indivíduo que não gosta de filosofia provavelmente é mais um conformado que vive com medo de descobrir um mundo novo recheado de possibilidades infinitas.
Eu ainda me lembro quando me disseram que determinada ação era impossível, que eu não deveria nem pensar em possibilidades. Eu refleti tanto sobre a questão que acabei escrevendo um testamento em resposta e disse em conclusão " a filosofia me fez pensar e encontrar uma nova resposta e os códigos me permitiram concluir que a suposta possibilidade impossível é bem possível."
Ah, eu ainda me lembro quando a realidade era apenas um código,
Resende, 21 de agosto de 2019
Como, em princípio, nenhuma filosofia tem uma interpretação perfeita e definitiva, a mais usual e prestigiosa caricatura da filosofia – que as universidades brasileiras acreditam ser a filosofia propriamente dita – é discutir eternamente miudezas de significado nas obras dos filósofos. Na USP chamam essa frescura de 'rigor'.