Filosofia
A filosofia não é uma ciência, é uma técnica. [...]
Uma técnica, ao contrário, reúne várias correntes causais autônomas e heterogêneas, irredutíveis a princípios comuns e unificadas tão somente pelo resultado a obter. Nenhuma técnica, por mais simples que seja, se reduz à aplicação de um princípio científico único. Nenhuma técnica, a rigor, se deixa explicar totalmente pela ciência. A técnica tem sua racionalidade própria, interseccionada com a da ciência mas não redutível a ela. [...]
O resultado da obra técnica é um produto concreto (de con cresco, 'crescer junto') obtido pela articulação real, não ideal, de diferentes concreções parciais.
A filosofia é uma técnica porque o resultado a que ela visa não é um conjunto de afirmações abstratas sobre esta ou aquela parte da realidade, nem mesmo sobre a 'realidade como um todo': é a capacitação do sujeito cognoscente humano individual para a apreensão concreta dos nexos entre conhecimento e realidade, apreensão sem a qual nenhum conhecimento, cientifico ou não, pode estar seguro de que faz sentido, nem de que seu objeto corresponde a algo no mundo real.
“A filosofia exige não apenas uma cultura amadurecida, mas também uma experiência espiritual desenvolvida até sua maturidade.”
Tendo o conhecimento como preparo,
o buscador, sob a luz da aplicável filosofia,
amando a sabedoria com todo o seu ser,
ainda que perca noites em claro,
madrugadas à dentro na teoria,
terá ganho o dia, se alcançar o saber,
tendo aplicado este no dia-a-dia.
"Filosofia é a busca da unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa. Esta definição aplica-se inclusive às filosofias que negam o conhecimento ou que negam a unidade da consciência."
"Será que a discordância [por exemplo na filosofia e na ciência] serve algum propósito construtivo? É evidente que pode e deve fazê-lo. Pois dá a cada participante de uma controvérsia um incentivo para alargar e aprofundar o conhecimento ao procurar razões convincentes. Lidar com a discordância com base em razões é claramente um estímulo à investigação e evita que nos rendamos demasiado facilmente à nossa inclinação inicial para identificar as nossas opções com a verdade incontestável das coisas."
Sem polícia não há segurança; sem religião, filosofia e conhecimento, não a transcendência do indivíduo.
Física e Química fazem físicos, Sociologia e Filosofia fazem cidadãos, do que o mundo mais precisa ?
Eremítico
Busquei conhecimento, cultura, ciência,
sociologia, filosofia, para que eu pudesse
me postar à sociedade, mas que
penacho! Que dissabor saber
que a maioria absoluta não liga pra isso;
E paulatinamente fui obrigado a
arroupar-me na forma do povo, para
poder conviver no mesmo, e a este
arquétipo cheguei ao ponto no qual
nem eu conseguia reconhecer
a mim mesmo, e me tornando um, de mim
a mim mesmo eremítico.
A não existência de cooperação ou interação entre ciência e filosofia levou a chamada "ciência da educação" a não "ter" filosofia, o que corresponde realmente a aceitar a filosofia do status quo e a trabalhar no sentido da tradição escolar.
Na vida, você pode escolher evitar, quando possível, os males nos cercam... No entanto, na filosofia, não há brecha para esse estado de conforto; pois a finalidade dela é justamente discutir os males da humanidade.
Adotei uma filosofia que mudou a minha vida : Para as coisas melhorarem, você precisa melhorar. Ajude as pessoas à conseguirem o que elas querem, que você terá tudo o que você quer.
Qual é o teu desejo?
Entenda: a filosofia de hoje não passa das sínteses minório-populacionais enfáticas e baratas e das deduções pseudo-cientificas sobre a perspectiva das perspectivas.
FILOSOFIA D VIDA
"Meu destino eu moldei
Qualquer um pode moldar
Deixo o mundo meu rumar
Para onde eu quero ir
Dor passada me dói
E nem curto nostalgia
Eu só quero o que preciso
Pra viver meu dia a dia
Pra que reclamar de algo que não mereço
A minha razão é a fé que me guia
Nenhuma inveja me causa tropeço
Creio em Deus e na Virgem Maria
Encaro sem medo os problemas da vida
Não fico sentado de pernas pro ar
Não há contratempo sem uma saída
Pra quem leva a vida devagar
Que o supérfluo
Nunca nos falte
Básico para
Quem tem carestia
Não quero mais do que necessito
pra transmitir minha"
Budismo é atitude,não uma vã filosofia...o autêntico budista não se faz no decorrer da vida, nasce imbuído do espírito de procura e parte em busca de sua verdadeira identidade, percorre o caminho das pedras e aprende o real significado da Tolerância e da Dignidade da Vida Humana, adquire a consciência da Missão e luta por Justiça.
