Seja de alegria, revolta ou tristeza, estes filmes vão te arrancar algumas lágrimas. Mas tudo bem, pode chorar sem culpa nenhuma! Naqueles dias em que você precisa colocar para fora as emoções que está acumulando no peito, nada melhor do que assistir um filme bem emocionante.
Confira a nossa seleção com os melhores filmes emocionantes para todos os gostos, que, prometemos, vão te tocar profundamente.
Central do Brasil (1998)
Central do Brasil é uma obra-prima do cinema brasileiro. Ganhador de inúmeros prêmios, este filme narra a história de Dora e sua incansável busca pela família de Josué, um menino que perde a sua mãe num trágico acidente na estação da Central do Brasil.
Em vários momentos do filme, principalmente naqueles em que Dora e Josué conseguem encontrar a alegria nos pequenos detalhes, é difícil não se deixar emocionar.
Seu Nome Gravado em Mim (2020)
"Seu Nome Gravado em Mim" narra a jornada de A-han e Birdy, cujos caminhos se cruzam no ambiente escolar, dando origem a um elo imediato. Entre as linhas dessa produção cinematográfica de Taiwan, desdobra-se uma trama intensa sobre os turbilhões do primeiro amor e as cicatrizes que ele deixa.
Ambientado no cenário efervescente de 1987, em Taiwan, o filme entrelaça as transformações políticas e culturais da época com a complexa dança de sentimentos dos protagonistas, pintando um retrato arrojado de amor e autodescoberta.
Garota do Século 20 (2022)
No ano de 1999, a jovem Bo-ra trilha os complexos caminhos do amor juvenil. Melhor amiga de Yeon-Du, colega na escola, Bo-Ra é lançada na busca pelos segredos de Hyun-Jin, objeto de desejo de Yeon-Du, antes desta partir para uma cirurgia cardíaca nos EUA.
Enredada nos fios do destino, Bo-Ra passa a observar Hyun-Jin de maneira intensa, desencadeando um amor inocente e dilacerante. Agora, no século 21, anos depois, as memórias reacendem enquanto notícias do passado ressurgem, reavivando um romance juvenil que ela pensava estar sepultado.
Histórias Cruzadas (2011)
Baseado no romance homônimo de Kathryn Stockett, este filme vai te fazer chorar por mostrar que no meio de tanta ignorância e preconceito, também existem pessoas obstinadas a lutar pela paz e felicidade de todos, independente da sua cor de pele!
As personagens de Viola Davis, Emma Stone, Octavia Spencer e Jessica Chastain vão fazer com que os seus olhos fiquem constantemente úmidos ao longo de todo o filme.
Sempre ao Seu Lado (2009)
Esta é a história de Parker Wilson (Richard Gere) e seu fiel e leal amigo canino, que sempre acompanhou o dono até a estação de trem e ficava todos os dias esperando no mesmo local até que ele voltasse.
O choro começa quando Parker nunca mais regressa, mas a perseverança e lealdade de seu cão é tão grande que ele permanece a espera do dono no mesmo local por todos os dias de sua vida…
A.I. - Inteligência Artificial (2001)
Quem falou que a ficção científica não pode quebrar o seu coração em pedacinhos? O filme acompanha a história de David, um menino robô criado para ocupar o lugar de um garotinho que tinha morrido.
Mesmo se tratando de uma máquina, David tem emoções e sentimentos bem reais que ficam feridos quando os seus “pais” o abandonam como um brinquedo velho.
Okja (2017)
Se você adora bichinhos, se prepare para umas boas lágrimas. O filme narra a aventura de uma jovem chamada Mikha e de Okja, uma porca gigante que foi geneticamente modificada e que é a sua melhor amiga.
Quando uma poderosa corporação tenta caçar o animal, para ganhar dinheiro com ele, a pobre Mikha tem que fazer de tudo para proteger a sua companheira.
As Virgens Suicidas (1999)
Passado na década de 70, o longa-metragem conta a história de cinco irmãs, adolescentes e pré-adolescentes, que vivem num contexto familiar extremamente repressor.
Embora queiram sair, se divertir e fazer coisas comuns para a idade, elas estão sempre trancadas em casa e só podem namorar pela janela com os vizinhos. Isso acaba gerando um pacto suicida entre as garotas que se sentem encurraladas pelos pais.
A Vida é Bela (1997)
A receita perfeita para um filme que te faça chorar como um bebê? Segunda Guerra Mundial e criança presa num campo de extermínio horrível, enquanto o seu pai faz de tudo para que o filho ainda acredite que a vida é na verdade um lugar cheio de alegrias, felicidade e otimismo.
A Cor Púrpura (1985)
Acompanhamos a triste, revoltante e bonita história de Celie (Whoopi Goldberg), uma garota afrodescendente que vive no sul dos Estados Unidos no começo do século XX, numa época marcada pela intensa degradação e preconceito contra os negros.
Alvo dos mais diversos tipos de abusos e humilhações, Celie nunca perdeu a esperança em reencontrar a sua irmã e de ser feliz.
Baseado no romance de Alice Walker, A Cor Púrpura é uma das obras mais impactantes sobre a discriminação racial e sexual, principalmente contra as mulheres.
A Lista de Schindler (1993)
É impossível não se emocionar com os filmes que falam da Segunda Guerra Mundial, em especial sobre o terrível Holocausto, que matou milhões de pessoas em toda a Europa…
As cenas de violência contra a vida de homens, mulheres e crianças nos campos de concentração nazistas são de tirar a paz de qualquer pessoa que assiste a este filme. Mas, os momentos que vão te fazer chorar são aqueles que mostram que no meio de tanta brutalidade e falta de amor, ainda existem pessoas que colocam a vida humana acima de qualquer outra coisa.
Este é o caso de Schindler, que gastou toda a sua fortuna e desafiou o sistema nazi para salvar a vida de mais de mil judeus do destino fatídico que teriam nos campos de extermínio.
O Pianista (2002)
O filme é baseado na história real de Władysław Szpilman, um célebre pianista judeu que é separado da família durante a invasão da Polônia, na Segunda Guerra Mundial.
Embora consiga sobreviver, o protagonista espelha o sofrimento de quem perdeu tudo para a barbárie do nazismo.
12 Anos de Escravidão (2013)
Outro filme baseado em fatos reais é a narrativa de Solomon Northup, um homem negro norte-americano que nasceu livre mas foi sequestrado e vendido para ser escravo.
Através da história desse homem, que era violinista antes de cair nas garras da escravidão, assistimos ao horror daquela realidade brutal.
O Menino que Descobriu o Vento (2019)
O jovem William Kamkwamba, nascido no Malauí, planeja a construção de um moinho de vento para fornecer energia a uma bomba de água em sua vila. “O Menino que Descobriu o Vento” revela a história real de um menino em busca de justiça e, principalmente, esperança.
Milagre na Cela 7 (2019)
Lançado em 2019, o filme turco “Milagre na Cela 7” já se tornou um clássico entre os filmes mais emocionantes e que te farão chorar. Ele conta a história de um pai solo que possui deficiência mental e acaba sendo sentenciado à morte, após o acusarem de ter matado uma criança.
O Menino do Pijama Listrado (2008)
Baseado no livro homônimo de John Boyne, este é outro filme que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e que já fez muita gente chorar, principalmente por abordar o Holocausto do ponto de vista de uma criança de apenas 8 anos de idade.
Sete Vidas (2008)
Ben Thomas é um homem cheio de culpa depois de ter causado um acidente de carro que tirou a vida de sete pessoas, incluindo a da sua noiva. Para se redimir, ele decide se sacrificar e salvar sete vidas.
Pelo caminho, ele ainda consegue se apaixonar por Emily, uma mulher com sérios problemas de coração.
A Cabana (2016)
Ai que angústia! O filme segue os passos de Mackenzie Phillips, um homem que vive atormentado pelo sequestro da filha de seis anos.
Quando surgem provas do assassinato da menina em uma cabana, o pai se encontra com Deus e procura entender as Suas vontades.
À Procura da Felicidade (2006)
O drama biográfico conta a luta de Chris Gardner, um homem que é abandonado pela esposa com um filho de cinco anos e perde o emprego.
Embora faça de tudo para alegrar a vida do menino, eles acabam se tornando moradores de rua. O filme inesquecível sobre o amor entre pais e filhos vai deixar você todo arrepiado...
Meu Primeiro Amor (1991)
Um sucesso da Sessão da Tarde e que fez muita gente ir do riso ao choro em questão de minutos. É impossível não derramar algumas lágrimas quando Vada (Anna Chlumsky) tem que encarar a morte (que ela tanto abomina) e ir ao funeral do Thomas (Macaulay Culkin) para se despedir de seu melhor amigo.
O Quarto de Jack (2015)
O longa-metragem super emocionante conta a história de Joy, uma mulher que foi sequestrada, e Jack, seu filho de 5 anos que nasceu no cativeiro.
Apesar de viverem numa realidade de violência e tristeza, a mãe tenta alegrar a vida do filho e fazer com que ele conheça o mundo.
Cinco Graças (2015)
Por vezes comparado ao icônico Virgens Suicidas, o filme turco conta a história de cinco irmãs órfãs que crescem em uma família muito conservadora, vigiadas pela avó e o tio.
Por serem meninas em uma sociedade extremamente machista e religiosa, elas conhecem a opressão feminina desde cedo.
Ponte para Terabítia (2007)
O poder da amizade às vezes é mágico, não é mesmo? Este filme segue a história de duas crianças, Jess e Leslie, que são vizinhas e levam vidas familiares bastante difíceis.
Para se protegerem da realidade cruel, inventam um mundo imaginário só delas: Terabítia.
Réquiem para um Sonho (2000)
Se você está procurando um filme daqueles bem pesados que não vão sair da sua cabeça, esta história dramática é a escolha perfeita.
O longa conta a história de Harry e Marion, um casal de namorados que corre atrás dos seus sonhos mas acaba se perdendo no caminho da dependência química.
P.S. Eu Te Amo (2007)
Este filme é uma chuva de lágrimas, principalmente para quem já experimentou o verdadeiro amor ou teve que vê-lo partir…
Cada carta deixada por Gerry (Gerard Butler) para sua amada Holly (Hilary Swank) era motivo para afirmarmos como o amor pode superar tudo, inclusive a morte. Lindo!
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)
Um clássico dos corações partidos, o filme é um retrato doloroso da separação de Joe e Clementine. Através da tecnologia, os dois pagam para apagar as memórias um do outro.
Contudo, a saudade parece ser maior do que a memória e eles continuam se reencontrando pela vida.
Amor (2012)
Devastador, o filme mostra as dificuldades da vida de um casal idoso, Anne e Georges. A situação de ambos piora depois que a mulher sofre um enfarte e acaba ficando com o lado direito do corpo paralisado.
Inquietos (2011)
Enoch é um adolescente extremamente traumatizado pela morte súbita dos pais que lida com a perda frequentando velórios de pessoas desconhecidas.
Durante uma das cerimônias, ele conhece Annabel, uma jovem com cancer que tem poucos meses de vida. Apesar do cenário trágico, os dois começam um relacionamento.
A Culpa é das Estrelas (2014)
O romance fez o maior sucesso entre o público e a crítica, comovendo todo mundo. Hazel é uma jovem de 16 anos que sofre de um cancer terminal. Como está deprimida, começa a frequentar um grupo de apoio onde conhece Augustus, um adolescente que teve a perna amputada por causa da mesma doença.
Embora estejam em situações difíceis e debilitantes, eles se apaixonam e vivem uma bonita história de amor.
Love (2015)
Love
Em um novo relacionamento e com uma filha recém-nascida, o artista vai se afundando nas memórias do passado, seguindo um caminho sem volta.
Filmes de animação emocionantes
Viva: A Vida É uma Festa (2017)
Também conhecido como “Coco”, Viva: A Vida É uma Festa é uma superprodução da Pixar que levou a estatueta de Melhor Animação no Oscar em 2018. O filme conta a história de Miguel, um garoto apaixonado por música, mas que é proibido pela família de tocar qualquer instrumento musical. Ele vai acabar indo parar no mundo dos mortos e embarcar em uma jornada sobre a verdadeira história de sua família e de seus entes passados.
Toy Story 3 (2010)
Mesmo sendo conhecido como um filme de sucesso infantil, este tem uma aura bastante diferente das outras produções da franquia Toy Story.
Andy cresceu e vai para a faculdade e terá que se livrar de todos os seus brinquedos, incluindo Woody, o seu maior parceiro durante toda a infância.
Ao tocar em temas sensíveis como as despedidas, o perdão e o poder da amizade, Toy Story 3 já arrancou (e ainda arranca) lágrimas de muitos marmanjões!
O Rei Leão (1994)
Um filme que marcou muitas infâncias e também um dos primeiros que fez muita gente chorar, O Rei Leão não podia faltar nesta lista.
Apesar das gargalhadas que demos depois, e da beleza que atravessa o filme, todos ficamos traumatizados como a morte de Mufasa, certo?
A Viagem de Chihiro (2001)
Este é um filme animado arrebatador que todo mundo deveria ver! Chihiro é uma menina de dez anos que chega com os pais a um lugar desconhecido, onde eles acabam sendo transformados em animais por Yubaba, uma bruxa.
Para conseguir que a família seja libertada do feitiço, a garota tem que viver uma grande aventura e cumprir várias tarefas para a bruxa misteriosa.
Túmulo dos Vagalumes (1988)
Qual o filme que sempre te faz chorar? Compartilhe com a gente as suas sugestões! Aproveite e também confira esse vídeo que produzimos com algumas dicas!
Up - Altas Aventuras (2009)
Este filme da Pixar se tornou um verdadeiro meme na cultura popular por fazer as pessoas se debulharem em lágrimas logo nos primeiros minutos da história. Up conta a história de Carl, um senhor que está prestes a perder a casa onde viveu por anos com sua falecida esposa Ellie.
Para manter a casa e finalmente realizar o sonho de viajar pela América do Sul, Carl tem um plano: colocar milhares de balões para que sua propriedade alce voo. O que ele não esperava é que terá como companheiro de jornada uma criança de 8 anos pra lá de falante.
Divertida Mente (2015)
A Pixar parece que tem uma mágica que faz com que as pessoas chorem com suas animações. E neste filme de 2015, não foi diferente. O diretor Pete Docter explorou os sentimentos que movem as nossas ações em um dos períodos mais complicados para qualquer ser humano: a pré-adolescência.
Durante o filme, a alegria e a tristeza de Riley vão parar em um mundo obscuro de sua mente, enquanto ela está em um processo de mudanças que atingem profundamente a sua vida. Duvido você não chorar com o amigo imaginário de Riley, Bing Bong, que viverá para sempre em nossas memórias.
Veja também:
- Os melhores filmes espíritas para refletir sobre a vida depois da morte
- Melhores filmes de superação e motivação
- Filmes motivacionais para inspirar a vida e superar desafios
- Os melhores filmes de comédia romântica para assistir em 2023
- Filmes impressionantes que são baseados em casos reais
- Melhores comédias românticas para deixar o seu dia mais alegre