Os filmes antigos de comédia romântica são apaixonantes! Eles nos fazem acreditar no amor em todas as fases da vida. São verdadeiros clássicos que, mesmo sendo assistidos várias vezes, ainda nos fazem sorrir. Se você adora os filmes de comédia romântica tipo sessão da tarde, veja algumas dicas para curtir bastante.
Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)
Um clássico atemporal protagonizado por Julia Roberts e Hugh Grant, “Um Lugar Chamado Notting Hill” conta a história de Will, dono de uma pequena livraria, e Anna Scott, uma super-estrela de Hollywood que está na Inglaterra. Após se conhecerem brevemente, uma química inesperada surge entre os dois. Inevitavelmente, a aproximação entre eles tomará outros rumos, mas a carreira de Anna pode ser um empecilho para que o relacionamento dos dois floresça.
Um filme repleto de doçura e que aquece o coração através de uma história singela de duas pessoas muito diferentes, mas que por razões do destino se encontram e se apaixonam. Falas inesquecíveis te aguardam nesta aclamada película britânica.
Bonequinha de Luxo (1961)
“Bonequinha de Luxo” é um dos filmes mais icônicos protagonizados pela aclamada atriz Audrey Hepburn, que se tornou um ícone pop graças a esta película. Na história, Audrey vive Holly Golightly, uma acompanhante de luxo que atende homens ricos de Nova York. O seu coração, no entanto, não busca um relacionamento sério, pois não quer pertencer a ninguém. Tudo isso pode se transformar quando um jovem escritor chamado Paul Varjak se muda para o seu prédio.
Um filme repleto de cenas memoráveis e que demonstra que, às vezes, devemos confiar em nossos instintos e em nossos corações para superar traumas do passado e viver o presente.
Harry e Sally: Feitos um para o Outro (1989)
Será que uma grande amizade pode se transformar em um romance duradouro? Esta é apenas uma das questões do clássico filme “Harry e Sally: Feitos um para o Outro”.
Protagonizado por Meg Ryan e Billy Crystal, o filme conta a história de duas pessoas que se conhecem no final da graduação em uma universidade de Chicago e se mudam para Nova York.
Os anos se passam e os dois continuam se encontrando e compartilhando suas visões de mundo e as histórias frustradas dos seus relacionamentos. Contudo, uma química inegável que existe entre os dois vai fazer com que eles se questionem se deveriam dar um passo à frente na relação.
Quatro Casamentos e um Funeral (1994)
"Quatro Casamentos e um Funeral" é uma comédia romântica britânica cheia de personalidade e carisma. O filme acompanha a vida amorosa de Charles, um solteirão britânico que frequenta diversos casamentos e eventos sociais com seus amigos, sempre presenciando diferentes cerimônias matrimoniais. No entanto, seus próprios sentimentos amorosos são um tanto tumultuados. Tudo muda quando ele conhece a enigmática americana Carrie em um dos casamentos, e instantaneamente surge uma conexão.
O filme destaca a importância do timing, da amizade duradoura e da autodescoberta. Explora também como lidar com perdas e reconhecer diferentes formas de amor, incentivando a aceitação. Suas lições envolvem valorizar o momento, aceitar o amor genuíno e crescer através das experiências amorosas.
A Verdade Nua e Crua (2009)
A química entre Katherine Heigl e Gerard Butler é deliciosa neste filme, dirigido por Robert Luketic.
Abby trabalha como produtora de um programa de tv que está passando por uma crise. Considerada conservadora e competente, a jovem terá que aturar a chegada de Mike Chadway, uma personalidade da televisão que apresenta o sucesso "A Verdade Nua e Crua", um programa que mostra de modo grosseiro o que atrai os homens nas mulheres.
Do conflito inicial, Abby acaba por recorrer aos "serviços" de Mike e os resultados obtidos são no mínimo inesperados. De verdade, este é um daqueles filmes que você vai adorar assistir com seu crush no domingo a tarde. O filme se tornou um clássico principalmente pela química entre os protagonistas e pelo humor ácido, que conquistou o público.
A Delicadeza do Amor (2011)
Sabe aquele filme francês que é puro charme? Dirigido por David Foenkinos e Stéphane Foenkinos é assim! Baseado no livro de mesmo nome, a história gira em torno de Nathalie, uma mulher que perde o marido em um acidente e se afunda na tristeza. Mas, como o amor é cheio de surpresas e novas oportunidades, ela se vê atraída por Markus, um colega de trabalho desajeitado e sem charme aparente. Aquele tipo de romance improvável!
Temas profundos, como luto, recomeços e a busca pelo amor, são tratados de uma maneira muito sensível e envolvente. Nathalie entra em uma jornada de cura e superação de toda a dor pela perda do marido. A forma como ela se aproxima e se conecta a Markus, de maneira tão inesperada, desperta o interesse e a torcida do público pelo casal.
(500) Dias com Ela (2009)
O filme indie favorito de 9 em cada 10 pessoas que tiverem que enfrentar a dor de um "pé na bunda".
O enredo gira em torno da paixão que Tom Hansen sente pela sua nova colega de trabalho, Summer Finn. Com altos e, principalmente, muitos baixos, Tom terá que aprender a lidar com muitas coisas, entre elas a rejeição.
Com uma narrativa não-linear, que salta entre os diferentes períodos do relacionamento entre Tom e Summer, este filme pode ser considerado uma das melhores produções da década de 2000! Se você está tentando superar uma separação, "500 Dias com Ela" vai te fazer sofrer ainda mais, mas também te dará esperanças, pois afinal de contas, sempre há uma nova estação!
Uma Linda Mulher (1990)
O filme conta a história cativante de Vivian Ward, uma jovem contratada como acompanhante por Edward Lewis, um rico empresário. A química irresistível entre eles, aliada à fantasia romântica de um encontro improvável e transformador, cria uma conexão que conquista o público.
"Uma Linda Mulher" fala de amor, superação de barreiras sociais e a busca pela verdadeira felicidade. O casal precisa confrontar os desafios que surgem pelas diferenças entre eles e provam que o amor é forte o suficiente. Equilibra romance e comédia, trazendo momentos memoráveis. A trilha sonora também é marcante, incluindo "Oh, Pretty Woman", de Roy Orbison, que você já deve ter cantarolado por aí.
Cartas para Julieta (2010)
"Cartas para Julieta" é uma encantadora história romântica. Sophie, uma jovem americana, viaja para a cidade de Verona, na Itália, conhecida por ser o lar da famosa Julieta Capuleto, de Shakespeare. Lá, ela descobre um grupo de mulheres que respondem às cartas deixadas no "balcão de Julieta" por pessoas em busca de conselhos amorosos. Intrigada, ela encontra uma carta perdida há décadas e decide responder.
Esse gesto desencadeia uma jornada de fortes emoções. Sophie se une ao neto da autora da carta para encontrar o verdadeiro amor. Com paisagens deslumbrantes da Itália, uma trama romântica cativante e uma pitada de magia, "Cartas para Julieta" é um filme que aquece o coração e nos lembra do poder do amor e da importância de seguir nossos sonhos. É considerado um clássico do gênero ao mostrar que uma linda história pode vencer o tempo e a crença no poder do destino.
Casamento Grego (2002)
Produzido por Tom Hanks e dirigido por Joel Zwick, este é um filme muito divertido que vai te fazer querer conhecer um casal grego somente para receber o convite para o casamento! A história narra o conflito de Toula Portokalos quando se apaixona e resolve se casar com um "não-grego", para o desespero da sua família extremamente barrista. E para piorar, a família do noivo é o verdadeiro oposto dos Portokalos.
Mesmo com várias confusões ao longo do caminho, o casamento finalmente acontece e as duas famílias estão juntas sob o mesmo teto... para o desespero de Toula e Ian, seu noivo. Para quem gosta de uma boa confusão em família, então "Casamento Grego" tem que estar na sua lista de filmes para assistir! A trama marca por apresentar os conflitos entre tradição e modernidade, além das dinâmicas familiares complexas, trazendo uma visão fresca e divertida sobre relacionamentos e casamentos.
Como Perder Um Homem em 10 Dias (2003)
Ben Barry é um publicitário que diz conseguir fazer qualquer mulher se apaixonar por ele em apenas 10 dias. Andie Anderson, uma jornalista feminista, está produzindo uma matéria polêmica sobre como perder um homem em 10 dias.
E adivinha só? Ambos se conhecem num bar e escolhem um ao outro para aplicar os seus planos. Pode parecer mais uma história clichê (e chega a ser), mas se você se jogar de cabeça no climão do filme, com certeza vai se divertir muito com as idas e vindas de Ben e Andie! A química dos protagonistas, o uso inteligente de clichês românticos e o elenco talentoso garantem o sucesso dessa comédia romântica memorável.
O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997)
Entre risadas, lágrimas e reviravoltas emocionantes, "O Casamento do Meu Melhor Amigo" nos leva por uma montanha-russa de emoções. Julianne Potter, uma mulher que se vê apaixonada por seu melhor amigo, entra em pânico quando ele anuncia o casamento com outra mulher.
Determinada a evitar a união, Julianne embarca em uma jornada hilariante e repleta de confusões para separar o casal. No entanto, enquanto executa o seu plano mirabolante, ela começa a questionar suas próprias intenções e enfrentar inseguranças. A comédia romântica clássica é uma história sobre amizade, amor não correspondido e autodescoberta, que vai te prender do início ao fim.
Nunca Fui Beijada (1999)
Se você pudesse se disfarçar de aluno e voltar para o Ensino Médio, o que você faria de diferente? Bem, esta é a oportunidade de Josie Geller, uma renomada jornalista de 25 anos que é incumbida de fazer uma matéria sobre a vida do meio estudantil.
Então, para ter sucesso em sua reportagem, Josie terá que voltar a ser uma estudante e se infiltrar numa turma do seu antigo colégio. Josie, que passou longe de ser uma adolescente popular, aproveitará para viver tudo aquilo que não conseguiu na escola quando era mais jovem, inclusive um empolgante romance!
Quem nunca quis reviver a adolescência? A experiência única vivida pela personagem, assim como a trilha sonora marcante, com músicas pop dos anos 80 e 90, ajudaram a criar uma atmosfera nostálgica e atraente em "Nunca Fui Beijada".
2 Dias em Paris (2007)
Dirigido, escrito, produzido e estrelado por Julie Delpy, este filme mostra como a "Capital do Amor" pode não ser tão romântica como você imagina.
Marion é uma fotógrafa francesa que vive em Nova York e que namora com Jack. O casal resolve fazer uma viagem romântica para Veneza e, antes de regressarem aos EUA, fazem uma parada de dois dias em Paris, cidade onde moram os pais de Marion. Mas, 48 horas serão mais do que suficientes para despertar incertezas sobre a natureza do que Marion e Jack sentem um pelo outro.
Os diálogo são deliciosos e bastante engraçados, com um toque de Woody Allen, se é que você me entende... Aliás, esta é uma boa pedida para quem curte os filmes drama-cômicos de Allen. Antes de programar uma viagem romântica com seu companheiro(a), vocês precisam assistir "2 Dias em Paris"!
Enquanto Você Dormia (1995)
A comédia romântica de 1995 conta a história de Lucy, uma funcionária solitária do metrô. Ela salva a vida de um homem chamado Peter Callaghan de um acidente e é confundida como sua noiva quando ele entra em coma. Enquanto Peter está inconsciente, Lucy é acolhida pela família dele, que a recebe de braços abertos. Ela se apaixona por Jack, irmão de Peter, enquanto mantém o segredo de sua verdadeira identidade.
Conflitos e reviravoltas acontecem à medida que Lucy se vê dividida entre manter a mentira e revelar a verdade sobre seus sentimentos. A trama é uma mistura de romance, comédia e drama de maneira equilibrada. A atuação brilhante de Sandra Bullock, a direção de Jon Turteltaub e a abordagem sensível sobre solidão e segundas chances contribuem para o sucesso do filme.
O Melhor Amigo da Noiva (2008)
Desde a época da universidade, Tom e Hanna são melhores amigos. Aliás, Hanna é a única mulher com quem Tom consegue manter um bom relacionamento, já que é considerado um tremendo cafajeste com as suas namoradas.
Mas o mundo dá voltas, meus amigos. Quando Hanna é pedida em casamento por Colin, Tom subitamente percebe que está totalmente apaixonado pela melhor amiga. E, para mostrar que são perfeitos um para o outro, Tom se voluntaria em ajudar Hanna nos preparativos do casamento... Mas, será que ela realmente sente o mesmo por ele?
É mais um grande clichê, eu sei. Mas se você está na vibe "Sessão da Tarde", este filme precisa estar na sua lista de comédias românticas, sem dúvida!
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)
Delicado e diferente. "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", dirigido por Jean-Pierre Jeunet, talvez seja o filme mais "peculiar" desta lista. A jovem sonhadora Amélie sempre foi superprotegida por seu pai e, por conta disso, nunca teve um relacionamento social muito aperfeiçoado. Porém, depois de adulta, uma pequena caixa é a responsável por mudar totalmente o modo como enxerga a vida e, consequentemente, o seu destino.
Não apenas para quem está a procura de uma comédia romântica, mas também indicado para todos os que apreciam a Sétima Arte em geral! Amélie foge de todos os padrões. Com uma narrativa poética, o filme é incomparável.
Como se Fosse a Primeira Vez (2004)
Você seria capaz de conquistar o coração da mesma pessoa todos os dias, como se fosse a primeira vez? Esta é a missão de Henry Roth, um veterinário que se apaixona por Lucy Whitmore, uma jovem que tem uma grave amnésia.
Lucy acorda diariamente pensando que está no mesmo dia e não se recorda de mais nenhuma memória posterior aquela data. Assim, Henry terá que mostrar para Lucy a cada novo dia a dimensão de seu amor, convencendo-a de que ele é o homem que ela ama.
Pode parecer um stress total imaginar algo do gênero, mas "Como se Fosse a Primeira Vez"é uma das comédias românticas mais gostosas que você encontrará nesta lista. Se ainda não assistiu, dê esta oportunidade ao Adam Sandler e assista! A dinâmica incomum e desafiadora do relacionamento é inspiração para muitos casais, que deixam o filme na lista de favoritos!
Match Surpresa (2021)
Aqueles clichês que sempre valem a pena... Com um estilo mais moderno, aproveitando os tempos de aplicativos de namoro, Natalie acredita ter encontrado o par perfeito. Apesar de ele viver do outro lado do país, ela decide tomar coragem para encontrá-lo. De surpresa, viaja até a cidade dele. No entanto, quando chega lá, descobre que ele não é exatamente a pessoa que parecia ser por foto.
Embora desapontada, ela descobre que vive na cidade o cara que está na fotografia que ela se apaixonou. Assim, ela pede ajuda do match para conquistá-lo.
Esse é um filme leve e divertido ideal para os tempos atuais de aplicativos de namoro.
Amizade Colorida (2011)
Dois amigos, Dylan (Justin Timberlake) e Jamie (Mila Kunis) acreditam que podem manter uma amizade normal e fazerem sexo ao mesmo tempo, sem que isso acarrete ao desenvolvimento de sentimentos amorosos entre ambos.
Bem, será que funcionou? Ou será a "desejada" amizade colorida uma mera utopia?
Uma Doce Mentira (2010)
Mais um filme francês para a lista, bem na abordagem poética do amor! "Uma Doce Mentira" é uma trama leve e muito divertida. Émilie, uma bem-sucedida executiva que vive em Paris, encontra uma carta de amor anônima e decide respondê-la, mesmo sem conhecer o autor.
O destinatário da carta, Jean, é um homem triste e solitário. Ele fica emocionado com a resposta e passa a acreditar que Émilie é sua amante secreta. Eles embarcam em um jogo de sedução e imaginação, onde suas vidas são transformadas por uma doce mentira. O filme deixa uma mensagem sobre a importância da imaginação e da esperança. Ah, é claro! E do amor, que é o caminho mais certo para a felicidade.
Ligeiramente Grávidos (2007)
Um pequeno exemplo das "consequências de uma noite de bebedeira", meus amigos. Neste filme com roteiro de Judd Apatow, conhecemos Alison Scott, uma bela e ambiciosa jovem que está prestes a estrear na TV como repórter de uma importante emissora; e Ben Stone, um cara que insiste em viver como adolescente, mesmo já tendo quase 30 anos!
Esta dupla que aparentemente não tem nada em comum se conhece numa festa, ficam bêbados, passam a noite juntos e... Bem, pelo titulo do filme já dá para perceber, não?
Questões importantes sobre a vida adulta e reflexões sobre o futuro que desejam construir para o filho que esperam, enchem a cabeça de Alison e Ben, que tentam não perder o juízo enquanto o bebê não nasce. A gravidez inesperada, as novas responsabilidades e a construção do amor são temas que fazem muitos espectadores criarem uma forte identificação com a trama.
Minha Mãe Quer Que Eu Case (2007)
Se tem Diane Keaton no elenco, então assista sem medo! Mas, em "Minha Mãe Quer Que Eu Case" ainda existem outros motivos que fazem deste um dos filmes de comédia romântica obrigatórios.
Daphne é uma mãe muito companheira e disposta a ajudar as suas filhas em tudo o que precisarem. No entanto, a sua principal preocupação é Milly, a caçula das três irmãs. Temendo que a jovem faça más escolhas na vida, Daphne se propõe a dar uma "ajudinha"...
A partir das situações mais escandalosas e engraçadas, mãe e filha começam um cabo de guerra hilariante. O filme conquista muitos fãs ao explorar a complexa relação de família, além do elenco talentoso e da desafiadora busca pelo parceiro ideal.
O Lado Bom da Vida (2012)
Baseado no romance homônimo de Matthew Quick, "O Lado Bom da Vida" é estrelado pelos "queridinhos de Hollywood", Bradley Cooper e Jennifer Lawrence. Pat Solitano é um rapaz que está passando por um "período bastante complicado", para não falar perdendo o juízo! Após perder tudo o que tinha (emprego, casa e esposa), Pat vai para um sanatório e quando sai decide recuperar tudo e reconstruir a sua vida!
Mas, seus planos ficam seriamente ameaçados quando conhece Tiffany, uma mulher que também carrega muitos problemas... Xiii! Onde isso vai dar? O roteiro inteligente equilibra drama e comédia, trata de temas importantes como saúde mental, e de quebra fala de amor. Não tem como ficar de fora dos clássicos da comédia romântica!
Os Normais: O Filme (2003)
Melhor casal da tv brasileira: Rui e Vani! Tem como não amar, gente? A série de sucesso ganhou um filme dirigido por José Alvarenga Júnior, que conta a história de como Rui e Vani se conheceram.
As atuações de Fernanda Torres (Vani), Luiz Fernando Guimarães (Rui), Marisa Orth (Marta) e Evandro Mesquita (Sérgio), vão te fazer rir do começo ao fim! Se você está passando por uma bad, "Os Normais" é mais do que recomendado para parar o choro e começar com as gargalhadas.
Simplesmente Amor (2003)
Este filme é obrigatório nas listas de melhores comédias românticas de todos os tempos!
"Simplesmente Amor"conta dez histórias diferentes, sendo que cada uma mostra uma faceta do amor e como este é mesmo um sentimento incrivelmente forte! O mais interessante é ver como as histórias, a princípio individuais, vão se conectando com as outras.
Outro motivo para não perder este filme é ter a oportunidade de ver em ação vários nomes de peso do cinema britânico, como Hugh Grant, Colin Firth, Liam Neeson, Alan Rickman, Keira Knightley, Andrew Lincoln, entre outros. Ah, até tem uma participação especial do Rodrigo Santoro!
Alguém Tem que Ceder (2003)
Duas pessoas que se detestam, mas que ao longo do filme vão descobrindo como são perfeitas uma para a outra. Sim, este pode soar como um típico clichê e não estaria nesta lista se o casal não fosse ninguém menos que Diane Keaton e Jack Nicholson!
Vivendo um mulherengo na casa dos 60, Jack é Harry Sanborn, um cara que nunca se relacionou com mulheres acima dos 30 anos. Machista e extremamente orgulhoso, Harry é o "pesadelo" de Erica, uma mulher independente e muito bem sucedida, que está cuidando do playboy após este ter sofrido uma parada cardíaca em sua casa.
Como eles se conheceram? Bem, não vamos estragar o filme... "Alguém Tem Que Ceder" se torna interessante por mostrar uma vertente do amor que não costuma ser muito explorada no cinema: a paixão na terceira idade.
O Diário de Bridget Jones (2001)
Um clássico entre as comédias românticas que todos adoram, com certeza!
Bridget tem 32 anos e decide começar a escrever um diário, em pleno Ano Novo, com o objetivo de registrar tudo o que acontece na sua louca vida, na tentativa de achar um modo de equilibrá-la.
Com muito humor e sem papas na língua, Bridget não poupa nenhum assunto e acaba por fazer o diário mais provocativo e histérico da face da Terra! Se você ainda não assistiu "O Diário de Bridget Jones" comendo um pote de sorvete no sofá, então ainda tem muito o que viver nesta vida...
10 Coisas Que Eu Odeio em Você (1999)
Este filme não é apenas um dos melhores do gênero, como também é um dos principais ícones de toda uma geração! Afinal de contas, quem nunca reproduziu o poema "10 Coisas" de Kat para aquele "crush improvável"?
A história gira em torno de Bianca, que deseja desesperadamente começar a namorar, mas não tem a permissão de seu pai. Após muita insistência, ela recebe a autorização, mas com uma condição muito severa: que sua irmã mais velha, Kat, também arranje um namorado.
Só que esta não será uma tarefa fácil, já que Kat está longe de ser um "docinho" com quem quer que seja. É aí que entra em ação o bad boy Patrick, que vai tentar "domar" esta megera.
Aliás, muita gente não sabe, mas este filme foi de fato baseado no clássico A Megera Domada de William Shakespeare.
Sex And The City: O Filme (2008)
Depois do sucesso da série de TV, "Sex And The City" ganhou uma versão cinematográfica que é simplesmente imperdível. Após vários encontros e desencontros, acompanhamos Carrie e os preparativos para o seu casamento com Mr. Big. Mas, será que ele é mesmo o homem da sua vida?
Os famosos brunches com Carrie, Samanta, Charlotte e Miranda não podiam ficar de fora! Este filme é simplesmente obrigatório para ser assistindo na companhia de suas amigas (ou amigos).
Manhattan (1979)
Dirigido pelo mestre Woody Allen, "Manhattan" é uma obra-prima da comédia romântica. É impossível não cair na gargalhada com os infortúnios da vida do protagonista.
Allen interpreta Issac, um homem de meia-idade que se vê numa situação bastante constrangedora quando sua ex-esposa (que o abandonou para viver com outra mulher) ameaça publicar um livro revelando episódios muito particulares da sua vida pessoal.
Ao mesmo tempo, Allen está envolvido num relacionamento com uma jovem de apenas 17 anos, que está perdidamente apaixonada por ele. Mas o coração de Issac bate forte pela amante do seu melhor amigo, que é casado.
Ver também: